quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Varizes dos Membros Inferiores

Disponível: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4665-varizes-dos-membros-inferiores?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Varizes



Conheça as conseqüências da falta de tratamento desta doença.


Varizes são dilatações de veias superficiais dos membros inferiores que alteram o fluxo e a direção da corrente sanguínea, ocasionando os sintomas e podendo levar a formação de fibrose do tecido celular subcutâneo, úlceras (feridas) e a predisposição à trombose (entupimento de veias superficiais e profundas), que são diferentes dos vasinhos, pequenas vênulas dilatadas, vermelhas que aparecem nas pernas e outras regiões do corpo.
"Varizes dos membros inferiores" é uma doença conhecida há muitos anos, sendo que desde a época de Hipócrates já havia relatos desta patologia, e no decorrer de todos estes anos não teve a devida atenção da classe médica, que deu mais atenção às moléstias letais e mais agudas.
Ocorre que até hoje, as varizes dos membros inferiores, chamada pela especialidade de MMII é uma patologia que por ser comum, de lenta evolução, que "não mata", mas maltrata, é relegada à segundo plano pelo paciente que a desenvolveu, apesar de todos os avanços da Medicina.
A partir de algumas décadas surge um novo especialista: o Cirurgião Vascular e Angiologista, médico que estuda e trata das patologias circulatórias periféricas (que exclui o coração), e portando, uma nova maneira de encarar e tratar, dentro das quais se inclui a doença das varizes dos MMII, refletindo melhores resultados no tratamento e na prevenção desta moléstia.
Apesar de tudo, a maioria dos pacientes não trata esta moléstia o que leva à sua evolução gerando uma série de complicações tais como:

1. Edema e cansaço, que podem atrapalhar a marcha e o trabalho habitual;

2. Endurecimento da pele e subcutâneo (dermatofibrose) que piora bastante a marcha e pode levar a anquilose (travamento) completo da articulação do pé ocasionando perda de movimento;

3. Úlceras (feridas) dos pés e pernas, de difícil tratamento, que levam até a imobilização dos membros;

4. Trombose venosa (entupimento da circulação venosa) que leva a inchaço (edema) permanente do membro afetado e piora do quadro de varizes que já existiam, além de poder ocasionar a embolia pulmonar, que por vezes é fatal;

5. Sangramento por ruptura das veias, que pode ser até em grandes quantidades;

6. Flebites superficiais e manchas na pele.

Fica claro que evitando os fatores desencadeantes estamos prevenindo o aparecimento das indesejáveis varizes, já que o fator hereditário é imutável, mas pode ser retardado ou estagnado com uma rotina de exercícios físicos. Como medidas preventivas não engordar, fazer exercícios físicos leves, e evitar hormônios femininos, e se tiver predisposição familiar o uso das meias elásticas.
Sendo assim, quem sofre de varizes dos MMII deve ter em mente que a patologia é grave e sem tratamento pode ser até fatal, e que existe hoje médicos especialistas que sabem tratar e prevenir tal moléstia. Fica o meu alerta para o cuidado com a saúde e as pernas.

Dr. Alexandre Nicastro Filho é angiologista e cirurgião vascular e endovascular CREMESP 25844


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Tire oito dúvidas sobre varizes nas pernas


Elas podem ser sinal de problemas sérios de circulação.


As varizes dos membros inferiores são uma doença comum mas que muitas vezes passam despercebidas. Estima-se que cerca de um quarto dos adultos com mais de 40 anos apresente a doença em algum grau. Consequentemente, as dúvidas acerca do assunto são frequentes. Para esse artigo, listei as perguntas que mais ouço.

1.O que são varizes de membros inferiores? 
Varizes de membros inferiores são veias dilatadas, tortuosas e incompetentes situadas na porção mais superficial das coxas e pernas, isto é, logo abaixo da pele. O termo incompetente significa que a veia é incapaz de fazer com que o sangue flua somente na direção do coração. Assim, o sangue fica congestionado nestas veias, tornando-as mais volumosas e por isso mais visíveis.  
2.Usar salto alto leva ao aparecimento de varizes?
É um conceito ainda controverso e não confirmado. Sabe-se que a musculatura da panturrilha fica subutilizada quando se usa saltos muitos altos, e que isto supostamente prejudica o retorno do sangue para o coração. No entanto, ainda não há provas definitivas da associação entre varizes e uso de salto alto.

3.Quem tem familiares com varizes possui maior chance de desenvolver a doença?
Sim. Existem fatores genéticos ainda não completamente compreendidos que levam a aumento da ocorrência de varizes em certas familias. Mas é importante ressaltar que as varizes são causadas por múltiplos fatores, ou seja, nem todos em uma familia desenvolverão a doença.

4.Microvasinhos, se não tratados, podem virar varizes? 
As telangiectasias, conhecidas como "vasinhos", são veias muito finas (entre 0,5 e 1,5 milímetros, aproximadamente), que podem causar dor e queimação, além da insatisfação estética. Mas não são estas veias que se tornarão varizes. As telangiectasias crescem pouco em tamanho. O mais comum é crescerem em extensão, ou seja, "espalharem-se" pelas pernas 
5.Ouvi dizer que não adianta operar das varizes, pois elas voltam. É verdade?
Quando um médico opera suas varizes, ele remove apenas as veias doentes. Porém, ao longo de muitos anos, as veias que eram sadias na época da primeira cirurgia podem tornar-se varicosas. Assim as varizes retiradas não "voltam". O que pode voltar é a doença em si. Cirurgias bem planejadas e realizadas com as técnicas corretas costumam ser de resultado duradouro e trazer satisfação aos pacientes por muitos anos.

Estima-se que cerca de um quarto dos adultos com mais de 40 anos apresente a doença em algum grau.

6.Existem varizes internas? 
O sistema de veias das pernas pode ser dividido em dois grupos: o superficial e o profundo, este último situado entre os músculos das pernas e dentro destes. Essas veias podem tornar-se dilatadas e incompetentes, mas o termo "varizes internas" não é correto.  
7.Quais são as complicações das varizes? Em estágios mais avançados as varizes podem trazer complicações bastante inconvenientes, sendo as mais comuns as citadas abaixo: 
Dermatite ocre: É uma inflamação crônica da pele, associada a hiperpigmentação (manchas escurecidas) nas pernas, tornozelos e pés. Além de eventualmente provocar coceiras, traz um aspecto estético muito indesejável.

Flebites: São processos inflamatórios nas veias com varizes, gerando trombos (coágulos) em seu interior. É um quadro bastante doloroso e que costuma deixar sequelas, tais como manchas e dores.

Ulceras varicosas: São feridas nas pernas e tornozelos provocadas pela congestão do sangue nesta região. Tais úlceras aparecem nos estágios mais avançados da doença, e são de difícil cicatrização. Além disto provocam um impacto muito negativo na qualidade de vida dos pacientes, podendo impedi-los até mesmo de trabalhar. 

8. Varizes podem levar ao aparecimento de trombose?
Sim. Varizes em seu estágio intermediário e avançado são fatores de risco para a formação de coágulos nas veias das pernas, a chamada "trombose venosa profunda". Por isso, ao perceber novas varizes é importante procurar um especialista para saber se o caso pode ter mais complicações.  

Sete problemas causados pelo uso de roupas apertadas

Disponível:  http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/3575-sete-problemas-causados-pelo-uso-de-roupas-apertadas/7#conteudoTxt


Solte seu corpo e previna-se de varizes, dores nas costas e até má digestão


Você vira de costas e olha o bumbum no espelho: perfeito, sem nenhuma sobra de tecido. Nas pernas, a mesma coisa, coxas e penas desenhadas dentro da sua calça jeans. Com ou semstrecht, o modelo ideal deve se ajustar perfeitamente ao corpo, como tivesse sido costurado nele. A vaidade, no entanto, pode custar mais caro do que você imagina.

Varizes, dificuldades de digestão, cansaço fora do normal e problemas ligados aos órgãos sexuais são alguns dos riscos que você corre ao privilegiar as peças justas no guarda-roupa. Atente-se às dicas do dermatologista Gilvan Alves, de Brasília, da nutricionista do Minha VidaKarina Gallerani, do ginecologista Odair Albano, do Hospital Maternidade de Campinas, e do angiologista Augustus César de Araújo, de Brasília.

Circulação sob risco 
As roupas apertadas podem dificultar o retorno do sangue venoso, que passa muito tempo nos membros inferiores. Essas roupas geram compressões, ao longo da perna e na região abdominal, sem uma graduação adequada. 

Varizes 
Elas prejudicam principalmente as mulheres. Isso porque a progesterona, um dos hormônios femininos, causa a dilatação das veias além do calibre normal. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 17% da população sofre com problemas vasculares, as varizes entre eles. Quando você usa roupas apertadas, prejudica sua circulação, aumentando as estatísticas. Principalmente se há casos de varizes na sua família ou se você toma algum tipo de contracepção hormonal, prefira peças mais larguinhas. 

Celulites 
Não é que as roupas apertadas causem celulites. Mas elas retardam o tratamento ou favorecem o surgimento dos furinhos. Quando há formação dos nódulos de gordura, causadores de celulite, a circulação sanguínea fica prejudicada nestas regiões. Se você usa roupas apertadas, prejudica ainda mais a passagem do sangue, agravando o quadro. Ou seja, a celulite de grau 1 evolui para grau 2 e assim por diante.

Respiração 
Roupas muito apertadas ou um cinto ajustado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo. Resultado: você pratica a chama respiração curta na maior parte do dia, ou seja, a inspiração só chega até a parte alta do tórax. Com isso, as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente e seu corpo acumula mais gás carbônico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade: portanto, livre-se das roupas apertadas quando precisar de calma. 

Dores nas costas 
Acha que não tem nada a ver? Então compare, marcando suas sensações por dois dias seguidos. Num, use uma combinação bem justa e, no outro, escolha um modelo que deixe seu corpo bem à vontade. A diferença é notável: vestindo peças que restringem seus movimentos, você é obrigado a sobrecarregar os músculos e as vértebras para realizar atividades que, normalmente, nem exigiriam tanto esforço. Com o quadril comprimido, sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos. O mesmo vale para as camisas que impedem os braços de se mexerem-se: por causa disso, os ombros encerram o dia com uma sensação de peso e, às vezes, até ardência e formigamento. 

Digestão 
O problema, neste caso, deve-se principalmente às calças e cintos que apertam demais sua barriga. Após as refeições, seu estômago dilata-se (é nele onde ocorre parte da digestão, graças à ação dos ácidos presentes ali). No entanto, a pressão das roupas pode fazer com que os ácidos do estômago refluam para o esôfago, causando azia e refluxo.

Saúde sexual
 Entre as mulheres, o uso de roupas apertadas pode favorecer o corrimento. Com a umidade e a temperatura alta, a região genital torna-se propícia ao desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar doenças como a candidíase. Nos homens, o risco em vestir calças e cuecas apertadas demais está em afetar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos, além de causar dor nos testículos. 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Exercícios são aliados para tratamento das varizes

Disponível: http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/10119-exercicios-sao-aliados-para-tratamento-das-varizes?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Varizes


Intensidade e carga são os principais cuidados na hora do treino

Quando as varizes aparecem, partir para a atividade física parece ser um caminho benéfico para reativar a circulação sanguínea dos membros, comprometida pela falta de capacidade dos vasos em enviar o sangue para o resto do corpo. Mas surge a dúvida: será que posso fazer qualquer tipo de exercício? "A maioria deles está liberada, mas a atenção deve ser redobrada com a carga o exercício", explica a coordenadora da equipe médica do grupo Bio Ritmo, Ana Lúcia de Sá Pinto .

Escolhendo a melhor atividade
Antes de determinar a carga do exercício, é preciso escolher aquele que mais se adapta ao seu dia a dia. Para quem gosta de desafios, há a corrida e a musculação. A caminhada, a bicicleta e a natação também são ótimas opções. Mas o exercício super recomendado pela especialista para quem tem varizes são práticas como o Deep Water Running, que consiste em realizar movimentos de corrida dentro da água, evitando assim o atrito aos membros inferiores que uma corrida normal pode gerar. 

Atenção à carga

Agora que o exercício já foi escolhido, é hora de determinar a carga. Segundo Ana Lúcia, é importante começar com uma carga mais baixa para acostumar o músculo. "Muita gente acha que a musculação não pode ser feita ou que pode aumentar o surgimento de varizes, mas ela pode ser feita, desde que o treino seja de intensidade leve a moderada para o corpo se adaptar", afirma a especialista. 

Periodicidade na academia

Depois de escolhido o exercício e a carga, é hora de decidir qual o tempo reservado durante a semana para fazer da academia uma aliada no tratamento das varizes . A especialista recomenda frequentar a academia de 3 a 5 vezes na semana. "Nesse período, uma hora por dia é o suficiente para apresentar resultados sem exigir muito do corpo", completa Ana Lúcia. 

Alerta vermelho

Mesmo que a maioria dos exercícios estejam liberados, há aqueles que podem agravar asvarizes, como o boxe, por exemplo. "Quando a pessoa fica muito tempo em pé, sem movimentar membros inferiores, a circulação sai prejudicada", explica Ana Lúcia. Como afirma a médica, quando é apenas um hobby, não há a cobrança e a competitividade que geralmente o esporte desencadeia. "Tudo depende da intensidade do exercício", completa. 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Doppler Vascular no diagnóstico de varizes dos membros inferiores

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/10123-doppler-vascular-no-diagnostico-de-varizes-dos-membros-inferiores?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Varizes


Exame é fundamental para diabéticos, fumantes ou portadores de problemas vasculares

Até pouco tempo, o diagnóstico e a conduta no tratamento dasvarizes dos membros inferiores eram feitos por cirurgiões vasculares e angiologistas, quase que exclusivamente pelo exame clínico e algumas manobras clínicas específicas. Os exames e estas manobras poderiam sugerir se as varizes seriam primárias ou secundárias, por exemplo, de uma trombose do sistema venoso profundo, o que modificaria o tratamento das mesmas. Para esclarecer esta dúvida o exame utilizado era a flebografia do membro, que é a injeção de contraste radiopaco numa veia do pé, e radiografias seriadas das pernas e coxas, na qual seriam evidenciadas as veias do sistema venoso profundo demonstrando lesão ou não destas veias.
Há alguns anos surgiu o exame Doppler Vascular ou Ultrassom Doppler do sistema circulatório dos membros inferiores. Este exame baseia-se no efeito Doppler obtido pela circulação sanguínea nos vasos dos membros inferiores, mostrados pelo ultrassom. O austríaco, Christian J. Doppler, um dos mais importantes físicos da história da humanidade, desenvolveu estudos sobre a relação entre as frequências sonoras e suas velocidades relativas: o depois chamado de Efeito Doppler, método usado nos mais diversos campos da ciência e da medicina. O Doppler Vascular hoje é considerado uma ferramenta importantíssima para diagnóstico de diversas doenças. 
Este exame é fundamental principalmente para os pacientes diabéticos, fumantes ou portadores de vasculopatias, além de ser indolor. O equipamento é portátil e pode ser utilizado de maneira repetitiva, pois não causa nenhum transtorno ao paciente, podendo inclusive ser usado em mulheres grávidas.

Este método veio revolucionar o diagnóstico das varizes, pois somente com um exame não invasivo, de fácil realização, em aparelho de baixo custo e rápido pode-se "visualizar" o sistema venoso profundo e superficial do membro em tempo real e com alta eficácia de diagnóstico.
O Doppler Vascular tornou-se tão útil que, na prática, não se indica mais cirurgia de varizes sem a sua prévia realização, pois com este método podemos não só mapear as veias varicosas visíveis, mas também as veias que não se evidenciam a olho nu e mesmo a localização das veias perfurantes, que serão ligadas na cirurgia. Na prática o aparelho pode ser utilizado até no intraoperatório para visualizar varizes e localização de cateteres em cirurgia endovascular e a laser.  
O médico ainda pode sentir a necessidade de complementar o exame de Doppler Vascular com o Eco Collor Doppler, método que completa o diagnóstico não apenas com sons, mas com fotos dos registros ultrassonográficos.

Com estes avanços no diagnóstico em varizes dos membros inferiores, houve um grande aumento na precisão e acurácia no tratamento e na diminuição de recidiva da doença.
Espero, com este artigo, promover um melhor entendimento da patologia das varizes dos membros inferiores.  

Varizes sinalizam problemas de circulação

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12647-varizes-sinalizam-problemas-de-circulacao?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Varizes


Em casos extremos, condição pode danificar veias que levam sangue ao coração

Dores nas pernas, inchaço, vermelhidão, sensação de formigamento e queimação são alguns dos alertas do corpo que antecedem o aparecimento de vasinhos vermelhos ou azuis nas pernas. Além do inconveniente estético, o surgimento deles sinalizam que a sua saúde precisa de atenção. Estes sinais são altamente sugestivos de insuficiência venosa crônica, ou seja, varizesdos membros inferiores. Este tipo de problemas vascular nas pernas indica que você deve dar um pouco mais de atenção aos sintomas sob o risco de complicações que, em casos extremos, podem danificar veias que leva sangue com impurezas ao coração e aos pulmões. 

Identifique o problema 
As varizes são dilatações de veias superficiais dos membros inferiores que alteram o fluxo e direção da corrente sanguínea. De acordo com o cirurgião vascular Ricardo Aun, elas podem provocar úlceras e até trombose (entupimento das veias). Já os vasinhos são pequenas vênulas dilatadas vermelhas que aparecem nas pernas e outras regiões do corpo. Geralmente, o problema é hereditário e atinge mais mulheres do que homens.  

Varizes sinalizam problemas de circulação

No entanto, fatores como obesidade, sedentarismo, permanecer muito tempo em pé ou sentado, fazer força excessiva, e até mesmo o uso de roupas apertadas que dificultam a circulação potencializam e agravam a situação. "O sangue que corre pelas artérias tem a função de alimentar as nossas células, os músculos e outros órgãos do corpo. No entanto, as veias fazem o caminho contrário, trazendo o sangue com impurezas até o coração e pulmões, onde ele é novamente oxigenado. O surgimento de problemas venosos indica que o sangue começa a se acumular nas pernas. Por isso é tão importante cuidar da saúde delas e evitar problemas nas veias", explica o especialista. 
O alerta médico deve ser considerado para evitar complicações graves. "Os problemas arteriais podem provocar, por exemplo, entupimento de um vaso que irriga o cérebro e o paciente sofrer um derrame ou um acidente vascular cerebral (AVC). Se houver uma obstrução da artéria que irriga o coração, o paciente pode sofrer um infarto", alerta o cirurgião. Os principais fatores de risco responsáveis pelo estreitamento das artérias incluem estresse, o tabagismo, altos níveis de colesterol e triglicérides, hipertensão, diabetes e consumo de álcool. 

Como prevenir 
O mais recomendado para prevenir o surgimento e o agravamento das varizes é prestar atenção nos fatores que favorecem o seu aparecimento. Mesmo que a hereditariedade seja fator relevante, alguns cuidados ajudam a retardar e até mesmo estagnar o surgimento delas. 
Começar com a inclusão de atividades físicas leves e que não exijam do corpo esforços pesados pode ser uma delas, assim como o uso de meias elásticas. Outra medida preventiva é manter o peso sob controle. Consultar um médico é um cuidado básico que também não deve ser esquecido e muito menos dispensado. Em casos graves, elas podem ser tratadas com cirurgia. 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Alimentação rica em vitaminas melhora a circulação

Disponível: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13054-alimentacao-rica-em-vitaminas-melhora-a-circulacao?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Varizes


Laranja, mirtilo e alho são alguns dos alimentos que combatem a má-circulação


O funcionamento adequado da circulação sanguínea depende de vários fatores. A má-circulação se traduz em vários problemas como: celulite, varizes, colesterol alto, fadiga, dor nas pernas e inchaço, no caso dos diabéticos ou pessoas com resistência à insulina. Os sintomas são diversos, mas o problema é um só: a má-circulação. 

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais moduladores ajuda a manter a integridade dos vasos sanguíneos e, somada à uma hidratação eficaz, garante uma adequada circulação sanguínea. Se você apresenta algum problema referente à circulação ou algum desses sintomas citados, faça um cardápio com os seguintes alimentos: 

1- Acerola, laranja, goiaba, amora e morango 
Alimentos que contêm vitamina C e flavonoides juntos (frutas cítricas e silvestres) fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos impedindo os radicais livres de comprometer sua resistência. Além disso, os flavonoides reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos. 

2- Cebola roxa e mirtilo 
Estudos apontam a quercetina, flavonoide encontrado na cebola roxa e mirtilo, como sendo muito eficiente na prevenção de vasinhos, tendo ação anti-inflamatória. 

3- Abacaxi
 
A bromelaína, uma enzima naturalmente presente no abacaxi, tem sido usada no tratamento de varizes, pois pessoas com varizes apresentam dificuldade em degradar a fibrina (proteína), sendo então depositada ao redor dos microvasinhos. A bromelaína consegue quebrar essa proteína, diminuindo este depósito. 

4- Peixes de água fria (salmão) e azeite de linhaça 
Ricos em ômegas, especialmente do tipo 3, esses alimentos ajudam a evitar a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose), aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial. 

5- Suco de uva integral
 
Os flavonoides, ácidos fenólicos e o resveratrol encontrados nas sementes e cascas das uvas, possuem atividades antioxidantes, que contribuem para o efeito cardioprotetor, incluindo a habilidade de inibir as atividades de agregação plaquetária e formação de trombose. Além disso, o consumo diminui as chances de obstrução nos vasos sanguíneos e reduz potencialmente os lipídios plasmáticos (desentupimento das artérias). Não podemos exagerar na dose, pois o suco de uva integral apesar de todos os benefícios apresenta alto valor calórico. Deve ser consumido com moderação, recomendado de 1 a 2 copos de 200 mililitros por dia. 

6- Alimentos sem glúten Alguns estudos demonstram que o glúten em excesso pode prejudicar a circulação, diminuindo o fluxo sanguíneo, especialmente para o cérebro. O glútenestá presente nos alimentos à base de trigo, aveia, cevada, malte e centeio. Faça uso de farinha de arroz, fécula de batata, farinha de quinoa e farinha de banana verde no preparo de pães e bolachas. 

7- Amendoim
 
Rico em vitamina B3, ele colabora para a vasodilatação sanguínea, melhorando a circulação. Apenas tome cuidado com a quantidade diária, pois é um alimento calórico que deve ser ingerido com moderação. 

8- Gérmen de trigo
 
Rico em tiamina (vitamina B1) que melhora a circulação. 

9- Pimenta Cayenna
 
Atua como agente excitante por estimular a circulação, podendo prevenir coágulos sanguíneos que causam ataque cardíaco e derrame cerebral. 

10- Alho
 
Aumenta a fluidez sanguínea. Pode ser ingerido na comida ou o próprio óleo de alho. 

11- Vinagre de Maçã
 
Alimento que melhora a fluidez sanguínea, por ser rico em vários nutrientes como potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, flúor e silício. 

12- Ban-chá
 
Chá depurativo, mais conhecido como chá verde torrado, estimula a digestão e acentua a eliminação de toxinas por aumentar a diurese, melhorando a circulação e diminuindo o inchaço. 

13- Castanha da Índia
 
Aumenta a resistência dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação. 

14- Água
 
Essencial para o bom funcionamento do organismo, principalmente no que se refere à circulação. 

Evite os industrializados! 
Evite ao máximo e, se possível, exclua de vez do seu cardápio os chamados "alimentos instantâneos", pois são ricos em sódio. Sopas industrializadas, bolachas recheadas, pães de preparo rápido ou bolos feitos com misturas comerciais; cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; bolachas cream cracker; pipoca salgada; picles; batatas chips; embutidos como peito de peru, linguiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela; sopas prontas, temperos prontos e macarrão instantâneo, todos eles são ricos em gorduras, carboidratos refinados e muito sal na composição, o que implica em um valor calórico elevado ou baixo e são as chamadas "calorias vazias". O consumo exacerbado de alimentos industrializados toma o lugar de alimentos in natura, como frutas e verduras e de refeições completas, as quais são substituídas por lanches prontos, que são ricos em glutamato monossódico, que por sua vez é o grande vilão.

Não adianta nada se alimentar direitinho e depois estragar tudo comendo produtos que não são alimentos de verdade! Pense nisso! 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Evite sete fatores que favorecem as varizes

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/14843-evite-sete-fatores-que-favorecem-as-varizes?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Varizes


Entenda a relação do problema com a pílula, horas na posição sentada

Elas lembram uma pequena teia de aranha e costumam aparecer clarinhas e discretas, mas vão se espalhando com o tempo e podem se sobressair na pele. O efeito estético da svarizes é péssimo e ainda há riscos para a saúde, já que essas veias dilatadas perdem sua função, ou seja, deixam de levar o sangue de volta para o coração.

As varizes podem aparecer em diversas partes do corpo, mas são comuns nos membros inferiores, uma vez que o esforço para fazer o sangue subir nesta região é maior. "O problema é mais comum em mulheres e é favorecido pela predisposição genética, mas hábitos, como ficar muito tempo sentado, também aumentam o risco do aparecimento e agravamento delas", afirma o angiologista Ivanésio Merlo, diretor de publicações da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Com a ajuda dele e de outros especialistas, você descobre como fazer para se manter longe desse problema.

Anticoncepcional
A proporção de mulheres e homens com varizes é de três pacientes do sexo feminino para um masculino. Segundo o cirurgião vascular Jorge Kalil, do Hospital São Luiz, isso acontece pela alta concentração de progesterona e estrógeno na mulher, hormônios que favorecem o aparecimento de veias doentes.
O problema é que esses hormônios também são a principal composição de métodos contraceptivos, como a pílula. Assim, seu uso regular aumenta o risco do aparecimento de varizes. O especialista ressalta ainda que o anticoncepcional via oral é o que mais contribui para o problema, já que a absorção dos hormônios se dá de maneira mais intensa do pelo adesivo, por exemplo.

Gravidez
"Quanto maior o número de gestações de uma mulher, maior o risco de desenvolver ou agravar as varizes", afirma Ivanésio. Ele explica que, com o aumento do volume uterino, há compressão das veias dos membros inferiores, o que eleva a pressão e deixa as veias dilatadas. Por isso, nesse período é fundamental realizar repousos com as pernas elevadas e usar as conhecidas meias elásticas, que também ajudam a prevenir o problema.

Sedentarismo
Segundo o cirurgião vascular Hilton Waskman, do Hospital Israelita Albert Einstein, o sedentarismo favorece o aparecimento das varizes porque não estimula os músculos da panturrilha e da planta dos pés, que funcionam como um segundo coração que bombeia o sangue para cima. Por isso, ele recomenda atividades, como uma caminhada, corrida leve e hidroginástica, para melhorar a circulação sanguínea. "Evite atividades muito pesadas, como a musculação, pois elas podem exercer sobrecarga nos membros inferiores, favorecendo a deterioração das veias", alerta.

Ficar muito tempo parado
A posição que mais contribui com a volta do sangue dos membros inferiores é a horizontal. Ficar em pé ou sentado, por outro lado, dificulta a o fluxo sanguíneo, o que contribui com o aparecimento ou agravamento das varizes. "Por isso, pessoas que trabalham em uma mesma posição por muito tempo devem fazer pequenas pausas para se alongar e andar", afirma o cirurgião vascular Cesar Iaccino, do Hospital 9 de Julho. Segundo o médico, cruzar as pernas aumenta ainda mais a compressão das veias. 


Salto alto
Uns dizem que o uso de sapatos com salto alto facilita o retorno do sangue pelas veias, diminuindo, assim, o risco de aparecer ou agravar as varizes. Outros afirmam o contrário, pontuando que eles causam problemas vasculares, porque impedem a movimentação adequada da panturrilha. Seja como for, ainda não há consenso sobre a influência desse tipo de calçado sobre as veias. "O que se sabe, entretanto, é que o uso constante de sapatos de salto pode causar problemas ortopédicos, como o encurtamento do tendão, tecido que liga o osso do calcanhar ao músculo da panturrilha", diz Hilton Waskman.

Obesidade
"Pessoas com sobrepeso ou obesidade sobrecarregam demais os membros inferiores, o que dificulta a volta do sangue venoso", explica Jorge. Segundo ele, o fator não é tão agravante quanto ficar muito tempo na mesma posição, mas contribui para o aparecimento das varizes. Assim, o risco é ainda maior para aqueles que, além dessa característica, ainda são submetidos a atividades com pouca movimentação.

Roupas justas
Algumas pessoas usam roupas tão justas que, no fim do dia, acabam ficando com dores nas coxas e panturrilhas, o que levou originou a ideia de que roupas apertadas podem causar varizes. Entretanto, segundo o cirurgião vascular Cesar, a influência é baixíssima, pois ela não chega a criar uma pressão tão grande quanto a do sobrepeso ou a de ficar muito tempo sentado, por exemplo. Ainda assim, ele recomenda priorizar roupas confortáveis e que não limitem a movimentação para evitar o desconforto muscular.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Desvende oito causas comuns da pele seca ou ressecada

Disponível: http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/14552-desvende-oito-causas-comuns-da-pele-seca-ou-ressecada?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Pele%20seca


Até mesmo algumas doenças dificultam a hidratação da pele


Nem muito oleosa, nem pouco - a pele precisa estar hidratada na medida certa para sempre ter brilho e maciez. O ressecamento é bem comum e pode ser causado por diversos fatores: desde um banho quente e demorado até efeito colateral de remédios. Para conhecer essas causas, oMinha Vida foi atrás de dermatologistas que explicam os cuidados necessários para evitar a pele seca ou ressecada. Confira a seguir. 

Sabonete 

Se você tem pele seca ou ressecada, um dos primeiros pontos a serem analisados é o sabonete que você está usando. "Todos os sabonetes têm como ação desengordurar a pele, até mesmo os sabonetes neutros, e ressecam a pele na medida em que retiram a camada de gordura que tem função protetora e participa na hidratação da pele", afirma a dermatologista Ana Maria Pinheiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "O ideal para quem tem a pele muito seca é usar sabonete apenas nas axilas, nádegas e área genital." 
Mas, se você não abre mão de usar sabonete no corpo inteiro, opte pelo sabonete líquido, que tende a ser mais delicado e com pH mais equilibrado, ou sabonetes que contenham no rótulo a palavra 'hidratante'. "Esses sabonetes possuem baixíssima concentração de detergente, têm baixo custo e são fáceis de encontrar", aconselha a dermatologista Fernanda Casagrande, de Farroupilha (RS). 
Outra alternativa é o sabonete para peles sensíveis. "Ele possui hidratante em vez de desengordurante na fórmula", completa o dermatologista Erasmo Tokarski, do Distrito Federal. 

Mau uso do hidratante 

Não basta usar hidratante: ele deve ser aplicado da maneira mais eficiente se o objetivo for se livrar da pele seca. A dica da dermatologista Fernanda é usá-lo logo após o banho. "Temos uma camada na pele chamada barreira transepidermal, composta por queratinoides, que ficam mais móveis e maleáveis depois do banho, fazendo com que o hidratante penetre melhor", explica. Segundo Ana Maria, o produto deve ser aplicado nos três primeiros minutos após o banho.  

Banhos muito quentes e prolongados 

A má notícia para os fãs de longos banhos quentes é que, sim, este hábito contribui - e muito! - para a pele seca e ressecada. "Banhos quentes, com temperaturas acima de 36ºC/37ºC, facilitam a remoção da camada de gordura da pele, principalmente associado ao uso de sabonetes. A temperatura ideal é a temperatura da nossa pele, 35ºC", afirma Ana Maria Pinheiro. 

Umidade do ar 

As condições climáticas influenciam muito o estado da pele. Quando o tempo estiver seco, os especialistas indicam banhos mais curtos e menos quentes, pouco uso do sabonete e investimento pesado em hidratação logo após o banho. Também vale contar com a ajuda de um umidificador de ar.

Roupas que causam alergia 

Sabe aquele suéter que você adora, mas dá uma coceira danada? Ele pode ser a causa de sua pele seca. "Roupas que possuem tecido sintético, onde o suor permanece na pele e não é absorvido pelo tecido, podem fazer com que a pele perca a barreira de proteção mais superficial e tenha maior propensão a alergias", conta Fernanda Casagrande. "A pele fica mais sensível, vermelha e extremamente seca." 
O melhor é optar por tecidos com maior capacidade de absorção do suor, que são os naturais e o chamado Dry Fit. 

Doenças que afetam a pele 

Diabetes, hipotireoidismo, má nutrição e psoríase podem prejudicar a saúde da pele. O primeiro passo é tratar e controlar o problema. "No caso do hipotireoidismo, mesmo quando controlado, a pele pode permanecer alterada e extremamente ressecada, sendo preciso optar por hidratantes com alto poder de emoliência, como aqueles com ureia e lactato de amônia", ensina Fernanda Casagrande. 
Já no caso da psoríase, não adianta só hidratar a pele. "A causa da descamação e ressecamento excessivo está relacionada a alterações imunológicas da pele, sendo preciso tratá-la com produtos específicos para este tipo de dermatose e, em alguns casos, com medicação via oral", afirma a dermatologista. 

Efeito colateral de medicamentos 

Existem medicações que ressecam a pele, como as estatinas, usadas no controle do colesterol. "Mas esse efeito colateral não costuma ser frequente", garante Ana Maria. Os diuréticos, usados no tratamento da hipertensão também contribuem para diminuição da oleosidade da pele. A solução é investir em um bom creme hidratante. 
No caso do uso de retinoides - como a isotretinoína, usada para o tratamento da acne por ressecamento da pele por atrofiar as glândulas sebáceas -, é preciso ter cuidado. "O uso deve ser avaliado pelo dermatologista, pois pode até piorar a acne", alerta Fernanda.  

Idade avançada 

Conforme o tempo passa, o corpo já não é mais o mesmo. Segundo Ana Maria Pinheiro, as glândulas sebáceas reduzem a produção de sebo com a idade, deixando a pele mais seca, principalmente nas extremidades. A saída, mais uma vez, é apostar em cremes hidratantes e ingerir água regularmente.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Muito além da hidratação: conheça mais oito benefícios do hidratante facial

Disponível: http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/12505-muito-alem-da-hidratacao-conheca-mais-oito-beneficios-do-hidratante-facial#conteudoTxt


Ele protege contra a radiação solar, a poluição e retarda o envelhecimento


Um bom hidratante facial, com fator de proteção ao sol (FPS), é capaz de fazer muito mais pela sua pele do que simplesmente deixá-la macia e com o toque aveludado. Se você tem o hábito de usar o produto diariamente, saiba que está muito bem prevenida contra rugas, flacidez, manchas e o envelhecimento precoce. A seguir, a dermatologista Carla Albuquerque lista oito motivos para não deixar de usar esses cremes. 

Evitar o ressecamento
A pele seca e desidratada é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação. Aquelas pequenas rugas e linhas finas de expressão também ficam mais evidentes quando a pele está ressecada. O hidratante mantém a sua umidade e acrescenta nutrientes importantes para a revitalização e regeneração do tecido. "Além disso, quando está seca, a pele pode ter a sua função de proteção comprometida, favorecendo doenças e infecções", acrescenta a dermatologista.

Proteger contra a poluição 
Os hidratantes que são enriquecidos com substâncias antioxidantes na formulação, tais como as vitaminas C, E e coffeberry podem ajudar a neutralizar os radicais livres e diminuir os danos oxidativos causados pela poluição.
Prevenir manchas
Uma das principais causas das manchas na pele é a exposição excessiva e inadequada à radiação solar. "Os hidratantes que contém FPS e ativos clareadores na sua composição podem ajudar não só a prevenir manchas, como a clareá-las", diz Carla Albuquerque. Além do mais, o hidratante protege e mantém as propriedades da pele, dando a ela mais força para se reparar.
Melhorar a luminosidade 
Uma nutrição adequada devolve viço à pele. Quando está desidratada, a pele geralmente fica opaca, áspera, sem vida. "Quando recuperamos a hidratação, através da aplicação de um bom hidratante, melhoramos seu aspecto, com consequente melhora da sua luminosidade", explica a dermatologista.
Afastar o envelhecimento precoce
O processo de envelhecimento está ligado a perda gradativa da hidratação natural da pele. "Com o hábito de hidratar a pele regularmente, nutrimos as células e podemos retardar ou pelo menos minimizar esse processo", afirma Carla. As versões com filtro solar também protegem contra a radiação solar, evitando as manchas, flacidez e rugas características do fotoenvelhecimento.
Controlar o brilho e a oleosidade
Existem no mercado hidratantes com ativos que ajudam a controlar o brilho e oleosidade. São produtos que possuem o chamado efeito matte ou matizador. As formulações específicas para a pele oleosa também controlam a produção de sebo por causa dos seus princípios ativos, tais como o ácido azeláico e glicólico.

Dar mais tônus à pele 
Alguns hidratantes acrescentam na sua formulação ativos como o THPE, que conferem o efeito "lifting" e ajudam a melhorar o tônus da pele, dando mais firmeza. 
Proteger contra a radiação solar
Hidratantes com filtro solar ajudam a proteger a pele contra a radiação UVA e UVB, grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e, nos casos mais graves, o câncer de pele. O raios nocivos destroem as fibras de colágeno da pele, responsáveis pela firmeza e elasticidade, favorecendo manchas, rugas e flacidez.