sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Creme anticelulite: Verdade ou mito?

Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/creme-anticelulite--verdade-ou-mito-.html

As celulites são um mal inevitável e totalmente indesejável. Você malha, malha, malha e ela continua lá, furando todas as suas chances de ter um bumbum lisinho e duro. Quando bate o desespero, a primeira atitude é comprar um creme anticelulite na farmácia mais próxima. Mas não se iluda, ele ajuda a combatê-la, mas só com orientação médica você vai pode adquirir um produto que realmente faça efeito para você. Além disso, dependendo do caso, é necessário fazer tratamentos conjuntos, pois só o creme não irá resolver.
Figura 1
O aparecimento da celulite é decorrente de uma manifestação cutânea na derme, uma camada localizada entre a hipoderme e a epiderme, que se caracteriza pela deformação do revelo da pele. É esta deformação que deixa o bumbum, a perna, a barriga e todos os outros lugares com o aspecto de casca de laranja. Segundo Angel Lizárraga, diretor executivo da ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia), a celulite acomete principalmente as mulheres e é decorrente de vários fatores, como o acúmulo de gordura e o aumento da permeabilidade dos vasos. Em estados mais avançados, ocorre até o endurecimento das fibras de colágeno, que deixam o tecido fibrosado.

Além disso, é preciso entender que a celulite é causada por diversos fatores, por isso precisa ser tradada em diversas frentes, ou seja, não adianta você pensar que um creme vai resolver todos os seus problemas. “Os cremes ajudam principalmente no processo de hidratação e vaso dilatação, por isso, são capazes de melhorar o aspecto da pele”, explica dr. Murilo Drummond, dermatologista e professor Titular do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas.

“Eles são coadjuvantes neste processo, pois veiculam ativos de ação lipolítica (promotores da quebra da gordura) e ativos que melhoram a circulação periférica, aumentando a drenagem linfática”, completa Angel. Segundo os especialistas, é preciso perseverança para ver os resultados, pois apenas o uso prolongado irá garantir uma melhora duradora e visível. “Com dez dias de uso é possível ver uma pequena diferença, mas para um resultado satisfatório é preciso transformar a utilização do creme em um hábito”, afirma Murilo.
Além disso, ele deixa claro também que antes de sair comprando novos produtos, é indicado fazer uma consulta com um dermatologista, que vai poder indicar os melhores tratamentos e cremes para cada caso. “Isso porque, para quem tem celulites de grau mais avançado, o uso de creme não vai adiantar nada e a pessoa vai gastar dinheiro à toa”, diz ele.

Depois de todos esses poréns, existe mais um aspecto que se não for levado em conta também vai resultar em dinheiro jogado no lixo: o uso do creme. Para dar resultado, ele deve ser utilizado duas vezes ao dia, todos os dias. “O correto é utilizar o creme quando você tiver uns minutinhos para também fazer uma massagem circular na região, que irá aumentar a penetração do produto”, conta Murilo. Caso você esteja fazendo um outro tipo de tratamento para combater a celulite, Angel indica também que o creme seja reaplicado após o tratamento estético.

Componentes
Outra dica importante é ficar atenta aos componentes presentes no produto. São eles que irão garantir um melhor resultado. Angel listou alguns dos mais tradicionais e eficazes e explicou a razão pelas quais eles auxiliam no tratamento da celulite

- Cafeína, teofilina, acefilina e teobromina
O que são: Ativos lipolíticos ou redutores
Como agem: Promovendo a quebra da gordura (lipídeos) e favorecendo sua eliminação

Fosfatidilcolina
O que é: Ativos mobilizadores
Como age: Eliminando a gordura pelas vias de excreção natural

Escina, rutina, quercetina, extratos vegetais de Castanha da índia, de Ruscus e de Hera
O que são: Ativos tonificantes vasculares
Como agem: Melhorando a circulação sanguínea e linfática, aumentando assim a drenagem das toxinas

Extrato de centella asiática, arnica e cavalinha
O que são: Ativos anti- inflamatórios
Como agem: Reorganizando o tecido subcutâneo

Extrato de chá verde, gengibre e laranja amarga
O que são: Ativos termogênicos
Como agem: Ativando os mecanismos de queima de gordura e promovendo a redução da gordura

Silício orgânico
O que é: Ativo Firmador
Como age: Reorganizando as dermes

Nenhum comentário: