quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Conhecendo os nutricosméticos


Em formas de pílulas, líquidos ou alimentos, os nutricosméticos prometem benefícios

Ao produzir efeitos benéficos á saúde da pele, das unhas e dos cabelos, os nutricosméticos proporcionam, consequentemente, ganhos estéticos. Para Anunciato, Takahashi & Rocha Filho (2011) “são compostos suplementares que combinam nutrientes específicos para a pele, os cabelos e as unhas“. Suplementos esses que normalmente incluem substâncias já utilizadas pelo corpo e que oferecem propriedades de proteção ou regeneração. Em formas de pílulas, líquidos ou alimentos, estes prometem benefícios como redução da queda capilar, melhora do aspecto da pele, fortalecimento da unhas, proteção contra raios solares e diminuição da celulite. São elaborados com vitaminas, antioxidantes, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, extratos botânicos, minerais, betacaroteno, colágeno, entre outras substâncias.
A primeira marca de nutricosméticos foi à francesa Oenobiol®, criada em 1985, produto foi fruto do trabalho da médica e nutricionista Marie Béjot. O primeiro produto Oenobiol® foi uma cápsula hidratante com ácidos graxos ômega-3. Em 1989 foi lançado o Oenobiol Solaire®, tinha como alvo preparar a pele para exposição ao Sol e se tornou o grande sucesso da marca. Atualmente, a Oenobiol® oferece várias opções, combater o envelhecimento, atenuar celulite e olheiras, auxiliar no processo de emagrecimento, atuar no fortalecimento dos cabelos e das unhas, além de produtos voltados à pele masculina.
A marca Imedeen®, do laboratório dinamarquês Ferrosan trouxe os nutricosméticos para o mercado brasileiro. Em 1994 foi o lançamento do Imedeen Classic® com proposta de tratar a pele como um todo. Pouco tempo depois chegou o Imedeen tan Optimizer®, desenvolvido para proteger a pele antes da exposição solar e prolongar o bronzeado. Outras versões do Imedeen® e várias linhas desse tipo de produto foram lançadas no Brasil nos anos seguintes.
No ano de 2002, as gigantes L’Oréal® e Nestlé® uniram suas expertises para criação dos laboratórios Innéov®. O primeiro produto da marca no Brasil foi o Innéov Fermeté®, em 2008. Desenvolvido para conferir firmeza e luminosidade à pele, une as qualidades de licopeno (antioxidantes que combate os radicais livres, acelera a renovação celular e protege as fibras de colágeno), às propriedades das proteínas do leite.
A FQM Derma® oferece um nutricosmético que previne a progressão da calvície e fortalece as unhas. A biotina, associada a outras vitaminas, tem sua atividade potencializada no sentido de prevenir a queda de cabelo, de acordo com o fabricante.A Racco®, primeira empresa brasileira a apostar no segmento de nutricosméticos, com o lançamento do Maxxi 30®, em 2009. O Maxxi 30® foi desenvolvido em associação com a Pfizer uma companhia farmacêutica norte-americana. Em sua formulação contêm o colágeno marinho, vitaminas E e C, e Zinco, as cápsulas prometem, de acordo com o fabricante, melhorar a tonicidade e hidratação geral da pele, estimular a produção de colágeno, prevenir rugas, além de aumentar a vitalidade dos cabelos e das unhas.
Dentre os produtos no Brasil da marca Innéov®, da L’Oréal®, um deles reforça e protege a fibra capilar, associando o ômega 3, óleo de semente de groselha negra e licopeno enriquecido com vitaminas C e E. Outro atua na renovação celular, através da tecnologia Lacto-Licopeno, extrato de soja e vitamina C, e um outro reforça as defesas celulares da pele alteradas pelos raios UV.
A Nutrilatina® proporciona foto proteção e ativação do bronzeado em cápsulas, com concentração de licopeno, betacaroteno, zinco e vitaminas C e E. Oferece também um nutricosmético que promete acabar com a celulite e melhorar a firmeza da pele, com a quebra da gordura localizada e ativação da microcirculação sanguínea.
A Nutricé® aposta em produtos que preparam a pele para o sol e combatem a celulite, com a tecnologia exclusiva Cellu Care Intense®, aliada a um mix de vitaminas e minerais. Inova e oferece ainda produtos voltados ao emagrecimento à base de cafeína e óleo de sésamo, à redução do apetite, à reeducação alimentar, à reposição de colágeno e à hidratação da pele.
Quanto a real eficácia e objetivo dos nutricosméticos, quando comparado a um polivitamínico, os nutricosméticos são combinações completas e concentradas de nutrientes vitamínicos, minerais e outros bioativos que atuam diretamente no ponto bioquímico relacionado com sua função ativa, e podem beneficiar os processos fisiológicos do organismo, tratando dos fatores relacionados à retração da beleza, enquanto um polivitamínico apresenta apenas combinações de vitaminas e minerais que suprem necessidades nutricionais.
BIBLIOGRAFICA CONSULTADA:
ANUNCIATO T. P. e ROCHA FILHO P. A., Nutricosméticos, Nutracêuticos e cosmecêuticos: tendências e evidências. Revista Cosmetic Ingredients CI, v.38, p. 22-23, 2011.
ANUNCIATO, T. P.; TAKAHASHI, V. P. e ROCHA FILHO, P. A. Nutricosméticos: uma análise de consumidores. Revista Cosmetics & Toiletries Brasil, v. 23 n.5, p. 42-50, 2011.
FAVORETTO, L. Pílulas da beleza. Revista HPC Essencial, v.30, p. 34-36, 2011.
STEINER, D. Vitaminas e pele. Revista Cosmetics & Toiletries Brasil, v. 23 n.2, p. 28, 2011.

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