sexta-feira, 23 de março de 2012

7 dicas para voltar ao trabalho e continuar amamentando



Disponível: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI212089-10513,00.html

A ansiedade pode bater e é normal. Mas algumas medidas podem ajudar você a voltar à ativa e garantir o aleitamento
Depois daquele seu receio inicial se conseguiria amamentar, os meses passam e o aleitamento se torna algo mais fácil. Então, você se depara com os dias de volta ao trabalho se aproximando e bate aquele aperto no peito se manter a amamentação será mesmo possível. Fique tranquila! Em primeiro lugar, converse com o pediatra do seu filho para ele orientar sobre a alimentação do bebê. Para as mães que têm o direito à licença-maternidade de 6 meses, nessa mesma fase, o período de aleitamento exclusivo termina, e a criança já começa a experimentar novos sabores. Saiba que com um pouquinho de organização e preparação alguns dias antes vai dar tudo certo.

A retirada
Você tem três opções: manual, bombinha manual e elétrica. Não há um jeito mais eficaz, e sim aquele ao qual você se adapta melhor. Há mulheres que tiram com a mão e sai mais do que com auxílio de bombinhas. Se optar pela elétrica, saiba que ela é mais cara, mas você pode ser aluga da (busque na internet algum site que ofereça o serviço na sua região). Um cuidado especial: para não machucar o mamilo, nunca deixe que a pressão do acessório seja forte demais.

Banco de leite em casa
Comece a guardar o alimento do seu filho 15 dias antes de retornar ao trabalho. Isso vai deixar você mais tranquila. Lembre-se de guardar o leite em frascos de vidro e esterilizados (basta fervê-los por 10 minutos e deixar que sequem naturalmente sobre um pano de prato limpo). Na geladeira, pode ser guardado por, no máximo, 24 horas e no freezer, por 15 dias. Coloque etiquetas com a data do dia que retirou o leite para usar primeiro os frascos que estão por mais tempo. O melhor é retirar o leite excedente após as mamadas ou aguardar uma hora e meia depois que o bebê for amamentado, para dar tempo de encher as mamas novamente.

Mamadeira já?
Você tem receio de o seu filho não aceitar o leite na mamadeira ou no copinho? Não fique aflita! Para não aumentar a ansiedade das mães, alguns médicos acreditam que não é necessário esse "treino" antes de voltar ao trabalho. Afinal, na hora que bater a fome, o bebê vai mamar. Outro detalhe é que perto de você, ele vai preferir o peito e, provavelmente, vai recusar a mamadeira. Mas, se ficar mais tranquila de saber que ele pegou a mamadeira ou o leite no copinho, peça, então, para que uma outra pessoa faça isso por você uns dias antes do retorno ao trabalho. Pode ser a babá que vai ficar com ele, sua mãe, uma amiga. O importante é ele não notar sua presença naquele momento. Ele vai resmungar, mas é normal. Também não tenha medo de que ele irá desistir de mamar no seu peito porque está tomando a mamadeira ou copinho. Continue com a amamentação em casa nos horários em que estiver (a sucção do bebê é o melhor estímulo para a produção do leite), como pela manhã e ao chegar. Se ele estranhar um pouquinho, faz parte. E relaxe!

No trabalho...

Momento só seu

O ideal é você retirar o leite no trabalho mais ou menos nos mesmos horários em que ele mamaria. Mas, como a gente sabe que isso nem sempre é possível, escolha um momento mais tranquilo ou quando perceber que as mamas estão cheias. Procure um local agradável e sem muitas pessoas por perto. Lave as mãos, prenda os cabelos e evite falar enquanto tira o leite. Nessa hora, foque o pensamento no seu bebê, nos momentos gostosos em que estão juntos, nas risadas que ele dá para você. Vai fazer diferença!

Roupa adequada
Para facilitar o momento da retirada do leite, opte por blusas com abertura na frente. Você vai se sentir melhor. Deixe os vestidos e blusas mais fechados para usar em outros momentos.

Alimentação e hidratação
Não é porque você voltou ao trabalho que deve relaxar com a sua saúde. Muito pelo contrário. Para ajudar na produção de leite, você precisa tomar bastante líquido (deixe uma garrafa grande na sua mesa) e fazer um lanchinho no meio da manhã e da tarde. E um exercício diário (apesar de, claro, não ser nada fácil): não deixe o estresse do dia a dia contaminar esse momento da maternidade.

Como guardar
No trabalho, você vai precisar deixar esse leite armazenado em uma geladeira até o horário de ir embora. O ideal é que ele fique longe de alimentos que cheiram demais, como embutidos ou temperos. O leite materno adere aos cheiros e o bebê pode estranhar. Para transportá-lo para casa, coloque o frasco em uma bolsa térmica e depois transfira rapidamente para o freezer.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Cigarro, o mal na pele!

Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/cigarro--o-mal-na--pele-.html

A proibição do fumo nos locais públicos tem suscitado muitas discussões, mas vale a pena mostrarmos o mal que esse hábito faz à pele e à aparencia, para animarmos as pessoas a cumprirem a lei. As mulheres principalmente, já que para elas a beleza é ainda mais importante e seu organismo frágil sofre triplamente com o cigarro.
Você, tão cheia de vida, tão ativa, elétrica, já pensou que a pele do seu rostinho tem sofrido com o fumo? Você sabia, por exemplo, que o cigarro praticamente “come” o colágeno que está na camada mais profunda da pele? Justamente o colágeno, responsável pela firmeza, hidratação, viço e sustentação da cútis?



Mesmo em mulheres jovens, na faixa os 30 anos que já fumem há cerca de três anos, é possível detectar os sinais clínicos que traduzem esta queima de colágeno: perda do frescor, aspecto mais pálido e abatido, pele amarelada e sem vida, olheiras fundas ou bolsas inchadas sob os olhos, marcas de expressão com ruguinhas na lateral dos olhos, dos lados da face, em torno da boca, sulcos que se aprofundam e traçam uma linha triste dos cantos do nariz aos cantos da boca...
As pálpebras parecem sempre inchadas pela manhã e leva-se algumas horas para se ficar apresentável. Nas fotos, principalmente, o pescoço pode aparecer mais flácido, com pregas vertcais, especialmente após os 35 anos. As mãos tornam-se sempre muito secas, grossas, e os vasos começam a ficar visíveis.

Como a circulação sanguínea no couro cabeludo também logo se torna deficiente, já que a nicotina estreita os vasos, tornando a chegada de sangue bem mais difícil, temos freqüentemente que nos deparar com a queda de cabelo. Especialmente nas regiões anteriores do couro cabeludo, os fios vão ficando mais fininhos, o couro cabeludo cada vez mais visível próximo à testa. O crescimento dos fios fica mais lento e, se o cabelo já foi agredido por procedimentos químicos como a descoloração e os alisamentos, há alarmantes possibilidades de os fios partirem com mais facilidade.
Sobrancelhas ficam finas e com falhas. Cílios parecem menores do que já foram no passado.

Celulite então logo surge quando há menor circulação sanguínea nas sofridas áreas dos quadris e coxas. O fumo prejudica consideravelmente a chegada de sangue na região, e até mesmo nas mais magrinhas podem começar a aparecer as alterações progressivas e nada agradáveis características: flacidez, menos firmeza, ondulações profundas e os temidos furinhos de aspecto de “casca de laranja”.
Frouxidão e flacidez podem surgir na área da cintura e abdome, tirando o entusiasmo pelos fins de semana na praia.
A cicatrização fica mais lenta e difícil, as arranhaduras e feridas demoram a fechar e ainda por cima deixam manchas escuras de recordação que custam a ir embora depois de algum tempo que parece uma eternidade.

Que fazer? Gritar? Não! Pois a voz da fumante vai ficando lentamente mais grossa e rouca, assemelhando-se à voz de uma mulher mais velha!
As unhas ficam mis moles, fracas e desfolham facilmente graças à menor nutrição sanguínea que recebem na matriz.

Enquanto você não se resolve ou não consegue largar definitivamente este vício maldito, vá antagonizando, ainda que em parte, os efeitos danosos do cigarro, usando revitalizadores como a vitamina C local, o ácido glicólico e retinóico, além de estimuladores de colágenos como o glycans (pentaglycan e glicosaminoglycan).
Alimente-se equilibradamente, repondo sais e minerais como o zinco, a vitamina C e o ácido fólico e os complexos de aminoácidos para os cabelos, como a biotina e a queratina .
Mas, se possível, já jogue o maço fora assim que terminar de ler este artigo. Você vai ver como será magnífico para sua pele!

domingo, 4 de março de 2012

COMO ESCOVAR OS DENTES

Disponível: http://www.yahoo-colgate-saudebucal.com.br/materia.aspx?Materiaid=5

Qual a maneira certa de escovar?
Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:
Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.


Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.


Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar.


Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito.

Que tipo de escova dental devo usar?
A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar. Muitos escolhem a escova elétrica como a melhor alternativa, pois ela limpa com maior facilidade e é particularmente indicada para pessoas que têm dificuldade para higiene bucal ou tem menor destreza manual.

Qual a importância do creme dental na escovação?
É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite ,tártaro, manchas e sensibilidade. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado. Para encontrar o creme dental Colgate correto para você, clique aqui.

Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

* Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2008 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados

sexta-feira, 2 de março de 2012

Pelos, nunca mais?

Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/blogs/depilacao/pelos-nunca-mais-144420652.html

Se você sempre sofreu com a depilação mensal, semanal ou até diária — caso de quem usa lâmina, por exemplo, para depilar áreas sensíveis como a axila —, diminuir a velocidade de crescimento de pelos ou até mesmo a quantidade deles parece uma utopia. Mas, segundo a indústria de cosméticos, já é possível.

Várias empresas têm lançado produtos que prometem ajudar nessa missão de acabar
de vez com os pelos — ou, no mínimo, espaçar as sessões de depilação. As novidades
vão desde gel de barbear até sprays e cremes depilatórios mas, segundo a médica nutróloga Maria Raris, o uso precisa ser bem avaliado para fazer efeito. "Se a causa do crescimento excessivo de pelos for uma desordem hormonal é necessário bloquear a ação dele através de medicamentos de ação sistêmica".

Entre os principais produtos do mercado estão produtos como o Bioxet, composto por um complexo herbal, e o Regenerage, produzido a partir do princípio ativo Epilami, além do acido azelaico, que pode ser manipulado. "O acido azelaico inibe a transformação da testosterona em DHT, hormônio responsável pelo crescimento dos pelos e pela oleosidade da pele. Esse medicamento também combate a acne", explica Maria Raris. Já o Epilami age contraindo os vasos sanguíneos e reduzindo a velocidade de formação de novos pelos. A única contraindicação para esse método são pessoas com as chamadas "feridas crônicas", provocadas por problemas vasculares.
Todos esses produtos tópicos funcionam de forma progressiva; ou seja, não basta passar uma vez.Usando todos os dias, garantem os fabricantes, a estrutura do pelo se modifica e, aí, o crescimento deles diminui consideravelmente. Interrompendo o tratamento, os pelos voltam ao que eram antes.

Desodorantes
Existem até mesmo desodorantes que garantem possuir esses ativos em sua composição. Eles podem ajudar a fazer os pelos crescerem com menos velocidade, mas não funcionarão de maneira tão rápida quanto os dermocosméticos — e, mais importante, não vão surtir resultados em alguém que tenha problemas hormonais. "Por serem comercializados sem necessidade de prescrição médica, os desodorantes apresentam menor concentração dos princípios ativos", explica Maria.
"Vale lembrar, na hora de escolher, que o único método capaz de realmente 'parar' o crescimento dos pelos é a depilação a laser", assegura a médica especializada em medicina estética Luciana Hitomi, da Clínica Slim Clinique (RJ).

Quatro dicas para usar inibidores de crescimento dos pelos:
- Peça a dica para seu médico; só ele poderá te indicar quais os compostos mais
indicados para sua pele, ou dizer se os produtos funcionarão.
- Os produtos manipulados costumam ser mais eficazes do que aqueles vendidos em
farmácia, como desodorantes, que contêm os ativos em pouca quantidade.
- Para o produto fazer efeito, o uso precisa ser contínuo, ou a estrutura do pelo não vai
se enfraquecer.
- Para acabar com os pelos de vez, não tem jeito: a única solução é a depilação a laser.
Procure uma clínica confiável para isso.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Os inimigos da pele

Disponível: http://br.mulher.yahoo.com/os-inimigos-da-pele.html

Inimigos estão em toda parte e a pele também é vítima deles. São fatores externos e internos que estragam, marcam e desgastam a cútis. Como na guerra, é bom conhecer os adversários para melhor derrotá-los.

Eles são:

* Fatores externos

Sol: Degenera o colágeno, altera a melanina causando rugas, manchas.
Arma de defesa: Filtro solar

Cigarro: Literalmente “come’” o colágeno da pele, fazendo com que ela perca a elasticidade e o viço, causando rugas, palidez, vasos arrebentados, bolsas sob os olhos, olheiras.
Armas de defesa: Não fumar, cremes com vitamina C e estimuladores de colágeno e ácidos.

Clima: O tempo frio resseca e o ar condicionado retira a lubrificação natural contínua. O tempo quente e úmido causa irritações e facilita infecções por fungos e bactérias.
Armas de defesa: Hidratantes para o frio e talco para combater a umidade no corpo.

Poluição: Pode obstruir os poros, dando aspecto grosseiro à pele.
Armas de defesa: Sabonetes e adstringentes que limpem bem.

Cremes gordurosos: Podem causar acne e cravos.
Armas de defesa: adstringentes, séruns (ou soro, tipo de produto de consistência mais leve) e loções sem óleo.


Alérgenos:
Provocam vermelhidão e descamação (alergias a bijuterias, detergentes, maquiagens, tintas e esmaltes, etc).
Armas de defesa: cremes com corticóides receitados por dermatologistas e cremes com silicone-dimethicone para proteger.



* Fatores internos

Fatores hormonais:
Baixa de estrógenos pós menopausa causa rugas, flacidez, palidez e olheiras. Distúrbios com aumento de hormônios masculinos, como na síndrome de ovários policísticos, causam acne e eczemas.
Armas de defesa: Na menopausa, reposição hormonal e cremes com estradiol. Para ovários policísticos, tratamento médico adequado a cada caso.

Alimentação: Se for inadequada, com excesso de calorias propicia o surgimento de espinhas. Poucas proteínas deixam a pele flácida e com tendência às rugas.
Armas de defesa: Dieta saudável, com proteínas, verduras, redução de carboidrato, sem muito sal e sem refrigerantes.

Estresse: Aumenta os cortcóides naturais do organismo, facilitando atrofia da pele, perda de colágeno, déficit de circulação e aceleração do envelhecimento.
Arma de defesa: exercício físico, que libera endorfinas que antagonizam o estresse.

Doenças: Podem alterar a imunidade. A pele fica fragilizada e vulnerável às infecções. Múltiplas alterações podem ocorrer por doenças e por medicamentos.
Armas de defesa: Consultar o seu médico.

Ligia Kogos é médica dermatologista em São Paulo