sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Hábitos que envelhecem a sua pele

Disponível: http://www.eumesintobem.com.br/adicional/habitos-que-envelhecem-a-sua-pele/

Quem não se preocupa com a aparência da pele?
Nos dias atuais é difícil encontrar alguém que esteja inserido no mercado de trabalho ou num grupo de relacionamento que não tenha, entre suas preocupações, a manutenção da boa aparência da pele.
Essa preocupação não se limita a beleza mas, também, avança nas questões de saúde.
Ter uma pele bem cuidada é, hoje, essencial e fatores como linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar as pessoas com o passar do tempo.
Hoje inauguramos uma série de posts que vão abordar alguns hábitos que, se mantidos, vão minar qualquer esforço que você faça para preservar sua pele. De nada adianta buscar os melhores tratamentos estéticos ou usar os mais badalados cremes do mercado se você não combater alguns inimigos da saúde da sua pele.
Veja, a seguir, o primeiro de 10 maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce. Procure manter distância deles para rejuvenescer.

Tabagismo

O cigarro diminui a oxigenação da pele. Quanto maior o consumo de cigarro maior desgate. Imagine quem fuma váris cigarros por dia. Terá como resultado, uma pele grossa e amarelada, por causa da nicotina, será uma pele sem viço e opaca.
O cigarro provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno (células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele)provocando a flacidez.
Fumar provoca rugas ao redor dos lábios (Ato de sugar) e ao redor dos olhos (Ato de fechar os olhos parcialmente para proteção contra a fumaça)
Isso sem contar os problemas que causa à saúde. Caso tenha o hábito de fumar, livre-se o quanto antes. Sua pele e sua saúde vão lhe retribuir.

Sol:

O sol é um dos piores inimigos da pele e responsável por manchas e pelo envelhecimenteo precoce. Um dos piores hábitos para o prejuizo da pele é não usar protetor solar.
O excesso de exposição solar ou a falta de proteção solar podem causar até câncer de pele. A radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas. Ela penetra na pele e provoca alterações no DNA das células, nas fibras colágenas e nas fibras elásticas.
Os mecanismos de defesa do nosso organismo não são suficientes para evitar essas alterações. Assim, temos o fotoenvelhecimento e as manchas, as sardas, a flacidez, a pele áspera e as rugas.Usar protetor solar é a recomendação básica. Use no dia-a-dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.

Dormir mal, mais um hábito a ser evitado.

Dormir bem é uma das melhores coisas que você pode fazer por sua saúde. É durante o sono que nosso corpo produz hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina. Este hormônio funciona como um “calmante reparador” natural. A falta de sono provoca estresse e não permite que o organismo descanse.
Como resultado você terá uma pele sem viço e pode, até, desenvolver olheiras.
Uma boa dica é você sempre contar nove horas antes da hora que você tem que acordar e estar na cama neste horário. Por exemplo, se você tem que acordar às 6h, deveria estar na cama às 21h do dia anterior. Isso porque terá um “bônus” de uma hora para ler ou fazer algo antes de pegar de fato no sono. E assim dormir saudavelmente as suas oito horas recomendadas.
Acordar bem todos os dias é um dos mais básicos passos para se manter uma rotina saudável e com alta qualidade de vida.
O ideal seria acordar naturalmente. Como isso não acontece, precisamos apelar para o recurso do despertador para sair da cama na hora em que precisamos. Programe uma música suave no lugar de um barulho estridente do despertador.

Estres:

Viver uma vida estressante ou ter hábitos que propiciem o aparecimento do estresse emocional também são fatores que contribuem para a má qualidade da pele e, consequentemente, favorecem o envelhecimento precoce.
O estresse emocional com a liberação de corticoide e adrenalina, por exemplo, altera os hormônios.Isso pode se refletir na pele tornando-a mais oleosa e acneica.
Além disso, o estresse também diminui as defesas naturais e leva o organismo a consumir mais nutrientes do que o normal para se equilibrar. Isso predispoe a pele à doenças e infecções.
Nesse caso, as consequencias mais comuns são herpes, alergias, erupção cutânea e psoríase.

Poluição:

Conviver com a poluição é uma hábito que as grandes cidades impoêm. Acaba, para algumas pessoas, se tornando um hábito.
A absorvição, pela pele, de gases nocivos encontrados no ar poluído acabam por formar uma película de toxinas.
Isso auementa as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele.
As células da pele são envelhecidas pelo processo natural de oxidação que acontece no organismo. O excesso de poluição acelera esse processo.
Não é por que vivemos em uma cidade grande que podemos esquecer de proteger, diariamente a pele com o uso de protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas do dia-a-dia.
Cosméticos com ativos que combatem esse tipo de agressão externa, também são indicados. Eles aumentam a resistência da pele, restabelecendo a função de barreira.
Há um estudo de cientistas alemães da Heinrich Heine University of Düsseldorf. Eles observaram o rosto de 400 mulheres e notaram que o das que foram mais expostas a poluentes apresentava mais manchas e rugas (especialmente o famoso e mais odiado bigode chinês).

Sedentarismo:

Esse é um hábito terrível não só para a sua pele mas, também para o corpo. A prática de atividades físicas melhora a circulação sanguínea da pele e, com isso, previne o envelhecimento.
A prática regular de exercícios ajuda o o metabolismo do organismo e, também, combate o estresse melhorando o seu dia-a-dia. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
Todos sabem que precisam se exercitar com frequência se quiserem manter a saúde ao longo dos anos. Às vezes pensam em mudar e então calçam os tênis e fazem uma caminhada. No outro dia, alegam cansaço e deixam para o dia seguinte. E acabam voltando ao sedentarismo completo.Um mau hábito pode ser semelhante a um vício.

Água:

Hoje, na Folha de São Paulo, saiu essa notícia (para assinantes) dando conta de que a recomendação de beber 2 litros de água por dia é falha, ou seja, não há necessidade de se culpar caso não tenha cumprido a “missão” de beber 8 copos diários de água.
A Matéria versa sobre as questões renais e ressalta a controvérsia existente entre os que defendem cada lado.
Nada comenta sobre a saúde da pele ou a contribuição que a desidratação dá ao processo de envelhecimento.
Para quem lida com esse assunto (dermatologistas, cosmetólogos, esteticistas) entretanto, parece não haver discussão: A falta de ingestão de água é inimiga da pele e traz, como conseqüência, flacidez e a falta de viço.
A matéria da Folha informa que a água encontrada em muitos alimentos deve ser considerada como parte da reposição de água que o organismo necessita.
Isso é uma verdade, caso você tenha dificuldade em tomar água não deixe de considerar o consumo de outras fontes de água como frutas, leite, sucos café.
Mas não se esqueça de deixar a pele hidratada e firme bebendo água. Além da contribuição para a saúde da pele, ela vai ajudar na excreção de toxinas do seu organismo e tantos outros benefícios como os que são listados nesse post sobre a importância da água.

Hidratação:

Se você não usa um hidratante deve abandonar esse hábito.
Cuidar da pele deve ser uma rotina cotidiana e nunca é cedo demais para começar. Hábitos de cuidados com a pele como a limpeza de pele e a hidratação devem ser incorporados a essa rotina.
A partir dos 25 anos, porém, hidratar a pele deve ser uma obrigação. É mais ou menos com essa idade que a nossa pele começa a perder a hidratação natural.
Há quatro tipos de peles: Oleosa, Mista, Seca e Normal. todas sofrem com a perda da hidratação mesmo as mais naturalmente hidratadas (oleosa e a mista – com oleosidade na zona T: testa, nariz e queixo). As peles chamadas normal e a seca sofrem mais.
Há hidratantes especiais para cada tipo de pele, identifique a qual grupo pertence a sua e hidrate-a com o produto apropriado.
A falta de hidratação adequada traz, como consequência o ressecamento e, depois disso, a formação de rugas precoces. Essas rugas aparecem quando a pele perde elasticidade, força, gordura, e hidratação, ou seja, as redes de fibras presentes em pele, se quebram reduzindo o colágeno.
Para amenizar o problema aplique hidratante pela manhã e a noite. Lembre-se, entretanto, do protetor solar sobre o creme e de tomar água.

Açucar:

Alimentos com alto índice glicêmico, como o açúcar, devem ser evitados ao máximo em sua alimentação. Embora aparentemente inofensivos, esses alimentos transformam-se em glicose logo que chegam ao estômago.
Esse é um fator de envelhecimento celular e isso vai refletir na qualidade de sua pele.
Quando consumimos muito açúcar, provocamos ligações cruzadas de colágeno com açúcar. O Açucar prejudica o colágeno que é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Essa desestruturação do colágeno provoca a perda de elasticidade da pele. Dai para o aparecemento das rugas é um pulinho.
Quando ingerimos os alimentos com alto índice glicêmico ou gordurosos, fazemos com que o organismo estoque gordura. A gordura estocada estimula a produção de radicais livres, que são substâncias inflamatórias. Traduzindo: vai gerar gordura localizada e celulite no seu corpo.

Alimentação:

Nesse podcast e em muitos posts sobre nutrição, o EuMeSintoBem discorreu sobre os benefícios da boa alimentação para a saúde e, também, para a beleza.
O correto é procurar ter uma alimentação equilibrada, ricas em antioxidantes, com vegetais, frutas, legumes, cereais e hortaliças. Alimentos antioxidantes para neutralizar a ação dos radicais livres, os maiores ofensores da pele.
É preciso conhecer os benefícios específicos de cada alimento. Há alimentos que combatem a celulite e outros que ajudam no combate às olheiras como a semente de linhaça, que é rica em ômega 3 e protege os capilares sangüíneos, evitando a dilatação dos vasos que provoca as olheiras.
Da mesma forma, existem peixes ricos em ômega 3, como o salmão, o atum e a sardinha. Castanha do Pará e amêndoas, além de gengibre e brócolis, são outros alimentos que completam a dieta anti-olheiras.
Para a pele, o indicado são os alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, acerola, caju, kiwi, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará) e vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, brócolis).
Mantenha uma dieta equilibrada, controle o excesso de sal e massas na dieta e mantenha em alta o consumo de fibras. Além disso, não esqueça de beber pelo menos oito copos de água por dia.

Nenhum comentário: