terça-feira, 28 de maio de 2013

Estrias: causas, consequências e tratamentos

Disponível: http://www.negocioestetica.com.br/estrias-causas-consequencias-e-tratamentos/

Procedimentos estéticos como microdermoabrasão, galvanopuntura e eletrolifiting oferecem bons resultados




As estrias são alterações indesejáveis na pele, predominantes em pessoas do sexo feminino, com modificações externas e internas e  causas multifatoriais. Elas trazem desconforto, o que leva a baixa autoestima,  principalmente, da mulher.
Elas também são rupturas das fibras elásticas, localizadas na segunda camada da pele, a derme. Este rompimento gera atrofia, sendo definida como atrofia tegumentar adquirida, linear, com um ou mais milímetros de largura. As estrias atróficas atingem os dois sexos, porém é mais frequente no sexo feminino (três a seis vezes), com maior prevalência dos 14 aos 20 anos (55% a 65% em mulheres e 15% a 20% em homens).
A pele estriada apresenta modificações nas fibras colágenas, na substância fundamental amorfa e nos fibroblastos. As estrias são, de início, avermelhadas, para mais tarde se tornarem nacaradas e esbranquiçadas. Elas dispõem-se paralelamente uma as outras e perpendicularmente às linhas de fenda da pele, sendo normalmente bilaterais. Por isso ocorrem as perdas de elastina, colágeno, pêlos e pigmentação na região. É considerada um processo de natureza estética, uma vez que não gera incapacitação física ou alterações da função cutânea.

Tratamentos

As opções de tratamentos são variadas. Dentre elas estão a microdermoabrasão, a galvanopuntura e o eletrolifiting, que são os procedimentos estéticos que oferecem os melhores resultados no tratamento de estrias albas.
microdermoabrasão, que é uma técnica de esfoliação não cirúrgica, de fácil manuseio e podendo ser executada de forma não invasiva, promove o afinamento do tecido epitelial, provocando uma lesão local. O procedimento induz a uma regeneração do tecido, proporcionando aumento na síntese protéica, através do estímulo dos fibroblasto e permitindo uma neovascularização. Podem ser utilizadas as técnicas manual, com lixa d’agua, dermoabrasor, com lixa diamantada, ou ainda eletroabrasão.
Através da esfoliação mecânica causada pela microdermoabrasão, ocorre uma melhora gradual da pele, danificada por incentivo da proliferação de fibroblastos e produção de colágeno, levando a nova deposição de colágeno na derme.
galvanopuntura associa a estimulação elétrica de uma microcorrente polarizada, com o estímulo mecânico de uma agulha. É um método invasivo, porém superficial, e sem aplicação de nenhuma substancia, exceto da micrrocorrente, porque as estimulações são realizadas na camada dérmica da pele. A introdução subepidérmica da agulha causa uma resposta inflamatória aguda e localizada, que é exacerbada pelos efeitos da corrente, promovendo mudanças a nível celular e tecidual.
A técnica de galvanopuntura se baseia em punturação linear ao longo da linha estriada, realizada a 45° de inclinação com a pele, até se obter um quadro de hiperemia e edema, com o objetivo de provocar um processo inflamatório agudo no tecido acometido pela estria.
eletrolifintg é uma caneta, que provocará uma lesão traumática na pele (epiderme), ocorrendo ainda uma necrose tecidual em virtude do componente galvânico da corrente contínua.
O objetivo da utilização de corrente galvânica no tratamento das estrias é produzir uma reação inflamatória aguda associada aos efeitos da corrente contínua para estimular a atividade fibroblástica, produzindo, formação de exudato, estimulo da reparação tecidual e síntese de colágeno.

Resultados

Após vários estudos realizados com as técnicas de microdermoabrasão, eletrolifiting e galvanopuntura, o que mais se destaca e oferece resultados satisfatórios é o eletroliftng, porém, voluntárias ainda demonstram ser esta a técnica mais desconfortável.
Referências bibliográficas
MENDONÇA, Rosimeri da Silva Castanho, RODRIGUES, Geruza Baima de Oliveira. As principais alterações dermatológicas em pacientes obesos, 2011
SILVA, M.R. Fundamentos de dermatologia, Editora Atheneu, Volume II, 2009.
GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia dermato-funcional; fundamentos, recursos e patologias. 3 edição. Revisada e ampliada. Editora manole, 2006.
BORGES, Fábio Dos Santos. Dermato-funcional, modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas; 2 ed. Revisada e ampliada; Phorte Editora, 2010.
SHPALL, Rebeca BS et al. Microdermabrasion: A Review. Facial Plastic Surgery. New York, v. 20, 2004. p. 47-50.
BITENCOURT, Shanna. Tratamento de estrias albas com galvanopuntura: Benéfico para a estética, estresse oxidativo e perfil lipídico, Porto Alegre, 2007 (pucrs.br)
MONDO, Patrícia Koch Savi, ROSAS, Ralph Fernand. Efeitos do corrente galvânica no tratamento das estrias atróficas, 2004.

Nenhum comentário: