quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Proteja sua família dos ácaros



Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/blogs/familia/proteja-sua-fam%C3%ADlia-dos-%C3%A1caros-161709844.html

Eles não são insetos, mas podem ser vilões para a saúde da família. Saiba que cuidados tomar para evitar essa praga

Saiba como proteger sua família

Diferentemente dos insetos, que tanto podem perturbar a paz de uma casa, os ácaros são pragas quase invisíveis – e, justamente por isso, perigosos, já que é possível nem saber de sua presença até que comecem a causar males para a saúde dos membros das famílias. Mas, se é difícil acabar com eles, é possível estabelecer alguns cuidados dentro de casa para diminuir sua quantidade e evitar o aparecimento desses bichinhos.
Os ácaros são animais microscópicos, da família dos aracnídeos (a mesma, por exemplo, que inclui aranhas e carrapatos). Segundo Clóvis Eduardo Galvão, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (regional São Paulo), eles são encontrados com facilidade no Brasil por se desenvolverem melhor em ambientes quentes e úmidos. “Os principais problemas causados por eles são as alergias respiratórias, como rinite alérgica e asma”, explica Clóvis, que é médico alergista.
Focos em casa
Tendo em mente a característica de se desenvolverem em ambientes quentes e úmidos é possível pensar em maneiras de combater os ácaros dentro de casa. “Os principais focos serão os que mais reúnem as características ideias para seu desenvolvimento, como carpetes, colchões, travesseiros e estofados em geral, além da poeira doméstica”, explica Clóvis.
Logo, os cuidados mais importantes com os ambientes são aqueles que visam mantê-los menos quente, menos úmido e livre de poeira: manter a casa arejada, usar panos no chão e nos móveis (em vez de vassouras), escolher pisos frios, que possam ser limpos com pano úmido, usar capas antiácaros em colchões e travesseiros e, caso haja pessoas alérgicas na família, evitar plantas e animais domésticos.
Os tecidos e estofados merecem atenção especial. “Usar substâncias acaricidas sempre ajuda, mas depois da aplicação o local precisa ser aspirado com aspirador de pó que contenha filtro HEPA, pois eles retêm as pequenas partículas de poeira que carregam os ácaros”, diz Clóvis. Essa limpeza precisa ser feita de duas a três vezes por semana.
As capas dos travesseiros, que devem ser específicas para combater os ácaros, podem ser lavadas apenas uma vez por ano, mas é preciso ficar de olho no tipo de travesseiro usado. “Os de penas e ervas devem ser evitados, pois acumulam ácaros com mais frequência e em menor tempo. Aqueles de látex ou material similar têm mostrado menor aderências dos ácaros”, afirma o médico.

Nenhum comentário: