quarta-feira, 10 de março de 2010

ÁGUA



Disponível: http://assessoriaeconsultorianutriacao.blogspot.com/

A água é um componente vital e possui diferentes funções no nosso organismo

A água é o maior constituinte do corpo humano e possui diversas funções vitais. Representa cerca de 60% da massa corporal total de um adulto, e ainda maior em recém-nascidos, 75%[1].
É nutriente-chave para a manutenção da saúde. Entretanto, a importância de manter-se bem-hidratado é constantemente esquecida [2].

A água possui diferentes funções no nosso organismo, como:
Transporte – de nutrientes e substâncias essenciais, além de remover materiais residuais e toxinas (urina e fezes) [3].
Lubrificante e amortecedor – camada protetora de estruturas sensíveis do organismo, como cérebro, olhos, medula espinhal, etc. Forma saliva, muco, sangue, suco gástrico [3].
Termorregulador – homeostase celular, controle e manutenção da temperatura corporal [3].
Além de ser parte vital das células e participar de inúmeras reações químicas internas [3].
Um adulto perde cerca de 3 litros de água por dia e deveria ingerir pelo menos 2 litros de água ( 6 a 8 copos) ao longo do dia, preferencialmente entre as refeições para manter o balanço hídrico [4].
Crianças e idosos são mais susceptíveis à desidratação, pois o mecanismo de controle de sede pode ser menos eficiente [1,4,6].
Lembrando que bebês amamentados exclusivamente no peito não necessitam de consumo de água, já que o leite materno contém a quantidade de água que o bebê necessita [2].



O balanço hídrico é a quantidade de água que se deve beber ao longo do dia para manter as funções do corpo e a saúde. É calculado pela diferença entre a água que perdemos e a água que ingerimos [2,5].
Um método prático para estimar a necessidade diária de água seria considerar o consumo de 1 ml/kcal de energia gasta para adultos *. Por exemplo: para um Valor Energético Total (VET) de 2000 kcal, seriam necessários 2 litros de água. Para crianças, a estimativa pode ser calculada considerando-se 1,5ml/kcal de energia gasta [4].
Em algumas circunstâncias deve-se ingerir mais água: atividade física (é essêncial beber água antes, durante e depois do exercício físico), gravidez e lactação (para fornecer o líquido amniótico e manter o volume sanguíneo) e em altas temperaturas e baixa umidade do ar ( para contribuir com a hidratação) [7].
Existem diferentes métodos para medir o status de hidratação. Um simples e bom indicador é o da cor da urina. Há numerosas possibilidades de variação de cor, porém o ideal é uma cor límpida e clara. Uma cor mais escura pode ocorrer por privação de líquidos [8].
É extremamente importante atentar para a qualidade da água. O Guia Alimentar para a População Brasileira ressalta que se deve dar atenção especial ao abastecimento público de água tratada e à orientação para o consumo de água tratada, fervida ou filtrada, de boa qualidade, já que a água é um potencial veículo de doenças [4].

TENHA CONCIÊNCIA DA ADEQUADA HIDRATAÇÃO.
ÁGUA: VEÍCULO PARA NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR!

Referências:
[1] D’Anei KE, Constant F and Rosenberg IH (2006): Hydration and cognitive function in children. Nutr. Rev. 64: 457 – 464.
[2] Philippi, ST. Pirâmide dos alimentos: Fundamentos básicos da nutrição. 317: 338. Barueri, SP: Manole, 2008
[3] Häussinger D (1996): The role of cellular hudration in the regulation of cell function. Biochem. J. 313:697 – 710.
[4]Guia Alimentar para a População Brasileira: Promovendo a alimentação saudável. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição - Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
[5] Jéquier E and Constant F. Cahiers de Nutrition et de Dietétique ( 2009 in press): Pourquoi faut-il boire de l’ eau? Pour maintenir La balance hydrique (Why should we drink water? To maintain the water balance).
[6] Gorelick MH, Shaw KN and Murphy KO (1997): Validity and reliability of clinical signs in the diagnosisof dehydration in children. Pediatrics 99: E6.
[7] Manz F, Wentz A and Sichert-Hellert W (2002): The most essential nutrient: defi ning the adequate intake of water. J. Pediatr. 141: 587 – 592.
[8] Ments JC, Wakefi eld B and Culp K (2006): Use of a rice colar chart to monitor hudration status in nursing home residents. Biol. Res. Nurs. 7 (3):197-203.
[9] Institute of Medicine. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes. National Academic Press, Washigton D.C., 1999 – 2001.



Edimar Torres Zanoni – Nutricionista CRN10 2325P
Fone: (48) 99178241

NUTRI AÇÃO
----------------------Consultoria e Assessoria
Viva com mais qualidade de vida!

Edimar Torres Zanoni - Nutricionista
edimartz@hotmail.com
(48) 99178241
A NUTRI - AÇÃO é formada por nutricionistas que têm como objetivo principal, prestar serviços especializados que atendam as mais variadas necessidades de forma personalizada e com a mais alta qualidade.

Nenhum comentário: