segunda-feira, 1 de março de 2010

Malhar é necessário para garantir uma gestação saudável



Disponível: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,206,2820528,Malhar-e-necessario-para-garantir-uma-gestacao-saudavel.html

Controlar ganho excessivo de peso também é bom motivo para grávidas praticarem exercícios

Educadores físicos e médicos concordam e aconselham: superar os pés inchados, as náuseas e as alterações hormonais em prol da malhação durante a gravidez pode trazer vários benefícios, tanto para a mãe quanto para o filho.
Para a psicóloga Fátima Franco, a prática de exercícios físicos durante a gravidez pode ser de grande ajuda para aliviar os sintomas mais incômodos do período, como dores nas pernas, câimbras e edemas. Além da ginástica especializada para gestantes, Fátima enfatiza a importância de investir em exercícios respiratórios e circulatórios.
– Eles têm função preventiva e promovem um bem-estar imediato – diz. – Os exercícios garantem o relaxamento físico e mental, que é importante para fortalecer o vínculo da mãe com o bebê.
Controlar o ganho excessivo de peso também é um bom motivo para grávidas praticarem atividades físicas, lembra o educador físico Leonardo Oliveira. Antes de escolher a atividade física ideal, entretanto, Leonardo frisa que o melhor é esperar até o quarto mês de gravidez.
– O primeiro trimestre é o período de risco – justifica.
Se a mulher já é praticante de exercícios e tem o aval de seu médico, ele explica que a prática pode se estender até bem pouco tempo antes do parto.
– Já tive alunas que malharam até uma semana antes de ganharem bebê.
Exercícios de pouco impacto são os mais indicados, pois poupam as já sobrecarregadas articulações da mulher. Alongamento e musculação estão liberados, porém, com cautela.
– Temos um cuidado especial, pois em grávidas a elastina (proteína que faz com que a pele volte para o local original após ser esticada ou alongada) é liberada em grandes quantidades – completa o professor.
Na musculação, o perigo é que a gestante force os músculos além de sua capacidade, o que pode ocasionar lesões ou distensões. Se a decisão de praticar exercícios físicos veio com a gravidez, a dica é investir em atividades aquáticas. Natação e aulas de hidroginástica para gestantes estão entre as mais indicadas.
– A hidrogestante ajuda também no pós-parto e na retomada das atividades físicas depois que o bebê nascer – diz Leonardo.


Benefícios para mãe e filho
Veja o que a atividade física pode fazer para as gestantes que não têm medo de se aventurar nas academias
::: Diminui a fadiga física e mental, a sonolência, as náuseas e outras perturbações comuns na gravidez.
::: Previne problemas decorrentes de circulação deficitária, como varizes, hemorroidas, retenção de líquidos, câimbras.
::: Estabiliza a pressão arterial e previne problemas associados à elevação da pressão.
::: Coloca a mãe em contato mais profundo com o bebê.
::: Promove relaxamento, aliviando as dores de estiramento dos músculos, nas costas e nas articulações sacroilíacas, cefaleias tensionais.
::: Diminui o estresse.
::: Melhora a postura.
::: Aumenta a resistência cardiorrespiratória.
::: Melhora a autoestima.
::: Promove a manutenção da força muscular.
::: Ajuda a mãe a ter mais vitalidade para o trabalho de parto.
::: Aumenta a flexibilidade.
::: Alívia o desconforto intestinal.
::: Reduz o aparecimento de edemas.

Nenhum comentário: