quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Guia do protetor solar, ou como manter sua pele perfeita

Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/guia-do-protetor-solar--ou-como-manter-sua-pele-perfeita.html?page=1

Por Tatiana Costa.

O Carnaval chegou e isso é motivo para muita gente correr para a praia. Mas é importante lembrar dos cuidados se deve ter durante essa exposição. Segundo a dermatologista Ligia Kogos, os filtros solares protegem a pele das radiações que causam queimaduras, câncer de pele, envelhecimento e, ao mesmo tempo, deixam passar os raios responsáveis pelo tão desejado bronzeamento.
É importante lembrar que existe uma diferença entre os protetores solares. A composição entre o protetor químico e físico varia: "os químicos contêm substâncias que absorvem as ações ultra-violeta enquanto os físicos funcionam como uma barreira, refletindo a radiação e impedindo que os raios solares entrem em contato com a pele", explica Ligia.

Como escolher o filtro solar?
Quanto mais clara for a cor da pele, mais cuidado com o sol ela requer. O fator indicado nos rótulos indica quantas vezes o produto aumenta o tempo em que a pessoa pode ficar exposta ao sol sem sofrer queimaduras. "Se uma determinada pessoa levasse 20 minutos para ficar vermelha ao sol sem nenhuma proteção, ao usar filtro solar com FPS 15, este tempo se multiplicaria por 15 e então, ela levaria 300 minutos (cinco horas) para ficar vermelha", detalha Ligia. Porém fatores como mergulhar na água, transpirar muito ou aplicar uma quantidade insuficiente de produto reduzem esse período de proteção.



Os dermatologistas costumam recomendar o uso de um FPS - fator de proteção solar – mínimo de 15, especialmente nas áreas mais delicadas como rosto, tronco e mãos. "Existem os de FPS mais altos como o 30, 40 ou 60 para quando se deseja maior proteção, levando-se em conta a sensibilidade da pele para vermelhidão, tendência a manchas escuras ou para o tempo mais prolongado de exposição", diz Ligia.
Os filtros mais baixos, com fatores seis ou oito, devem ser usados nas áreas mais resistentes, como as pernas, ou por pessoas morenas.

Protetor para as crianças
Na infância e na juventude, até os 25 anos, a exposição ao sol é três vezes maior do que no adulto médio. A dermatologista explica que a proteção deve começar a partir dos seis meses de idade.
Existem produtos especiais para as crianças, como os filtros físicos, que refletem os raios solares e são feitos à base de zinco e titânio. Essa composição torna o produto mais esbranquiçado e acaba não sendo tão fácil de espalhar. Mas o esforço vale a pena. “Proteger a criança na infância traz um benefício para o resto da vida", alerta Ligia.
Para elas, é ideal escolher um fator de FPS 30, no mínimo. "Não opte por um creme muito fluido. Assim, ele é mais eficiente, tem um maior período de proteção, não sai da pele com facilidade, resiste à transpiração e à água da praia ou da piscina", detalha.

Como aplicar?
- Passe filtro solar no mínimo 30 minutos antes de se expor ao sol. "Assim há um tempo para que o creme penetre bem na pele e, consequentemente, haverá menos necessidade de retocá-lo", explica Lígia.



- Reaplique pelo menos mais uma vez durante o dia, especialmente se você entrar e sair da água muitas vezes.
- Se ficar quatro horas ou mais exposto ao sol, aplique mais uma vez o protetor. "Se você permanecer na praia, principalmente depois do meio-dia, aumente a proteção com o auxilio de camisetas", diz Ligia.
- Aplique o produto como quem passa um hidratante na pele, sem exagerar na quantidade. "Tome cuidado para espalhá-lo de forma homogênea, observando as zonas mais difíceis como costas, dorso do pé, pescoço e região em torno das axilas, que são frequentemente negligenciadas", explica Ligia.
- A quantidade de protetor necessária varia conforme o tamanho de cada um. Mas uma boa medida, segundo a médica, é encher a palma da mão - essa quantidade deve ser suficiente para todo o corpo. "Pode-se passar em duas vezes: meia palma da cintura pra cima, meia palma da cintura pra baixo", diz.
- Não esqueça de levar o frasco para a praia ou para a piscina para a reaplicação.
- Lembre-se do rosto. Mas, mesmo assim, ele deve estar sempre com uma proteção mecânica como chapéu, viseira ou boné. "A pele do rosto tende a manchar, ficar com sardas e envelhecer precocemente", afirma Ligia.

Creme, gel, loção ou spray?
Atualmente todos os produtos apresentam grande eficácia e a pessoa fica livre para escolher o tipo que melhor se adapta ao tipo de pele. "Claro que produtos mais encorporados podem ter mais resistência à água e à transpiração, necessitando menos retoques", diz a dermatologista.
Se a pele tem tendência a ter espinhas e acnes, prefira filtros em gel, spray ou loção livre de óleo (oil free).

Ajuda no bronzeamento
A dermatologista explica que no verão a alimentação deve ser livre de gorduras e frituras. Mas, se você quer uma pele morena, pode abusar de alimentos com betacaroteno e vitamina C, que ajudam no processo de bronzeamento e dão à pele mais resistência aos danos solares. Cenoura, abóbora e mamão favorecem o tom dourado.

Pós-sol
Ligia destaca a importância de limpar bem a pele durante a noite, retirando todos os resíduos de secreção e filtro solar. Assim a pele descansa durante horas e fica longe de alergias e irritações.
Fique de olho na tonalidade de sua pele. "Se você está descamando irregularmente, desbotando muito rápido ou descascando, isso é sinal de que a proteção solar foi insuficiente. Além disso, não esqueça de hidratar a pele todos os dias", finaliza Ligia.

Nenhum comentário: