quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Saiba como cuidar da lesão muscular da melhor maneira




Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/quente-ou-frio-143710646.html


Confuso sobre quando usar gelo ou calor em uma lesão muscular? Aqui está o que você precisa saber.

Gelo
1 - Quando?
Nas primeiras 48 horas após uma lesão repentina ou repetida de um local com problema crônico.
2 - Como?
Cubos de gelo em uma bolsa que pode ser lacrada, um saco de ervilhas congelado, ou uma bolsa térmica de gelo própria para lesões. Enrole-a em uma toalha pequena para não danificar a pele.
3 - Por quanto tempo?
Até 10 minutos, mas pare antes se a pele ficar rosada. Em geral, é possível reaplicá-la por cerca de 10 minutos ao fim da sessão de gelo anterior.
4 – Efeitos
Diminui o inchaço e reduz a dor. Lembre-se: Não use gelo se você tiver problemas de circulação ou pele que sofre lesões facilmente.


Calor
1 - Quando?
Mais de 48 horas após uma lesão repentina ou antes de começar uma atividade que possa vir a machucar uma área fraca lesionada com frequência. (O calor relaxa músculos retesados e suscetíveis a lesões.) Também é bom para articulações com artrite.
2 - Como?
Use almofada térmica ajustada no nível fraco, uma toalhinha de rosto mergulhada em água quente, uma bolsa térmica quente descartável encontrada em farmácias e apropriada para áreas específicas, como o pescoço ou a região lombar, ou, ainda, uma bolsa térmica reutilizável a ser aquecida no micro-ondas.
3 - Por quanto tempo?
20 minutos por vez.
4 - Efeitos
Atrai o sangue de volta à área afetada de modo a alimentá-la, curá-la e promover o relaxamento muscular. Lembre-se: Se o calor causar dor, retire-o da pele para evitar danos. O calor deve proporcionar uma sensação reconfortante e agradável, não escaldante.
(Fonte: Guia de Saúde e Longevidade – Reader's Digest)

Nenhum comentário: