quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Rir é o melhor remédio



Disponível: http://ow.ly/15xnK

Dar risadas, você já parou para pensar da onde se originou? Segundo pesquisa o riso é a mais antiga forma de comunicação. Rir é essencial a saúde humana. Só os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas e pode estar ligada a um aspecto físico, cognitivo e emocional.

Quando a pessoa dá risada ao escutar uma piada, ela dispara pela boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto no momento em que os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.

As risadas se originam de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria, em sua grande maioria não impossível controlar consciente quando a vontade de soltar aquela gargalhada sai pela boca.

“O riso é uma importante forma de comunicação, faz bem, conquista todos, demonstra sensação de alegria, além de melhorar o estresse, por isso sorria sempre”, declara a pedagoga e tutora do Portal Educação, Thais Elena Carvalho.

Nenhum comentário: