quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Acupuntura: em busca da harmonia



Disponivel no site: http://www.nestle.com.br/Site/materias/bem-estar/acupuntura_em_busca_da_harmonia.aspxhttp://www.nestle.com.br/Site/materias/bem-estar/acupuntura_em_busca_da_harmonia.aspx

Acupuntura: em busca da harmonia
Essa técnica milenar chinesa é utilizada para tratar dores, doenças e até melhorar o aspecto da pele.A filosofia chinesa prega que o Universo é gerado e mantido pela energia cósmica Chi (lê-se Ki), que significa a chama da vida e é baseada na oposição de duas forças (yin e yang). E é preciso que essas duas forças estejam em harmonia para que as pessoas conquistem uma vida equilibrada, saudável e feliz.
Ainda segundo a sabedoria chinesa , uma das maneiras de alcançar esta harmonia energética é através da acupuntura, uma técnica milenar que consiste em aplicar agulhas em certos pontos do corpo, equilibrando a energia vital e contribuindo para o bom funcionamento do organismo.
"As doenças aparecem quando o organismo está em desequilíbrio energético . E esse desequilíbrio pode ser causado por fatores externos (como o frio, o calor, a umidade e a poluição), a alimentação inadequada ou pelos sentimentos de raiva, de preocupação, de medo e de tristeza", afirma o médico acupunturista Paulo Meneghini..
Na medicina chinesa, não existe uma receita única para combater os males de todas as pessoas - cada indivíduo recebe um tratamento personalizado. Portanto, na acupuntura, a aplicação das agulhas varia de acordo com os sintomas apresentados por cada paciente e da constituição e da resposta de seu organismo.
A acupuntura é utilizada para tratar os mais variados problemas de saúde, para amenizar as dores , retardar o aparecimento de rugas e até como coadjuvante no combate à obesidade .
Atenção na hora de escolher o profissional
Porém, é importante saber escolher o profissional que irá atendê-lo. Segundo Meneghini, além de levar em conta as indicações de pessoas conhecidas que já obtiveram sucesso com o tratamento por meio das agulhas, é importante prestar atenção na maneira como o profissional conduz a consulta.
"Para buscar soluções, o terapeuta tem de fazer uma análise geral do pulso, da língua e dos hábitos gerais do paciente: alimentares, físicos, emocionais e mentais", diz Meneghini. A primeira conversa deve ser longa, pois é neste momento que o especialista em acupuntura perguntará sobre os hábitos alimentares do paciente, suas atividades físicas e profissionais e avaliará questões emocionais e mentais (como o estresse e as dificuldades de relacionamento, entre outras).
As sessões de acupuntura duram de 50 minutos a uma hora e meia e podem ser administradas diariamente ou até mesmo uma vez por semana. Tudo depende do tipo de tratamento que a pessoa deverá receber.
O objetivo dessa terapia alternativa é equilibrar o organismo , que passa a digerir, assimilar, metabolizar e eliminar as substâncias ingeridas de maneira mais racional. Como consequência, o paciente sente seu corpo trabalhando de maneira mais harmônica.
Porém, adotar a acupuntura não significa que você pode deixar de lado os cuidados com a saúde. Alimentação balanceada, prática de atividades físicas regulares, momentos dedicados ao lazer e ao descanso e outras medidas importantes continuam sendo fundamentais para que você conquiste uma vida mais saudável. Cuide-se!

Nenhum comentário: