segunda-feira, 22 de março de 2010

Retenção de líquidos pode ser amenizada com massagens e alimentação correta



Disponível: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,206,2840961,Retencao-de-liquidos-pode-ser-amenizada-com-massagens-e-alimentacao-correta.html

Está difícil vestir a calça e você tem certeza que não engordou? A vilã pode ser a retenção de líquidos, que ataca as mulheres principalmente no período pré-menstrual, após um fim de semana de comilança ou uma noite de bebedeira. Grávidas também podem sofrer mais com o inchaço, já que o hormônio progesterona desacelera o trânsito intestinal.
A nutricionista Claudia Amar, da clínica Onodera, ensina que o primeiro passo para combater o inchaço é beber muita água - pelo menos dois litros - por dia. Também vale chá gelado sem açúcar ou adoçante, sucos de frutas diuréticas como laranja, limão, morango, melão e melancia, e água de coco.
Diminuir os enlatados e congelados vale a pena. O ideal é não consumir nenhum alimento industrializado com mais de 500 mg de sódio por porção.
A drenagem linfática e os exercícios físicos leves melhoram a circulação sanguínea e ajudam a eliminar os edemas. A natação é uma boa escolha, já que a pressão da água na pele age como uma massagem e melhora o problema.

Confira outras soluções para acabar com o inchaço

::: Uma das principais causas da retenção de líquidos é a má alimentação. O excesso de sal, de refrigerantes (mesmo os light ou diet), conservantes, gorduras e açúcar dificulta a digestão, causando inchaço e desconforto. A saída é ingerir alimentos leves, como frutas e verduras cruas, e beber muita água.
::: Um diário alimentar pode ajudar a entender que alimentos causam o problema. Às vezes, a alergia ou intolerância a certos alimentos ou substâncias (como o leite, o glúten ou corantes) podem favorecer o edema.
::: Iogurtes, cápsulas e bebidas com "bactérias do bem", ou probióticos, podem ajudar a melhorar o trânsito intestinal e deixar a barriga lisinha. O ideal é que estes alimentos tenham pelo menos 10 milhões de bactérias a cada dose para fazer efeito.
::: A barriga inchada também pode ser sintoma da síndrome do intestino irritável, distúrbio causado por um desequilíbrio da flora intestinal. A síndrome deixa a digestão lenta, pode causar espasmos estomacais e piora o trânsito intestinal. Se este é o seu caso, procure um especialista para receber a orientação adequada.

Nenhum comentário: