quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BLEFAROPLASTIA: CIRURGIA DE PÁLPEBRAS



Dra. Veralúcia Ferreira Oliveira CRM-4160

Disponível: http://www.sadalla.com.br/website/int-pt/index.php?id=imprensa&area=noticias&sub=4&ano=2012

Belo olhar, simetria e harmonia, ver e ser visto. Numa sociedade marcada pela cultura da beleza e da jovialidade, a necessidade de nos sentirmos bem nos faz questionar se podemos fazer algo que melhore nossa aparência e, assim nossa autoestima. Os olhos são poeticamente a janela da alma, pois é através do olhar que expressamos nossos reais sentimentos: alegria, tristeza, emoção, surpresa...O excesso de pele nas pálpebras pode nos dar uma fisionomia triste e cansada, além do desconforto, da sensação de peso sobre os olhos ou até mesmo diminuição do campo de visão.
O escurecimento da pele da pálpebra, conhecido popularmente como “olheira” é causa de muito desconforto. Como a pele da pálpebra é muito fina, sob ela aparece a cor arroxeada do músculo orbicular, azulada das finas veias e vasos sanguíneos e pretos quando houver a hiperpigmentação dos tecidos. Vários fatores podem contribuir para este aspecto, dentre eles as características hereditárias, o envelhecimento com consequente flacidez dos tecidos, protrusão das bolsas de gorduras e os fatores adquiridos como o estresse, falta de sono, tabagismo, dieta desequilibrada, pouca ingestão de água, sol excessivo, hábitos de coçar constante os olhos (comum na alergia ocular, em pessoas com rinite alérgica) e outras doenças sistêmicas. Não existe um tratamento totalmente eficaz, mas a cirurgia das pálpebras – ou blefaroplastia – melhora, pois se retira a pele excedente de gordura. Atualmente, alguns tipos de laser, luz pulsada, hidratação da pele com cremes específicos auxiliam além do hábito de vida saudável e tratamento das doenças, se estes forem os fatores desencadeantes.

Os “pés de galinha” desaparecem com a cirurgia de pálpebra?
Depende do tipo de pele, da quantidade e profundidade das linhas de expressão. A cirurgia de pálpebra pode amenizá-las. As marcas de expressão são mais bem tratadas com a toxina botulínica (Botox, Prossigne, Dysport), medicamento que paralisa temporariamente a musculatura suavizando as rugas ou fazendo-as desaparecer. O resultado estético é satisfatório, mantendo-se por 4 a 6 meses em média, quando uma nova aplicação pode ser necessária.



Quando fazer a cirurgia de blefaroplastia?
A blefaroplastia de pálpebra superior e inferior pode ser realizada em qualquer idade desde que a pálpebra incomode esteticamente ou prejudique a função visual. Em geral é feita sob anestesia geral reservada a casos especiais. É uma cirurgia segura que não exige internação hospitalar, a cicatriz é em geral discreta ou inaparente em alguns tipos de pele. No entanto, como toda cirurgia, exige técnica cirúrgica especializada, profissional habilitado e experiente para que se atinjam os melhores resultados com menores riscos.
Atualmente, existem várias opções para a melhoria da expressão visual. O paciente pode melhorar a aparência da face com o uso da toxina botulínica (Botox, Prossigne, Dysport) indicado para a redução dos chamados “pés de galinhas”, adaptarem lentes de contato ou mesmo a realizar a cirurgia refrativa a laser após avaliação e indicação médica.

Procure o seu oftalmologista, ele poderá esclarecer as suas dúvidas!
Jornalista: Mariana Woj

Nenhum comentário: