![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjylha_Tl_PGLxdG8-vUL_As8lsIdDzMgjuJhJxuJfllyQLf7NajPKLuQNSjkgGMGBY8xogizJgYwiMeKImVB45AnxvnGRmMNsz6EGPgWQob-wcckrumj810_sidgQocLzmaE6DJb3zwDsG/s320/cuidado-com-a-saude-146436-1139.jpg)
Disponível: http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8680&mode=browse&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter; Fonte: Prefácio Comunicação. Press release. 17 de setembro de 2010.
Apesar de 86% dos brasileiros avaliarem sua saúde física como boa, apenas 11% deles são realmente comprometidos com ela, adotando uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas e realizando exames médicos regulares, segundo a pesquisa Phillips Index 2010, do Instituto Ipsos. Essa pequena proporção de pessoas que cuidam da saúde de forma correta pode ser reflexo de outros dados apontados pelo levantamento, como o fato de apenas 61% julgarem-se responsáveis por sua própria saúde e 26% dos entrevistados terem pavor de hospitais.
Esse medo de hospitais pode, segundo especialistas, ajudar a explicar o pequeno número de pessoas que fazem exames regulares. Os dados mostram que menos da metade da população (46%) faz check-ups anualmente, enquanto 35% das pessoas nunca se submeteram a essas baterias de exames para controle da saúde. Realidade que contrasta com a expectativa de 60% dos entrevistados, que esperam viver mais de 80 anos.
“Poucas são as pessoas que procuram o check-up da forma como ele deve ser encarado, ou seja, como uma prevenção. A grande maioria das pessoas só chega ao consultório quando já possuem algum indício de enfermidade”, explica o médico patologista Ércio Seabra, do Laboratório São Marcos.
A pesquisa indica que a faixa etária que menos procura os exames preventivos é a dos jovens. Segundo os especialistas, entre os check-ups mais procurados por essa porção da população destacam-se aqueles que buscam identificar doenças sexualmente transmissíveis e aqueles direcionados aos efeitos do consumo de álcool, preocupações recorrentes entre pessoas de 16 a 24 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário