terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cuidados simples com a voz evitam sérios problemas de saúde



Disponível:http://ow.ly/19eH9

Profissionais de diversas áreas utilizam a voz como ferramenta principal de trabalho. Cantores, locutores de rádio, atores, telefonistas e todos aqueles que utilizam a voz para praticar a profissão devem ter muita cautela para não cometer abusos e ficarem prejudicados.
Algumas patologias como: rouquidão, cansaço vocal, ardume e/ou dor na garganta, pigarro e falta de ar são sintomas do uso em excesso da voz. E isso pode ser ocasionado por falar em demasia, falar alto e rápido, gritar, usar voz muito aguda ou muito grave e praticar canto sem ter preparação adequada.
Hábitos relacionados ao fumo, ar-condicionado e que expõe a pessoa ao estresse, ruído competitivo e predisposição genética, podem ocasionar o aparecimento de patologias laríngeas, que geralmente prejudicam e em muitas vezes até impossibilita a atuação profissional.
A fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Caroline Cysne, diz que várias pessoas utilizam a voz como instrumento de trabalho e os cuidados devem ser diários e feitos com responsabilidade. “A saúde e manutenção da voz são essenciais”, alerta a fonoaudióloga.

Nenhum comentário: