quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como Parar de Fumar?



Disponível:http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=57&id=1518&menu=54

Dizer não ao cigarro não é nada fácil ainda mais se lembrarmos que a nicotina, substância presente nos cigarros, é considerada por inúmeros especialistas uma droga que causa dependência em seus usuários. De acordo com o National Cancer Institute (NCI) dos Estados Unidos, a nicotina é uma droga altamente viciante – tanto quanto a cocaína e a heroína – o que torna os seus consumidores fisicamente e emocionalmente dependentes.

Como a nicotina age dentro do organismo?
Ao fumar e inalar a fumaça, a nicotina é transportada diretamente aos pulmões. Lá, é absorvida pela circulação sanguínea e transportada para todo o corpo, até chegar ao sistema nervoso central e ao cérebro, promovendo a sensação de prazer e alivio. A nicotina atua como uma espécie de calmante em seus usuários, como consequência da interferência que provoca no fluxo de informações entre as células nervosas.
Como o sistema nervoso, se adapta rapidamente à nicotina, os fumantes tendem a aumentar o número de cigarros que consomem Depois de um tempo, o fumante desenvolve tolerância à nicotina (droga), por isso precisam aumentar o número de cigarros fumados para obter o mesmo efeito de saciedade. Parar de fumar: Uma difícil tarefa Estudos científicos vêm comprovando que, pessoas que desejam parar de fumar precisam aprender a lidar de uma melhor forma com os aspectos físicos e psicológicos que a abstinência do cigarro trará para suas vidas
. Existem indivíduos que conseguem parar sozinhos, outros precisam de acompanhamento médico. Seja qual for o seu caso, é importante dizer que esse é um passo muito importante e que você estará contribuindo para uma melhora na sua saúde.

Se você parar de fumar agora...
- Após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal.
- Em 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue.
- Nas 8 primeiras horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
- Em 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.
- pós 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora.
- Em 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Quero parar de fumar
Orientações que poderão lhe ajudar a parar de fumar:
- O mais importante é QUERER parar de fumar caso contrário será muito mais difícil, sua força de vontade é sua maior aliada.
- Descubra quais são os motivos que o fazem continuar fumando, situações em que a vontade de fumar é maior (exemplos: após o café, ao beber bebidas alcoólicas, quando está ao telefone, etc) e procure evitá-las.
- Anote em um papel os motivos que o levaram a querer parar de fumar. Deixe isto bem à vista, como na porta da geladeira, por exemplo.
- Conte para seus familiares e amigos a respeito da sua decisão eles poderão ajudar e apoiá-lo.
- Marque uma data para parar de fumar. Por exemplo, daqui a 2 semanas, assim poderá preparar-se até o dia marcado chegar.
- Nos dias que antecedem a data marcada, tente diminuir o número de cigarros que você consome.
- Retire de sua casa os produtos relacionados ao tabaco, como cinzeiros e isqueiros.
- Não fume dentro de casa, do carro ou do ambiente de trabalho. Dessa forma, diminuirá o cheiro de cigarro nesses locais e a tentação para fumar.
- Solicite a seus familiares e amigos tabagistas que não fumem perto de você e nem dentro de casa. Evite situações que lhe aumentem o desejo de fumar.
- Caso sinta necessidade, não hesite em procurar o seu médico ou um pneumologista para que lhe possa orientar e até, se for o caso, tratar e medicar.
- É importante mencionar que os sintomas de abstinência tendem a desaparecer após 4 semanas e que esse tempo passa muito rápido considerando os benefícios que terá ao parar de fumar.

Lembre-se sua força de vontade é o mais importante!

Um comentário:

Doutor Leonardo disse...

Obrigado por ajudar na luta contra o tabagismo. Acabei de escrever um guia, um pouco mais detalhado, sobre como parar de fumar sem precisar de remédio ou de consulta médica: http://leonardof.med.br/2010/05/31/como-parar-de-fumar/

Confere lá e depois me conta o que achou!