quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sem dor na depilação

Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/blogs/depilacao/sem-dor-na-depila%C3%A7%C3%A3o-185630377.html


Todo mundo já ouviu falar de algum truque para diminuir — ou até mesmo eliminar! — a dor causada pela depilação. Algumas pessoas chegam até mesmo aos tapas e beliscões! Mas será que algum desses truques realmente funciona?
Gelo
A ideia por trás de passar gelo na pele é boa — ele é um anestésico natural para casos de inflamação — mas divide as opiniões de especialistas. "Ele pode ser colocado alguns minutos antes da depilação, já que a dor ocorre durante", afirma a dermatologista Mônica Felici, da Clínica Splendore (SP).
Mas há quem diga que não adianta nada, opinião da depiladora Gracielle Dantas, do Werner Coiffeur (RJ), que diz não adotar o método em suas clientes. Na dúvida, use o gelo também depois do procedimento, já que ele também ajuda a fechar os poros.
Pomada
Aqui, mais uma polêmica, já que a maior parte das depiladoras opta por usar apenas a pomada calmante após a depilação — mas nada de fato que amenize a dor. "Não indicamos qualquer tipo de medicamento ou creme", diz Gracielle. Mas se você sofre demais com a dor, pode sim apostar em alguns produtos antes. Mônica recomenda o uso de creme anestésico de lidocaína 30 minutos antes.
Talco
Essa técnica é das mais difundidas em salões brasileiros: passar um pouco de talco em áreas sensíveis, como a virilha e as axilas, logo antes da depilação. A ideia é ajudar a cera a ter mais aderência — causando, portanto, menos trauma. Mas, garantem as especialistas, o talco não é mais a melhor opção, já que hoje há diversas loções com esse propósito, que costumam ser usadas pelas depiladoras na preparação da pele, com a vantagem de causarem menos reações alérgicas.
Tapas e beliscões
A teoria por trás de beliscar ou dar tapinhas na pele antes de ela ser depilada é "disfarçar" a dor. Mas as depiladoras garantem que não é nada eficaz! Em vez disso, o melhor, segundo Mônica, é esticar bem a pele — assim evita-se que ocorram pequenos traumas na pele.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Qual a forma correta de se limpar os brinquedos do seu filho?

Disponível: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI67228-10516,00.html

Paninho úmido? Água e sabão? De quanto em quanto tempo? Se esfregar, estraga? Tire todas as suas dúvidas sobre a limpeza dos brinquedos de seu filho





Os brinquedos vão para o chão do quarto, para a cama, mesa de jantar, jardim, banheira e – ops! – de repente chegam também à boca das crianças. Se isso não acontecer, tenha certeza, as mãozinhas que manipulam tais objetos, estas sim, cedo ou tarde chegarão à boca, ao nariz e aos olhos de seu filho. E, claro, justamente o mais “sujinho” é o brinquedo preferido dele. O resultado é um intenso vaivém de microrganismos passíveis de provocardoenças e infecções. Isso é normal, e o contato com a sujeira vai fortalecer o sistema imunológico da criança. Na rotina tumultuada dos pais e das mães, a periodicidade da limpeza é a preocupação número 1. Para os brinquedos duros (como plástico, borracha, madeira e metal), é aconselhável que ela aconteça semanalmente. No caso de itens mais trabalhosos (bonecos de pano e pelúcia), a higienização pode ser feita uma vez ou mês ou a cada 15 dias. Outro ponto é fundamental: o armazenamento. Guarde os brinquedos em locais próprios (caixas plásticas ou de papelão, armários etc.) para mantê-los relativamente limpos e ainda estimular na criança o hábito de cuidar bem das próprias coisas.
Cada qual com sua limpeza. Preparamos um “guia definitivo”, separado por tipo de material, para você e os brinquedos de seu filho conviverem em paz. Se vierem mal embalados ou sem embalagem nenhuma e até se forem novos, devem ser limpos.

Metal
Limpe com pano umedecido em álcool 70%. Se o brinquedo não for de ferro, pode-se limpá-lo também com água e detergente ou sabão neutro, com a mão ou uma esponja não abrasiva. Itens pequenos podem ainda ser lavados na máquina de lavar louça ou com escovinhas cujas cerdas penetrem nas reentrâncias. Caso o brinquedo tenha partes de ferro (pregos ou partes maiores), evite qualquer contato com água e verifique regularmente se nelas há eventuais focos de ferrugem.
SE APARECER ALGUMA FERRUGEM, dá para cobrir com tinta ou simplesmente substituir a parte afetada.



Borracha e E.V.A.
Estes são bem simples: basta higienizar com água e sabão ou com pano umedecido em álcool.
AQUELES QUE FICAM NO LUGAR DO BANHO devem receber atenção especial. Depois que tiver terminado, procure retirar a água do interior deles toda vez que forem mergulhados.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Trabalho multidisciplinar na Articulação temporo-mandibular



Os melhores resultados de um tratamento são conseguidos quando atuam conjuntamente profissionais de diversas áreas. A Fisioterapia tornou-se parte integrante do acesso multidisciplinar no tratamento da DTM e de outras condições dolorosas orofaciais. A Fisioterapia Orofacial acrescenta à equipe uma visão conservadora e preventiva das desordens temporomandibulares e de diversas outras patologias que resultam em dor na face, cabeça ou pescoço.
Nossa proposta é atuar conjuntamente com outros profissionais para proporcionar resultados mais eficazes e satisfatórios, utilizando conceitos científicos e recursos fisioterapêuticos específicos.
Embora o fisioterapeuta especializado também esteja habilitado a avaliar o paciente de DTM e dor orofacial, atualmente são poucos os casos que chegam diretamente ao fisioterapeuta especializado, talvez pelo ainda desconhecimento da população em relação à desordem temporomandibular e ao tratamento da fisioterapia nesta área. Assim sendo, outros profissionais são procurados em busca de um diagnóstico correto e do alívio da dor.
Na maioria das vezes são pedidos exames radiográficos para avaliação do problema. Após a análise destes exames, ao fazer o encaminhamento para o tratamento da Fisioterapia Orofacial, o profissional deve sempre deixar os exames com seu paciente, para que este possa apresentá-los também ao fisioterapeuta, facilitando a avaliação clínica e a decisão das técnicas a serem usadas.
O constante contato de todos os profissionais envolvidos no caso promove um aprimoramento dos conhecimentos científicos, é fundamental para o sucesso do tratamento, além de transmitir ao paciente mais segurança no protocolo escolhido.

Odontologia
A Fisioterapia é realizada em contato contínuo com outros profissionais, principalmente da Odontologia. Juntamente com os dentistas, é realizado o tratamento de pacientes com sinais e sintomas de DTM, confirmados através de avaliação minuciosa. Freqüentemente, o dentista encaminha o paciente para a fisioterapia especializada, podendo acompanhar o caso também com recursos odontológicos ou medicamentosos, ou somente aguardar os resultados do tratamento fisioterapêutico.
Para os casos de DTM, a Fisioterapia Orofacial oferece alívio das dores na musculatura mastigatória e na articulação temporomandibular (ATM), além de melhorar a função.
Ainda que o paciente não relate dor, alguns casos, como uma hipomobilidade articular, tornam necessária a atuação da Fisioterapia Orofacial para possibilitar que sejam feitos alguns procedimentos odontológicos, como tratamento endodôntico e implantodontia.

Ortodontia
O fisioterapeuta acompanha o tratamento ortodôntico quando surgem dores na musculatura mastigatória e/ou na ATM. A Fisioterapia também pode fazer-se necessária para conduzir o correto desenvolvimento ósseo e muscular em casos de deformidades ou assimetrias.

Reumatologia
Diversas patologias reumatológicas podem afetar músculos e articulações do quarto superior do corpo. O tratamento fisioterapêutico especializado oferece um grande benefício para pacientes com fibromialgia, patologias articulares e ósseas degenerativas (como a artrose), atuando de maneira específica e/ou global. Com recursos como a laserterapia, é possível tratar especificamente a estrutura articular, favorecendo sua regeneração. Além de abolir a crise, os programas de manutenção previnem a recidiva dos sintomas, oferecendo grande conforto ao paciente.

Neurologia
Pacientes com cefaléia do tipo tensão, cefaléia cervicogênica e dores neuropáticas beneficiam-se dos efeitos analgésicos obtidos com a Fisioterapia. O tratamento conservador é vantajoso, pois dá ao paciente a possibilidade de reduzir ou abolir o uso de medicação, melhorando sua qualidade de vida e proporcionando retorno às atividades profissionais e sociais que estão comprometidas pela dor. Associado ao tratamento, o paciente realiza técnicas de relaxamento progressivo e aprende técnicas para evitar ou controlar possíveis crises.

Otorrinolaringologia
Alguns tipos de dor orofacial, como as provocadas pela sinusopatia, podem exigir a atuação conjunta da Otorrinolaringologia e da Fisioterapia, beneficiando-se das técnicas fisioterapêuticas. Os sintomas otológicos que podem ser provocados pela DTM e pela síndrome dolorosa miofascial, como dor no ouvido, zumbido e sensação de "ouvido tampado", também são tratados e acompanhados pelo fisioterapeuta especializado.
Crianças com respiração bucal beneficiam-se do tratamento fisioterapêutico para corrigir disfunções orais, favorecer o crescimento ósseo correto, recuperar a função muscular e prevenir a instalação de problemas pulmonares.

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia Plástica
Os recursos fisioterapêuticos aplicados anteriormente à cirurgia podem adiar a mesma ou melhorar as condições físicas e funcionais do paciente, garantindo melhores resultados pós-cirúrgicos, reduzindo o tempo de tratamento e melhorando a qualidade de vida do paciente.
A Fisioterapia Orofacial é de grande importância no pós-cirúrgico, como nos casos de trauma, neoplasia, próteses faciais, cirurgia ortognática, ou naqueles em que há envolvimento da ATM e musculatura mastigatória. O tratamento visa o alívio das dores, a redução do edema, a reabilitação das funções articular e muscular (como a mímica facial), a recuperação da sensibilidade, a melhora das cicatrizes em seu aspecto tecidual e estético, podendo evitar a necessidade de cirurgias plásticas reparadoras.
Os cirurgiões podem contar com a atuação conjunta da Fisioterapia Orofacial tanto na fase pré quanto pós-cirúrgica.

Quando encaminhar?
Quando o paciente apresenta alterações posturais, dores articulares, dores musculares (face e cervical), alterações na movimentação (mandibular e cervical) e alterações funcionais, está indicada uma avaliação com fisioterapeuta especializado. Há também indicação para a Fisioterapia Orofacial em caráter preventivo de todas estas condições.
Convidamos os profissionais da área de saúde para que entrem em contato conosco e questionem sobre a possibilidade e as vantagens de seu paciente iniciar o tratamento fisioterapêutico. É sabido que o tratamento iniciado ainda na fase aguda traz resultados melhores e mais rápidos. Encaminhe o seu paciente o mais rapidamente possível.

domingo, 27 de maio de 2012

Lâmina: vilã ou aliada?

Disponível:  http://br.mulher.yahoo.com/blogs/depilacao/l%C3%A2mina-vil%C3%A3-ou-aliada-153604039.html.

Você já deve ter ouvido por aí dizer que o uso da lâmina para a depilação é responsável por diversos problemas de pele: ressecamento, pelos que nascem mais grossos, tendência à foliculite por causa do corte dos pelos... Mas há jeito de evitar esses problemas — e mais: em alguns casos, a lâmina pode ser até mesmo uma vantagem para sua depilação.
Mitos e verdade
Os pelos nascem mais grossos após a depilação com lâmina — pelo menos é o que se costuma dizer por aí! Mas há médicos que discordam disso. "O que acontece é que os pelos são cortados pela haste, onde a espessura é maior. Por isso temos a impressão de que nascem mais grossos", explica a dermatologista Luciana Hitomi, da Clínica Slim Clinique.
Entre os problemas que podem, sim, ser causados por esse método, estão o escurecimento da pele, especialmente em áreas como axila e virilha; a facilidade de cortes em peles sensíveis ou ressecadas; e a tendência maior ao aparecimento de pelos encravados. Mas apesar de realmente ser o método que mais favorece a foliculite, isso só acontece se não forem tomados alguns cuidados básicos, como nunca depilar no sentido contrário dos pelos, esfoliar um dia antes e hidratar depois.
Adotar a lâmina pode ser bom em alguns casos. Um deles, segundo o cosmetologista Mauricio Pupo, é a necessidade de fazer depilação e tomar sol logo depois. "a velha e boa lâmina ainda é a que menos irrita a pele e se você pretende se depilar hoje e tomar sol amanhã, este é o método mais indicado".
Quatro dicas para a depilação com lâmina:
  • Cuidado com a foliculite: prepare a pele antes e cuide dela depois, para não correr o risco de encravar. Uma pedra de gelo ajuda a fechar os poros!
  • Não se preocupe: os pelos não nascem mais grossos. Mas eles crescem mais rápido do que em relação a outros métodos, porque não são retirados pela raiz.
  • Se você tem tendência ao escurecimento da pele, o melhor é evitar a lâmina e apostar em métodos com menos atrito.
  • Tem a pele ressecada? Não esqueça de um bom hidratante, que protege a superfície de cortes.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Banhos de outono

Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/banhos-de-outono.html

Aproveite um banho quente e relaxante.

O Outono, com suas noites mais frescas convida a um banho quente e relaxante, e com ele pode se conseguir descanso e beleza  já que é um dos poucos prazeres do dia a dia corrido durante a semana... 


Nos últimos anos, com o advento da tecnologia de cosméticos, o banho quente pode sim ser uma excelente ocasião para recompor-se e também tratar da pele e dos cabelos. Não há mais porque proibi-lo tão rigorosamente. O prosaico banho diário de chuveiro pode adquirir novo status com algumas dicas e sugestões.

Que tal fazer de conta que está numa sauna, jogando um pouquinho de essência de eucalipto no chão do box? Com o vapor produzido pela água bem quente, haverá sensação de que se está numa verdadeira sauna, com o cheirinho característico e tudo. Há um considerável alívio para quem está com sintomas respiratórios, gripes, tosses, gargantas cansadas, além do prazer reconfortante que a inalação do eucalipto traz.

Os sabonetes atualmente podem ser verdadeiros tratamentos, envolvendo o corpo todo em espumas perfumadas que lavam e lubrificam. Se a pele de seu corpo tende a ressecar, procure os que são ricos em silicone, óleos lubrificantes (amêndoas, avelã, germe de trigo, abacate, castanha), nutrientes como mel, frutas, vanila, suavizantes como glicerina e alantoina. 

A camada mais superficial, de células mortas, vai se tornando áspera em determinados pontos. Friccione uma bucha nas áreas grossas e ásperas dos joelhos, costas e pés. 


Pés merecem cuidados especiais.


Pés cansados se recompõem num passe de mágica se você puder tapar o do box que tenha certa profundidade, deixando-os numa certa imersão enquanto se toma banho. Isto amolece a pele grossa e atenua dores. Ao sair do chuveiro, massageie-os com hidratante, sentada confortavelmente numa poltrona, enrolada num roupão felpudo. Você verá que a pele grossa dos calcanhares, calos, joanetes vai em parte se despregando. 


É hora para o corte das unhas, a retirada de material que se acumula sob elas, a liberação de cantinhos encravados, afastamento das cutículas. Aplique generosamente creme hidratante com ureia e alantoina nos pés e unhas. Resultado: pés macios, bonitos e descansados, com unhas finas e polidas.  


Use uma bucha para dar macies a pele.


Costas e colo com espinhas adquirirão maciez e homogeneidade com substâncias anti-acneicas e antioleosidade, como enxofre, acido salicílico e piroctona olamina usados com bucha levemente áspera. Isto também pode ser feito em braços, nádegas e coxas ásperas, com “bolinhas” que se assemelham a um “ralador”. A textura e maciez serão logo recuperadas.

Aproveite e deixe óleo demaquilante ou creme de limpeza e algodão dentro do box para, à noite, retirar a maquiagem e driblar a preguiça. Massagear delicadamente a face em movimentos circulares facilitará a remoção da pele morta no rosto (sente-se como uma “esfareladinha” discreta). Rosto de pele oleosa, ou com poros dilatados e cravos, beneficia-se com os mesmos sabonetes de piroctone olamina, enxofre, ácido salicílico que, com o vapor quente, penetrarão profundamente. Um hidratante oil free poderá ser aplicado, especialmente a base de ácido glicólico ou vitamina C. 

A temperatura quente da água, do vapor, do ambiente, é excelente para aumentar a penetração de produtos nos fios de cabelos. Aproveite todos os restos de condicionadores que se tem em casa, inclusive de marcas e tipos diferentes, aplique nos cabelos e  estará pronto um “coquetel” de hidratação profunda, para aplicar após o shampoo. Prenda os cabelos para cima e, enquanto se toma o resto do banho, deixe agir por alguns minutos. Funciona quase como as hidratações que se faz nos cabeleireiros. 


Se puder, tome um vinho enquanto relaxa na banheira.


Se eventualmente há tempo e oportunidade para uma banho de banheira, um copo de vinho branco ou tinto são ricos em alfahidroxiacidos e podem ser adicionados ao banho. Óleos e manteigas de karité são emolientes e lubrificantes. Infusões de erva cidreira e camomila também podem ser despejados para incrementar a sensação de bem estar e relax, dando um soninho gostoso... 

Acabado seu banho, envolva-se numa toalha felpuda e aproveite para descansar numa poltrona ou na cama por um momento. Em seguida, comece a aplicar o hidratante deslizante para o corpo, à base de uréia, silicones, germe de trigo, óleo de avelã, de uva, manteiga de karité, manteiga de illipe... Começando pelas pernas e pés massageando lentamente, estenda depois para o resto do corpo, mãos braços, pescoço.  O rosto por fim, agora rosado e brilhante, altamente receptivo ao hidratante adequado ao tipo de pele, com delicado movimentos circulares, faça-o penetrar enquanto relaxa mais um pouco.

Então você ressurge mais bonita, perfeitamente recomposta após este banho especial, momento exclusiva e deliciosamente seu...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Técnica milenar chinesa ajuda eliminar peso

Método controla a ansiedade e não causa danos à saúde


Disponível: http://www.band.com.br/viva-bem/saude/noticia/?id=100000504772


A acupuntura, técnica milenar chinesa conhecida por aliviar dores e várias doenças funcionais, pode também ajudar você a perder aqueles quilinhos indesejáveis e deixá-lo de bem com a balança de uma vez por todas. É o que garante a acupunturista e fisioterapeuta Aparecida Enomoto.

A terapia visa controlar a ansiedade e, com isso, certamente a tendência é atacar menos a geladeira, alivia a retenção de líquidos e melhora o funcionamento do intestino.

"Todos nós sabemos que aumentar a quantidade de alimentos, seguramente vai aumentar o peso, porém, quando estamos em desequilíbrios emocionais, ou hormonais, não conseguimos conter o impulso de estar sempre comendo alguma coisa, seja o que for. Isso acontece quase sempre quando estamos produzindo uma menor quantidade de hormônios do prazer, da alegria, e nos tornamos muito ansiosos. Se comermos alguma coisa o cérebro libera hormônios e nos sentimos melhor", explicou Enomoto.

Feito com agulhas de aço cirúrgico descartável ou eletrônica, o procedimento é um pouco doloroso, mas suportável por se tratar de um breve estimulo neurológico. "Se necessário é feito as auriculares (nas orelhas), também com agulhas", completou.

Segundo a especialista, a frequência das aplicações vai depender da disciplina do paciente, mas em geral é feito uma vez por semana. "A primeira vez  tem duração de duas horas e é uma análise muito minuciosa, pois precisamos conhecer muito bem o paciente. Já as demais têm duração de uma hora".

O resultado, ainda de acordo com Enomoto, é satisfatório e deve estar acompanhado de uma alimentação saudável e também da prática de exercícios diários. "Lembrando que é um tratamento que requer disciplina, e determinação. Porém, fica mais fácil porque o tratamento por acupuntura as pessoas se tornam mais calmas, dormem melhor, evacuam normal e se tornam mais alegres, por estar em equilíbrio entre o frio (Yin) e o quente (Yang). Essa conquista traz uma grande melhora em todo o estado geral da pessoa", finalizou.

Os quilos a serem eliminados dependerão do tempo de tratamento e se a pessoa seguiu todas as recomendações do profissional à risca. Aparecida garante que o método não causa danos à saúde.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Consumo de café reduz risco de câncer de pele

Disponível: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/materias/14141-consumo-de-cafe-reduz-risco-de-cancer-de-pele

  Chances te ter a doença reduzem 20% em mulheres e 9% em homens

 De acordo com um estudo apresentado na Associação Americana para Pesquisa do Câncer, em Boston (EUA), quanto mais café se consome, mais se reduz o risco de basalioma - forma mais comum de câncer de pele. A pesquisa foi feita com dados de dois estudos, um com 72.921 participantes entre 1984 e 2008 e o segundo com 39.976 pessoas entre 1986 e 2008. Segundo os autores do estudo, as mulheres que bebem mais de três xícaras de café reduzem em 20% o risco de desenvolver o câncer, em comparação com aquelas que consomem pouco ou nenhum café. Já nos homens, o risco de desenvolver câncer de pele reduz apenas 9% com o consumo de três xícaras de café por dia. Os pesquisadores afirmam que fatores alimentares, como o consumo diário de café, podem ter um grande impacto na saúde pública, já que, só nos Estados Unidos, há um milhão de novos casos de basalioma diagnosticados a cada ano. Acerte na dose e faça do café aliado da sua saúde Que gosto tem o Brasil? Se você nem parou para pensar e já disse café, acertou em cheio. O consumo desta bebida é o grande destaque na mesa dos brasileiros, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, finalizada em julho de 2011 - nem a mesmo a dupla formada por arroz e feijão é capaz de desbancar as xícaras com aroma de fazenda. As dúvidas sobre o assunto, no entanto, às vezes tornam a pausa para o cafezinho num dilema. Medo de perder o sono, interferência da cafeína nos resultados do treino e até associação da bebida com o surgimento de algumas doenças estão entre as polêmicas. "Existem muitas pesquisas sobre o assunto e algumas trazem resultados conflitantes", afirma a endocrinologista Claudia Chang, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). O único consenso, por enquanto, estabelece a quantidade máxima recomendada por dia: de 300 a 400mg de cafeína, equivalentes a três ou quatro xícaras médias de café coado, ou a metade disso na versão expressa, que é mais concentrada. Limitando-se a essa dose, você aumenta suas chances de potencializar os efeitos positivos do café sem sofrer com os eventuais riscos dos exageros. Veja abaixo relações recentes que os pesquisadores descobriram entre o delicioso café e a saúde de quem não abre mão deste prazer.


1) O café pode proteger contra o câncer? As pesquisas divergem sobre o assunto. Mas há estudiosos já totalmente convencidos de que o café é capaz de proteger contra câncer de fígado, rim, colo-retal e câncer de mama no período da pré-menopausa. "O café é rico em antioxidantes, substâncias que promovem a renovação celular e ajudam o organismo a combater doenças, incluindo o câncer", afirma a endocrinologista Claudia Chang.


2) Cafeína acelera o ganho de massa muscular? A cafeína acelera a perda de gordura, e não o ganho de massa muscular. Isso acontece porque o café é uma bebida termogênica, ou seja, tem capacidade de aumentar o metabolismo basal e obrigar o corpo a gastar mais energia. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, a cafeína também diminui a fadiga e melhora o rendimento do atleta. "Graças ao aumento de disposição, o aluno treina mais pesado e ganha mais massa muscular", explica o médico.




3) Café ajuda na prevenção do Alzheimer? Já foi comprovado que a cafeína age como protetora do organismo contra o Alzheimer e outras demências. A explicação para o feito ainda não é clara: por enquanto, a ação antioxidante e anti-inflamatória da bebida competem pela atenção dos cientistas. Mas há outra hipótese sendo testada: a cafeína estimularia a produção e a renovação do líquor, liquido que irriga o cérebro. "Conforme a idade avança, a produção deste líquido diminui. Com isso, as substâncias tóxicas demoram mais tempo para serem eliminadas e podem surgir danos no cérebro", explica a endocrinologista.
 

4) O café pode ajudar a prevenir doença de Parkinson? O consumo médio de três xicaras de café por dia diminui a incidência de Doença de Parkinson. "Isso ocorreria porque a bebida tem substâncias neuroprotetoras, que retardam a degeneração cerebral causadora da doença", explica a endocrinologista Claudia Chang.




5) O café pode ajudar a prevenir depressão? O consumo de cafeína diminui a inflamação na área do cérebro responsável pelas emoções, problema relacionado à depressão. "O café contém boas doses de ácido clorogênico, substância de conhecida ação anti-inflamatória, também encontrada em vegetais amarelos ou avermelhados, como tomate, cenoura, pimentão, abacaxi e morango", afirma a endocrinologista da SBEM. O nutrólogo Roberto Navarro explica que pessoas mais predispostas à depressão por queda de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina (responsáveis pela atenção, cognição e bem-estar mental) têm uma aliada na cafeína. "A cafeína aperfeiçoa a ação desses neurotransmissores", afirma o especialista. "Mas é preciso ter cuidado com a dose, porque o excesso está associado à ansiedade".




6) Qual a relação do café com o diabetes? O consumo de cafeína está relacionado a uma menor incidência de diabetes, de acordo com estudo recente do Departamento de Nutrição de Harvard. O café, consumido logo após as refeições, diminui a absorção da glicose pelo organismo. "Além disso, a cafeína leva ao aumento dos níveis circulantes de uma proteína chamada SHBG, que reduz o desenvolvimento de diabetes tipo 2", diz o nutrólogo.




7) Café é capaz de prevenir doenças do coração? Sim, provavelmente por conta de seu efeito anti-inflamatório, que deixa as veias livres para o sangue circular. Mas atenção: a proteção cai por terra caso o consumo de café ou outras substâncias ricas em cafeína (como chá mate, chá preto e refrigerantes de cola) alcance mais de 800mg/dia cafeína.




8) O café interfere nos níveis de colesterol? Os especialistas orientam evitar o consumo do expresso, que possui cafestol, capaz de elevar os níveis de colesterol - essa substância sequestra os receptores do intestino responsáveis por manter essas taxas estáveis. Quando o café é coado, essas substâncias ficam retidas no filtro de papel e o efeito é cortado.




9) Crianças podem tomar café? E gestantes? As crianças podem tomar café, desde que não ultrapassem 45mg/dia (cerca de meia xícara). O sistema neurológico infantil é mais sensível e o excesso de cafeína pode prejudicá-lo. "Mas, mantido este cuidado com a quantidade, o café pode aumentar a concentração e a disposição mental, ajudando crianças com déficit de atenção", afirma o nutrólogo. Embora o consumo de cafeína não esteja relacionado à má formação ou retardo do crescimento uterino, o ideal é que a gestante não consuma quantidades muito altas de cafeína, sendo o limite seguro de 300mg/dia, isso por que o consumo excessivo de café pode levar à perda de peso da gestante e do feto.




10) Café realmente tira nosso sono? Sim. Isso acontece por que o consumo de cafeína bloqueia a ação de um componente químico do cérebro, que determina a necessidade de sono e desperta a vontade de dormir. "Os efeitos da cafeína persistem por quatro a seis horas após o consumo. É preciso ter isso em vista para que uma xícara de café não se transforme em gatilho para a insônia", afirma a endocrinologista.