sexta-feira, 19 de abril de 2013

Relação Obesidade e Celulite


A gordura localizada nas mulheres é difícil de ser eliminada e provavelmente será uma das últimas a ir embora em um programa de emagrecimento



O excesso de peso pode ser um fator desencadeante ou agravante da celulite, ainda que não seja um fator determinante, o que significa dizer que é comum encontrarmos mulheres magras e ainda assim com celulite. Contudo, dificilmente uma mulher acima do peso não apresentará celulite em alguma região de seu corpo.
A gordura armazenada nos adipócitos (células de gordura) está na forma de triglicerídios (três ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol) e têm como uma de suas fontes os nutrientes provenientes da alimentação. A anatomia do corpo da mulher também favorece o acumulo de adipócitos em maior quantidade nas regiões de joelhos, abdome, coxa e glúteo, enquanto que no homem a gordura fica acumulada na região do abdome. A gordura localizada nas mulheres é difícil de ser eliminada e provavelmente será uma das últimas a ir embora em um programa de emagrecimento.
Pacientes com excesso de peso formam maior quantidade de tecido gorduroso, já que as células de gordura podem aumentar muito o seu tamanho além de se multiplicarem, conforme a gordura em seu interior vai aumentando. Quanto maior e mais numerosos forem os adipócitos, maior será o estiramento e a tração nos septos subcutâneos e maior será, por consequência, a gravidade da celulite. Os septos cutâneos são estruturas fibrosas que se localizam entre as células de gordura, e estas, quando aumentadas “atingem” os septos provocando uma retração do tecido.
Neste sentido, o controle do peso é parte importante no combate à celulite. Pacientes que estão acima do pelo devem emagrecer para melhorá-la.

Nenhum comentário: