![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-GRv13zeHxhR840exF47y2QSljWDNcgSZOPptNi7aVfGRQCJ0kAD-NZXuK2H3PULU8XVSs9967wEe3oH6R-MscjjbsbQZlQ6KlZ3JNL6xI2SR-dSqoqKX8MUcmfYs1nWvkRtDcQTsBgDL/s320/vascular_system.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjE3T_LSAqL3bo8idxx2IJg6Ok6qbL6uwjBlkdPyiSg5F_Onvr_WQkqnJsYZf0ZgCjlRlhS-FJ3GNC_Wlr-yKoDh0YbyxdcyAg9qXxSDkjbJBmd_mqceYa2eOWnXbpmqKCnzI8-W-sP_pCQ/s320/vascular.jpg)
A Fisioterapia nas patologias que afetam o sistema vascular periférico é uma especialidade recente e têm mostrado a possibilidade de evitar ou postergar o processo cirúrgico conseguindo grandes avanços principalmente nos pacientes que tinham como prognóstico a amputação de membro. O fisioterapeuta vascular pode atuar junto ao paciente portador de doenças vasculares de diversas formas: Tanto participando do tratamento da doença como por exemplo às úlceras venosas; quanto no tratamento de sintomas relacionados à patologia por exemplo claudicação intermitente, e também no tratamento de seqüelas da doença já instalada como por exemplo no pé diabético. Além dos exemplos citados, existem diversas outras situações em que o paciente se beneficia de fisioterapia vascular, tais como: linfedemas e edemas venosos, dor por aderências cicatriciais, pós cirurgias de varizes, síndrome do desfiladeiro, etc. No tratamento fisioterápico são utilizadas técnicas de drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo, cinesioterapia, terapia de caminhada e orientações para as atividades de vida diária.
Um comentário:
Vocês utilizam algum recurso da eletro? Tenho curiosidade em saber quais aparelhos utilizados na Dermato Funcional são interessantes no TTo do PO de cirurgia vascular!
Beijo
Postar um comentário