domingo, 5 de outubro de 2008

Acupuntura




Arte milenar que até os dias de hoje é usada para aliviar os sofrimentos do corpo e da alma (psique). Fundamentada e estruturada em bases filosóficas e não científicas, observa a integridade e unidade do todo, do ser humano e deste com a natureza, com o macrocosmo. A acupuntura busca restabelecer o equilíbrio através de intervenções no corpo físico, por meio de estímulos nos pontos de acupuntura. Ela cuida da energia dos órgãos e das vísceras. Cada órgão e cada víscera são responsáveis pela parte funcional e aspectos psíquicos.
O equilíbrio do organismo é de vital importância; ele estando bem consigo, estará bem no ambiente que o cerca. “Todas as doenças são de origem energética; todas as doenças se desenvolvem na energia” – Ney King, Kipa, um dos médicos de Huang-Ti, o Imperador Amarelo. (Frase mencionada num livro muito antigo da medicina chinesa).
No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, seja ela de várias origens. A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Para os chineses tradicionais existem cerca de 300 doenças tratáveis por acupuntura, entre elas, sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfizema, bronquite crônica, asma brônquica, alterações menstruais, cólica menstrual, lombalgia durante a gravidez, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, dermatites, gastrite, úlcera gástrica, úlcera duodenal, colites, diarréia, constipação, cefaléias, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular cerebral, lombalgia, ciatalgia, artrose, artrites entre tantas outras.

Nenhum comentário: