terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Feng Shui no trabalho



Disponível: http://yahoo.estrelaguia.com.br/astrologia/artigos/1490/

Que tal renovar as energias e harmonizar o ambiente de trabalho? Pequenas interferências na decoração e alguma criatividade podem mudar o visual da sua mesa e, acredite, a sua vida. Para aumentar a cooperação, a produtividade, melhorar o seu humor e até ajudá-lo a conquistar a tão sonhada promoção, adote o Feng Shui.

Quer descobrir como você está irradiando sua luz e sua beleza?
O Feng Shui (Vento-Água) surgiu na China há aproximadamente 4.000 anos. Pronuncia-se 'fong suei', 'fong chóe' e 'fan sui'. Passado de pai para filho e de mestre para discípulo, essa tradição chinesa tem como objetivo harmonizar as energias de um espaço para que ela exerça a melhor influência sobre seus ocupantes. Se dá resultado? Experimente. "No mínimo, você vai sentir o ambiente mais leve e seu trabalho fluir melhor", constata Franco Guizzetti, consultor de Feng Shui.

Durante as horas em que estamos imersos em atividades profissionais compartilhamos tempo e espaço com colegas e interagimos através de sentidos e humores. Há uma troca de energia e nem sempre recebemos de volta a boa energia que liberamos. Pior: a crescente demanda por mais rendimento e resultados, muitas vezes, nos estressa. E essa energia em desequilíbrio, sem querer, passamos adiante.
"Todos os dias eu chegava em casa cansada, estressada e com dores de cabeça. Uma amiga me falou sobre o Feng Shui e me propôs mudanças na mesa de trabalho. Não é que deu certo? Um objeto aqui, uma cor ali, minimizaram os meus problemas", conta Fernanda Dias, designer, de 26 anos.
De acordo com Guizzetti, o primeiro passo para fazer o Feng Shui entrar na sua vida é fazer uma boa faxina. "Abra as gavetas e portas de armário e jogue tudo o que não serve fora". A palavra de ordem é organizar. Arrume bem arrumadinho nos devidos lugares. "Uma mesa trabalho desorganizada irá refletir em desempenho de baixa qualidade. Desorganização e bagunça são sinônimos de energia estagnada", ensina Franco. Procure manter o ambiente arejado e iluminado, mesmo que seja com luz artificial.
Se você puder escolher onde colocar a mesa de trabalho, evite alinhá-la com a porta. "O móvel não deve ficar nem de lado e nem de costas para a porta", aconselha Franco. Segundo o consultor, nesta posição a mesa recebe muita energia Chi (energia vital) e quem passa horas ali poderá ficar agitado e nervoso. "Além disso, o trabalho não rende e os aparelhos eletrônicos sempre quebram", alerta. O ideal é que a mesa fique de frente para a porta de entrada. Mas cuidado: tenha sempre as costas protegidas por uma parede. "Evite ficar de costas para espaços abertos", ensina o especialista.
Evite também colocar a mesa próxima ao banheiro. Se não tiver jeito, mantenha a porta sempre fechada. E cuidado com os encanamentos. "Vazamento é sinônimo de prosperidade indo embora. Arrume imediatamente", aconselha Franco. Era que tirava o sossego da psicóloga Natália França. A mesa de trabalho a posicionava com as costas para a parede por onde passava um encanamento. "Quando descobri através do Feng Shui que isso era prejudicial, mudei de lugar e consegui excelentes resultados. Mais pacientes surgiram e abri novos horizontes na vida profissional", conta.
Ambiente de trabalho é muito competitivo e pode gerar ciúmes, inveja e olho gordo das pessoas. Para se proteger, use um baguá espelhado sobre a sua mesa de trabalho. "Irá repelir as más energias", ensina o consultor. Você também pode aplicar o baguá, que é a bússola do Feng Shui, na sua sala. Alinhe a área do trabalho com a porta de entrada e identifique as áreas, as cores e os objetos que devem ser relacionados a cada uma delas.

Confira as dicas para usar o baguá e atrair boas energias
No canto superior esquerdo, reserve um espaço para flores amarelas ou um objeto dourado. "Isso ajuda a atrair prosperidade", observa Franco. Mas não esqueça do amor. Uma foto com a pessoa amada, um par de gatos ou anjos e flores vermelhas podem ajudar a ativar o sentimento. Para funcionar, coloque no local certinho: no canto superior direito. Na área central, a do sucesso, destaque algo que eleve a auto-estima, que seja de cor forte, como o vermelho e o amarelo. "Se não tiver nada do tipo, coloque pelo menos um objeto de cor vibrante, como um porta-canetas vermelho", observa.
No mais, enfeite a sala com plantas naturais e quadros ou pôsteres ligados ao seu ramo de atividade. Coloque fotos da família e amigos em porta-retratos. E não esqueça: a porta de entrada deve abrir com facilidade e totalmente. Nada de portas que emperram ou com móveis atrás, o que impede a abertura total.

Nenhum comentário: