quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Foliculite: como tratar e que método usar

Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/blogs/depilacao/foliculite-como-tratar-e-que-m%C3%A9todo-usar-164323680.html
Por Laura Folgueira

Todos estamos suscetíveis à foliculite: ela pode acontecer por uma reação alérgica da pele ao método depilatório, ou ainda porque os poros estão muito fechados — nesses casos, o tempo, aliado à hidratação e à troca de método depilatório, costuma ser suficiente para reverter o problema.
A foliculite é uma infecção causada por bactérias. Por isso, para evitá-la, é importantíssimo limpar muito bem a pele antes de qualquer método depilatório, garantindo que não haja micro-organismos capazes de causar danos.
"Pessoas que apresentam foliculite devem usar pomadas antimicrobianas e anti-inflamatória, sempre prescritas por um dermatologista, até que o processo cicatrize", explica a dermatologista Mônica Linhares, que recomenda, ainda, hidratantes com ativos como ureia,lactato de amênia e aquaporinee, como prevenção, para manter a integridade da pele.
Quando a foliculite aparece, é importante cuidar dela nos primeiros estágios. A foliculite avançada evolve para problemas como os furúnculos. A médica Tatiana sentiu na pele o que pode acontecer: "Tenho cabelo enrolado e, na virilha, o fio se enrola antes de atingir a superfície e encrava. O aspecto fica muito feio: umas pápulas avermelhadas, às vezes com pontos de pus. Até hoje tenho um nódulo encapsulado, resquício de um pelo encravado que inflamou, infeccionou e formou uma cápsula fibrótica ao redor que só sai com cirurgia".
A solução, segundo o dermatologista Adilson Costa, é evitar o uso de lâmina e, quando fizer, jamais raspar no sentido contrário ao do crescimento dos pelos. "Além disso, evitar o uso de roupas muito apertadas, que propiciam o encravamento do pelo", diz o médico.
Foi o que Tatiana fez. "Fiz três sessões de depilação definitiva e o problema melhorou muito. Mas o que sinto que realmente melhora é dormir sem calcinha... É uma dica que eu demorei pra seguir, mas que tem ótimo resultado!"

Três dicas para evitar o agravamento da foliculite
- Deixe de usar a lâmina; é o método que mais causa o problema. Em urgências, lembre-se sempre de raspar no sentido contrário ao pelo.
- Logo que ver que o pelo começa a inflamar, vá ao dermatologista e aposte em cremes antibacterianos e anti-inflamatórios.
- Nunca depile sem uma esfoliação e limpeza prévia.

Nenhum comentário: