quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os 9 segredos indispensáveis para controlar a oleosidade da pele

Cuidados com a maquiagem; os sabonetes e o corte de cabelo para acabar com o problema

Disponível: http://www.minhavida.com.br/conteudo/3373-Os-9-segredos-indispensaveis-para-controlar-a-oleosidade-da-pele.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=beleza&utm_campaign=11_06_29

Quem tem pele oleosa sabe o drama que é controlar o excesso de brilho. Lavar o rosto várias vezes durante o dia, passar lencinhos umedecidos e produtos adstringentes são algumas das medidas preventivas mais comuns.
Mas qual delas realmente funciona? "É preciso prestar atenção no tipo de sabonete que você usa, na composição da maquiagem e até no seu corte de cabelo" , afirma o dermatologista Ademir Junior, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

A seguir, a especialista explica tudo o que você precisa fazer para proteger a pele contra o excesso de oleosidade e, consequentemente, ficar longe de cravos e espinhas, além de evitar aquele aspecto brilhante que derrete qualquer maquiagem.

1. Na hora do banho - O primeiro cuidado é regular a temperatura da água. Muito quente, ela remove a oleosidade natural da sua pele, incentivando o organismo a produzir mais sebo. Resultado: oleosidade de sobra. Prefira água morna ou fresca. A escolha do sabonete também é importante: use produtos específicos para o rosto, que também não agridem a pele desta região. Algumas marcas, inclusive, dispõem de opções específicas para cada tipo de pele.

2. Maquiagem - O uso do pó é comum entre as mulheres que têm vergonha do brilho excessivo, produzido pelas peles oleosas. Desde que você tenha o hábito de limpar corretamente a pele, com uma espuma de limpeza e uma loção adstringente, pode usar maquiagem sem medo. Se possível, busque produtos que são desenvolvidos para pele oleosa, ou seja, que não incentivam a produção de sebo. Também peça por opções com o chamado efeito mate, que dão aspecto mais seco.



3. Lencinhos umedecidos - Eles até aliviam aquela sensação pegajosa, mas ão resolvem a oleosidade. A ação é restrita ao alívio do desconforto. Pode haver, inclusive, um aumento da oleosidade, caso seu lencinho contenha produtos que desgastem a pele. Prefira andar com um pouco de loção adstringente e lenços de papel ou plaquinhas de algodão, eles são úteis quando não é possível lavar o rosto.

4. Franja no rosto - A oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo acaba prendendo-se à testa e ao rosto. Além disso, o cabelo abafa a pele, que acaba com dificuldade de respirar. Evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto ou, se for o caso, mantenha os fios presos na maior parte do tempo.

5. Efeitos da poluição - Os agentes poluentes facilitam a inflamação da pele, gerando problemas como a acne. Vale lembrar que o próprio óleo em excesso já apresenta esta propriedade, assim como a poluição, individualmente. Somando os dois, portanto, teremos maior inflamação cutânea.

6. Proteção contra o sol - Você nunca deve dispensá-la, mas precisa usar protetores específicos para o rosto com pele oleosa, com FPS 30 no mínimo. Em geral, esses produtos vêm em forma de gel, gel-creme ou fluido (escolha aquele cuja consistência agrada mais). As fórmulas são pensadas não só para formar uma barreira contra os raios ultravioletas, mas também para tratar a oleosidade da pele, evitando que o problema aumente. O sol, aparentemente, pode até melhorar a oleosidade da pele, mas não tem nenhum efeito redutor como muitos pensam.

7. O mito do chocolate - A Ciência ainda não dispõe de um veredicto a esse respeito. Enquanto muitos estudos dizem que o consumo de chocolate não tem nanda a ver com o aumento da oleosidade, outros apontam a quantidade de gordura presente na composição como um fator desencadeante para o problema. Na prática, o dr. Ademir recomenda que você preste atenção no próprio metabolismo e observe se o consumo causa alguma mudança na sua pele.

8. Ar condicionado - Quando o tempo esquenta, fica difícil escapar dele. O problema é que o ar condicionado, por ressecar o ambiente, ajuda na desidratação da pele. Com isso, há o aumento na produção de óleo, como uma reação natural do seu organismo para tentar reduzir a perda desta água. Hidrate-se bastante, com água e sucos naturais, que o efeito do aparelho tende a ser menos nocivo sobre sua aparência.

9.Antes de dormir - Deixar a pele respirar ou usar produtos específicos? Depois de remover a maquiagem e fazer a limpeza da pele com espuma facial e loção adstringente, o dermatologista recomenda que você aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele. Pela manhã, não se esqueça de retirar o produto, lavando bem o rosto. Durante o dia, a melhor saída é usar um filtro solar próprio para peles oleosas.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Consumir fibras em excesso pode causar celulite e acne

Ingestão de líquidos deve estar associada a ingestão do alimento

Disponível: http://www.minhavida.com.br/conteudo/12601-Consumir-fibras-em-excesso-pode-causar-celulite-e-acne.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=beleza&utm_campaign=11_06_08

Elas estão presentes nas frutas, vegetais, grãos e legumes. Porém, nem todas as fibras são iguais, podendo ser divididas basicamente em dois tipos: solúveis e insolúveis. As primeiras, por serem solúveis em água, formam um gel que retarda a absorção dos açúcares pelo tubo digestivo e também da gordura. "Elas reduzem a glicemia pós-alimentar, o que é uma ajuda a mais para indivíduos que tem diabetes", afirma a endocrinologista Alessandra Rascovski. As fibras solúveis são encontradas em algumas frutas (principalmente na laranja, maçã e banana) aveia, leguminosas (ervilha, soja e feijões) e outros vegetais como brócolis e cenoura.
As fibras insolúveis atuam como laxantes naturais por acelerarem a passagem dos alimentos pelo intestino sendo, portanto, eficientes no auxilio ao tratamento da constipação. Funcionam como uma espécie de esponja, absorvendo líquido, e por isso é fundamental a ingestão de líquidos em quantidade adequada (por volta de dois litros por dia). Elas são encontradas em grãos integrais, como o trigo e vários vegetais, casca de frutas e batatas.



Segundo o nutricionista Marco Dias Leme, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo superior a 25g de fibras alimentares por dia, sendo dois terços de insolúveis e um terço de solúveis, mas que não excedam as 40g diárias. "O excesso de fibras também pode dificultar a absorção de alguns nutrientes e minerais como zinco, cálcio, magnésio, cobre e ferro", completa. Para crianças com mais de dois anos, a recomendação é de fazer um cálculo simples para descobrir a quantidade mais indicada. É só somar à idade a cinco gramas de fibras por dia, esclarece Alessandra.
Normalmente, as pessoas não atingem a recomendação de consumo que fica entre 25 e 35g de fibras por dia. Mas, na busca por seus benefícios (menos retenção de gordura e sensação de saciedade prolongada em poucas calorias) e com a enorme variedade de opções no mercado (dentre barrinhas de cereais, shakes, complementos e rações humanas), é preciso cuidado. O consumo exagerado de fibras, não associado a ingestão de líquidos dificulta o funcionamento do intestino e deteriora o aspecto da pele.
Quando as fezes não são eliminadas apropriadamente, as toxinas ficam muito tempo em contato com a parede intestinal e podem ser reabsorvidas pela corrente sanguínea. Nesta auto-intoxicação quem sofre é a pele, o fígado e os rins, que ficam sobrecarregados.
Além disso, o excesso de toxinas pode levar ao aparecimento de celulite, acne e intolerância alimentar devido ao aumento da permeabilidade intestinal

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Combata a dor nas costas durante toda a gravidez

Fazer exercícios e manter hábitos saudáveis acabam com esse problema

Disponível: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/13382-Combata-a-dor-nas-costas-durante-toda-a-gravidez.htm

As dores nas costas podem se estender até mesmo depois da gravidez. No entanto, é possível suavizar e evitar esse desconforto, principalmente se a mulher começar a preparar o corpo desde antes de engravidar. Essas dores, na maioria das vezes, são casos de lombalgia, ou seja, dores musculares na região lombar. "Na segunda metade da gravidez, o centro de equilíbrio das gestantes muda, devido ao maior peso do útero. Isso aumenta a curvatura normal da coluna, o que causa um estresse nos músculos", explica o ginecologista e obstetra Mariano Tamura, do Hospital Albert Einstein.
Recorrer a remédios para acabar com essa dor pode causar problemas ao feto. Mesmo as pequenas doses de analgésicos já podem gerar bebês do sexo masculino com problemas de fertilidade na idade adulta, como aponta um estudo feito pelo Rigshospitalet Copenhagen, na Dinamarca, e publicado no jornal especializado em reprodução Human Reproduction.



De acordo com os médicos, é cada vez mais comum que mulheres grávidas tomem analgésicos para diminuir os desconfortos da gravidez - como dores nas costas, na cabeça e nas pernas - sem ter um aconselhamento médico. Isso pode ser uma das causas do aumento no número de homens inférteis nos últimos anos. O uso de antiinflamatórios também deve ser restrito, já que uma dose elevada pode afetar a formação do sistema cardiorrespiratório do bebê.
O melhor jeito de acabar com as dores nas costas, de acordo com o ginecologista Mariano, é corrigir alguns maus hábitos e preparar os músculos certos para proteger a coluna do deslocamento causado pelo crescimento do bebê. Veja algumas sugestões a seguir:

Abaixe-se sem prejudicar a coluna
Abaixar de modo incorreto para apanhar algo que está no chão ou dormir em uma posição inadequada pode trazer muito desconforto e, em alguns casos, até prejudicar a saúde do bebê. "Todos nós sabemos que não devemos dobrar a coluna para pegar algo no chão e que o correto a se fazer é dobrar os joelhos e manter a coluna reta, mas nunca colocamos isso em prática. As gestantes precisam ter esses cuidados se querem ter menos dores", esclarece Mariano Tamura.

Posição Correta
Não ficar muito tempo na mesma posição é outro cuidado que deve ser redobrado durante a gravidez. Para manter o corpo de um mesmo jeito, alguns músculos das nossas costas e da região do abdômen relaxam e outros se contraem. Ficar muito tempo com os músculos contraídos causa dor, e consequentemente, estresse. Já quando ficam muito tempo relaxados, eles perdem tonicidade e não conseguem manter uma postura adequada.
Algumas posições na hora de dormir já prejudicam a coluna normalmente. Para as grávidas, o efeito é ainda pior. "A melhor posição para uma gestante dormir é de lado, com os joelhos e as coxas levemente flexionados, e não de barriga para cima, como muitos pensam", explica o obstetra. O peso do útero causa pressão nos nervos das costas, como o ciático, o que provoca dores - que podem se espalhar pelos membros inferiores - e sensação de mal estar que dura o dia inteiro.



Exercícios
O educador físico Alexandre Alves, diretor do Centro Atividade Física para Gestantes, recomenda fortalecer o que os especialistas chamam de CORE - parte central do corpo. "É uma preparação que deve ocorrer já quando o casal está tentando ter um bebê", lembra.
Ele explica que é preciso fortalecer três conjuntos de músculos para estabilizar a coluna: lombares, abdominais e oblíquos do abdômen - musculatura que fica na parte lateral da barriga. "Se trabalhados desde o começo da gestação e de maneira correta, esses músculos diminuem consideravelmente as dores nas costas durante e depois da gravidez", explica o especialista.
Os exercícios devem variar de acordo com cada fase da gestação, já que o corpo da mulher passa por muitas transformações durante os noves meses. Confira:

Primeiro trimestre
No começo da gravidez, é pouco comum sentir dores nas costas. Mesmo assim, a preparação dos músculos já deve ter início. "Mas, antes de começar qualquer tipo de exercício para prevenir dores nas costas, é preciso consultar um médico. Cada caso deve ser analisado de forma particular", lembra o educador físico Alexandre.
Os exercícios nessa fase precisam ser mais leves, envolvendo mais repetições e evitando, acima de tudo, movimentos bruscos. "Como o feto ainda não está totalmente estável no útero, qualquer movimento muito brusco ou esforço intenso pode prejudicar a saúde tanto da gestante como do bebê", diz o especialista.
A caminhada é um exemplo de atividade de pequena intensidade que, no final da gravidez, faz toda a diferença. Trabalha-se a respiração e, consequentemente, o diafragma e os músculos abdominais, responsáveis por manter uma boa postura.



Segundo trimestre
É quando a barriga começa a crescer que a futura mamãe pode fazer exercícios mais intensos para prevenir as dores nas costas. Um dos mais comuns é chamado de perdigueiro. Nesse exercício, a mulher deve ficar apoiada nos joelhos e nas mãos, de barriga para baixo, e erguer um braço e a perna oposta. "Para ficar mais fácil de entender, é só levantar o braço direito e a perna esquerda ao mesmo tempo, ficar em equilíbrio nessa posição de 30 a 60 segundos e, depois, fazer o mesmo com os outros dois membros", conta Alexandre. Esse exercício pode ser feito em casa e não traz nenhum perigo ao bebê e à mãe, já que a posição não faz pressão na coluna ou no útero.
Abdominais também ajudam a acabar com a dor nas costas, já que os músculos da barriga são essenciais para manter a boa postura e deixar a coluna protegida e fortalecida. No entanto, é fundamental ter as instruções de um profissional. "O abdômen tradicional, aquele com as costas no chão, é desaconselhado para gestantes, já que provoca um peso maior do corpo da mãe e do bebê sobre a veia cava, que fica próxima a coluna, limitando o fluxo de sangue para o feto", explica o educador físico.
O jeito correto da gestante fazer abdominais é usar uma almofada ou uma cadeira como apoio e ficar praticamente sentada, fazendo flexões para frente e para baixo.

Terceiro trimestre
Por ser nessa época que as dores se tornam mais frequentes e intensas, muitas mulheres só procuram ajuda profissional no final da gestação. "Quem começa a fazer exercícios apenas nessa fase da gravidez terá resultados menos significantes", lembra o educador físico.
Como a barriga está bem grande, é preciso mudar os exercícios. Devido a mudanças no corpo - como aumento de peso, menor circulação para as pernas, aumento de cãibras e maior dificuldade de locomoção -, é melhor focar nos exercícios de respiração e resistência.
É também a partir dos seis meses, que o corpo da mulher passa a liberar um hormônio chamado relaxina, que deixa as articulações entre os ossos mais frouxas. "A relaxina é liberada para facilitar o parto, mas o seu efeito de relaxamento nas juntas afeta todo o corpo. Por isso, é preciso ter cuidado com alongamentos, agachamentos e exercícios de impacto", explica Alexandre Alves.
A hidroginástica e a caminhada são as opções mais aconselhadas pelos especialistas, já que trabalham respiração e circulação sanguínea, além de não causar impactos nas articulações, nem perda de equilíbrio. No entanto, cada gestante também pode fazer exercícios que já esteja acostumada. "Se uma mulher gosta de natação, por exemplo, e não tem nenhum fator de risco para a gravidez, pode continuar a fazer essa atividade física", indica o ginecologista e obstetra Mariano Tamura.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mantenha o cuidado com a pele na gravidez sem causar danos ao bebê

Conheça técnicas saudáveis para manter a pele em dia durante a gestação

Disponível: http://www.minhavida.com.br/conteudo/12582-Mantenha-o-cuidado-com-a-pele-na-gravidez-sem-causar-danos-ao-bebe.htm



Ávidas por reduzir as chances de desenvolver estrias durante a gravidez, gestantes experimentam fórmulas milagrosas, indicações de outras mães e até receitas do tempo em que a vovó estava grávida. O medo não é à toa: depois de instaladas, estas cicatrizes que se formam na pele são mais difíceis de serem removida. Segundo alguns especialistas, elas aparecem por várias razões: alterações hormonais, predisposição genética e, claro, pelo superestiramento da pele e o consequente rompimento das fibras elásticas.
As regiões mais afetadas são barriga, seios, região interna das coxas, nádegas e flancos (laterais do tronco entre as costelas e a bacia). Porém, na opinião do dermatologista do Hospital Albert Einstein, Mário Grinblat, não há nada que possa evitar as consequências da distensão abdominal. "Todos devem investir na hidratação adequada da pele, mas posso garantir que se a gestante tem predisposição ao aparecimento de estrias, não será um óleo hidratante que irá evitá-lo", completa.

Mas, como a hidratação da pele é sempre importante - e, prevenindo ou não o aparecimento de estrias, é simples e gostosa de fazer, aumenta o contato entre mãe e bebê -, tenha atenção a alguns cuidados. "Dentre as substâncias que normalmente são incorporadas aos produtos cosméticos, e que podem ser absorvidas causando lesão à gestação e ao feto, os ácidos retinoicos são as mais comuns", alerta Mário. Evite qualquer tipo de creme clareador durante a gravidez e a lactância.
O uso de filtro solar é ainda mais indispensável nesta fase. A chance de manchas no rosto aparecerem com a exposição solar aumenta durante este período devido a descarga exagerada de hormônios. Cerca de 50% a 70% das gestantes sofrem com o surgimento de melasmas, conhecidas também como manchas gravídicas.

Para evitar o uso de ácidos, a opção é investir em cremes com vitamina C, que são seguros e eficientes para as grávidas, mas devem ser usados sempre com supervisão médica. Para manter a hidratação em dia, e tentar evitar o aparecimento de estrias, no final do banho, passe óleo de semente de uva ou de amêndoas. Tire o excesso com água e, após se enxugar, passe um hidratante com vitamina E, lanolina, óleos ou manteiga de karité.



E se o problema for o aparecimento de celulite? "Os hormônios da gestação e a própria pressão da barriga aumentam a retenção de liquido, que colabora para o surgimento das ondulações", explica a dermatologista Thaís Pepe. Neste caso, a drenagem linfática é o método mais indicado. O profissional pressiona e desliza a mão por todo o corpo, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos. Assim, as toxinas são eliminadas pela urina naturalmente. Evite a ingestão de medicamentos ou o uso de aparelhos elétricos para este intuito.

Por último, as alterações hormonais durante a gestação também costumam deixar a pele mais oleosa, facilitando o surgimento de espinhas e cravos.
Neste período, a limpeza de pele manual (sem uso de loções peeling ou laser) está liberada. Mas não se preocupe, pois com o fim da gravidez a oleosidade da pele e dos cabelos tende a diminuir. Até lá, use sabonetes específicos para o rosto (à base de enxofre), faça limpeza também com tônico e prefira produtos indicados para peles oleosas, na forma de gel.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Promoção para o inverno...



Promoção para os meses de junho, julho e agosto:

Limpeza de pele – 20%
Banho de lua (clareamento, esfoliação e hidratação)– 25%
Clareamento facial – 20%
Rejuvenescimento facial – 25%
Designer de Sobrancelha + henna - 25%
Drenagem linfática ou Endermologia + Ultra-som (pacote)– 20%
Eletrolipoforese + Drenagem linfática (pacote)– 30%.

Não esqueça de cuidar de você também nesse inverno. Estamos com descontos imperdíveis....
Ligue e marque a sua consulta... 34380955 / 84115359.

Venha estamos te esperando...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Novos tratamentos ajudam a tratar estrias de maneira eficiente

Além de cremes, laser e peeling são métodos para acabar com esse problema

Disponível: http://www.minhavida.com.br/conteudo/13300-Novos-tratamentos-ajudam-a-tratar-estrias-de-maneira-eficiente.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=beleza&utm_campaign=11_06_01

Os adolescentes têm. As mulheres grávidas podem ter. Pessoas que vivem engordando e emagrecendo também. A estria aparece quando a pele se estica e, mesmo podendo ser esticada, há um limite. Caso a pressão seja maior do que a pele possa aguentar, ela se rompe. A estria nada mais é do que esse rompimento da pele. Ela é um problema de pele que em uma hora ou outra vai aparecer na sua vida. Mas o que também apareceu são os inúmeros jeitos de prevenir e suavizar essas famosas (e temidas) listras na pele. Por mais que algumas pessoas não saibam, o tratamento de estrias é bastante eficaz, e pode deixa-las pouco visíveis. Veja algumas curiosidades sobre esse problema e também opções de tratamento.

As mulheres sofrem mais
Pois é, elas são as mais afetadas com estrias do que os homens. Isso se deve ao fato de que a mulher tem dois hormônios - a progesterona e o estrógeno - que são os principais responsáveis pela ruptura das fibras elásticas da pele. Os homens sofrem com o problema quando engordam bastante (barriga e braços são as áreas mais afetadas) e não tem a pele bem hidratada, uma vez que o ressecamento da pele prejudica a sua elasticidade natural, e quando há necessidade da pele esticar, há maior facilidade no rompimento das fibras elásticas e o consequente aparecimento das estrias.

Branca ou avermelhada
A princípio, quando surgem, as estrias são avermelhadas/rosadas. É nesse estágio que elas são mais fáceis de serem tratadas. Se você consultar logo um dermatologista, com o creme certo pode acabar com elas mais rápido. Quando se tornam esbranquiçadas (ou nacaradas, como alguns falam) é porque já estão "adultas", aí o tratamento precisa ser mais profundo, leva mais tempo e pode envolver peelings.

Os homens sofrem com o problema quando engordam bastante (barriga e braços são as áreas mais afetadas) e não tem a pele bem hidratada

O que causa estria
Engordar e emagrecer: as estrias costumam aparecer mais em pessoas que sempre ganham e perdem peso, o conhecido efeito sanfona. Isso acontece porque, com o aumento de peso, as células da epiderme não têm tempo de se duplicar na proporção que as novas células de gordura exigem. Assim, as estrias aparecerem em regiões em que o aumento de peso é maior, como no bumbum, na barriga, nos braços, nas coxas e nos seios.
Fase do estirão: quando acontece um crescimento rápido durante a puberdade e a adolescência, o corpo necessita de tempo para se adaptar ao crescimento dos órgãos e, quando isso não ocorre, a estria aparece. Por isso, muitos adolescentes, mesmo magrinhos, apresentam estrias.
Músculos a jato: quando os músculos aparecem de forma muito rápida, acabam esticando demais a pele e rompendo suas fibras. O resultado? Estrias! Por isso, desencane de tomar suplementos por conta própria. Se você quer aumento de músculos, o melhor é consultar a dupla treinador físico e nutricionista. Assim, você não corre riscos.
Gravidez: os hormônios da gravidez junto com o aumento de peso e o crescimento da barriga podem levar ao aparecimento das estrias. Por isso, é fundamental controlar o peso (o bom mesmo é engordar um quilo por mês) como também procurar deixar a pele hidratada com uso de óleos e cremes hidratantes bem potentes. Hoje em dia, há produtos específicos para a pele da grávida, ok? Opte por eles, que são mais eficientes.
Ressecamento da pele: o abuso do sol pode contribuir para o surgimento de estrias. O sol deixa as fibras mais frágeis e compromete suas propriedades. Os banhos muito quentes que removem a camada protetora da pele e a falta de hidratação também facilitam o aparecimento de estrias.

Usar cremes, deixar a pele sempre hidratada, tomar cuidado com o excesso de peso e não tomar sol sem protetor ajudam na prevenção

Para prevenir
Usar sempre hidratantes e óleos com propriedades hidratantes (aquelas à base de uréia, óleo de semente de uva e de amêndoas são os que mais tem poder hidratante) após o banho porque é quando a pele absorve de forma mais fácil o produto é o primeiro caminho para evitá-las. Assim como controlar o peso, não abusar de banhos quentes e do sol sem protetor solar. E lembre-se: a partir do primeiro sinal de estria, agende uma consulta com seu dermatologista. Quanto mais rápido você começar a cuidar do problema, mais rápido e fácil ele se despede da sua pele.

Os tratamentos que resolvem
Existem vários tipos que dão resultado. Esqueça o mito de que estria não tem cura. Mas só quem pode indicar com 100% de certeza é seu dermatologista, não adianta chegar pedindo um peeling, por exemplo. Os mais certeiros são:
Fraxel laser SR 1500: este laser é ideal para as estrias mais adultas, as esbranquiçadas, pois faz microperfurações na pele, que vai responder com cicatrização de colágeno. Você precisa de no mínimo três sessões com intervalos quinzenais ou mensais para ver os resultados.
Luz pulsada: é uma espécie de laser que trata as lesões da pele avermelhadas, marrons e os microvasinhos. É ideal para apagar as estrias na fase inicial. De cinco a oito sessões são necessárias.
Transcisão: trata-se de um procedimento cirúrgico no qual o médico introduz uma agulha fina com um microbisturi na ponta, esse instrumento é específico para estrias. O profissional descola as laterais, a parte de cima e embaixo da pele, rompendo as fibras elásticas do local. Dessa forma, a estria é preenchida por colágeno novo e suas bordas se unem, ficando imperceptíveis. Esta técnica apresenta resultados muito satisfatórios e necessita o uso de cinta elástica por três meses. É necessária uma sessão apenas.
Peeling: é realizado através do lixamento da pele também, devido à ação abrasiva dos microcristais de óxido de alumínio. O peeling elimina de forma suave as camadas superficiais da epiderme, o que leva à regeneração celular, ou seja, você ganha uma nova pele. É o mais indicado para estrias mais velhas, as esbranquiçadas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hidratante facial: esclarecemos 10 dúvidas sobre o jeito certo de usar

A quantidade, o tipo de creme e a forma de passar influenciam o resultado.

Disponível: http://www.minhavida.com.br/conteudo/12533-Hidratante-facial-esclarecemos-10-duvidas-sobre-o-jeito-certo-de-usar.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=beleza&utm_campaign=11_06_01

Pele hidratada, mais luminosa, protegida da poluição, da radiação solar e dos sinais do envelhecimento precoce. Usar um bom hidratante facial, com FPS, faz muito mais pela saúde da sua pele do que você imagina! Mas na hora de aplicar o creme surge muitas dúvidas que vão desde o tipo indicado até a quantidade e frequência de uso. A seguir, a dermatologista Paula Cabral, da clínica Hagla, no Rio de Janeiro, esclarece as maiores dúvidas sobre o assunto. Depois disso, é só colher todos os benefícios de usar o hidratante.

1.Qual a melhor hora do dia para passar o hidratante?
O indicado, em geral, é aplicar o hidratante pela manhã, após o banho ou após fazer a higiene matinal) e à noite (após o banho ou a limpeza da pele). Logo após o banho é o momento mais apropriado, porque os poros estão mais "abertos" e a absorção do hidratante é mais eficiente. Antes do filtro solar e da maquiagem também é interessante, porque ajuda a manter a hidratação da pele.
A frequência deve ser orientada pelo seu dermatologista pois isso vai depender do tipo de pele. Uma pele seca, por exemplo, necessita de mais hidratação do que as mistas e oleosas. Outro ponto importante é que a hidratação também acontece de dentro para fora, por isso é fundamental a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia para favorecer a pele.



2. A partir de qual idade é indicado usar o hidratante?
Geralmente, a partir dos 25 anos. Dependendo do tipo de pele e de predisposição a dermatite atópica e psoríase, desde a infância, mas com orientação médica.

3. Como escolher o tipo de hidratante adequado para cada pele?
Para quem tem a pele seca é necessário recorrer a uma hidratação intensiva e deve-se usar produtos à base de óleo de amêndoas, aloe vera, ureia, entre outros. Já as oleosas necessitam de hidratantes em forma de gel, que atendem a função de proteger, controlar a oleosidade e minimizar o aparecimento de cravos e espinhas. Os hidratantes ideais para pele mista devem ser formulados em gel ou gel-creme e livres de óleo. Já a pele normal se encontra em equilíbrio e deve ser hidratada para permanecer deste modo. Para isso, recomenda-se o uso de hidratantes em loção com base aquosa e fórmulas fluidas. Produtos para este tipo de pele devem conter as vitaminas C, E e A.



4. Como deve ser a composição do creme?
Há três mecanismos que promovem a hidratação da pele. O primeiro tipo de hidratação consiste em impedir a perda de água (processo conhecido como oclusão) pelo uso de substâncias lipídicas, como óleos, emolientes e vaselinas, que têm a função de formar uma película sobre a pele. O segundo procura reter a água nas camadas superficiais da pele (método chamado de umectação) e o último tem como objetivo promover a hidratação celular (hidratação ativa). O hidratante ideal é aquele que alia mais de um tipo de mecanismo de hidratação. Antes de escolher um bom produto, a dica é olhar a sua composição e os princípios ativos. Segue abaixo três deles que fazem parte de uma nova geração de matérias-primas:
a) G.P.S - Threalose: capaz de intervir sobre a membrana celular e combater a desidratação ou qualquer tipo de estresse, tais como: variações climáticas bruscas (frio ou calor intensos), baixa umidade relativa, desidratação extrema e estresse oxidativo.
b) Aquaporine: melhora a circulação de água entre as células, reforça a reserva natural de água na epiderme, restaura a hidratação, maciez e elasticidade da pele e estimula a renovação e função celular.
c)Laminactinet: nanodispersão de óleo de perilla em liso-fosfolipídeos. Os liso-fosfolipídeos de origem natural melhoram a absorção e penetração dos ativos, além de conferir ação calmante.

5. Como deve ser a textura do creme para cada tipo de pele?
Formulações muito oleosas devem ser evitadas, já que podem levar ao aparecimento de espinhas (acne cosmética).
Pele oleosa a mista: os hidratantes devem ser leves, fluidos, livres de óleo ("oil free"), com efeito matte que controla a excesso de brilho da pele;
Pele normal: hidratantes como loções, emulsões ou séruns;
Pele seca: hidratantes em creme ou loção cremosa.

6. O hidratante com FPS protege contra a radiação solar mesmo? Qual o FPS adequado nesse caso?
Sim, mas dentro de um período de tempo que está indicado no FPS, por isso é preciso compreender que o FPS significa o número de vezes que deve ser multiplicado ao período que a pele fica vermelha ao se expor ao sol (10 minutos, 15 minutos). Exemplo: Tempo de rubor = 5 minutos multiplicado pelo FPS 50 = 250 minutos de proteção, que corresponde a 4,16 horas de proteção. O FPS mais indicado para hidratantes é o 30. Mas deve haver a reposição ao longo do dia.

7. O hidratante deve ser aplicado depois da base da maquiagem?
Sempre antes, para hidratar e proteger a pele. Aplique o creme quando a pele estiver limpa, após o banho ou a higiene facial.

8. Qual a quantidade certa de hidratante? Passar uma camada muito fina ou muito grossa atrapalha a eficiência do produto?
Toda pele precisa de hidratação, desde que sejam utilizados produtos corretos e adequados ao tipo de pele. Os hidratantes têm como objetivo manter a estrutura da barreira de proteção da pele, tornando-a mais macia, flexível e com melhor textura. Geralmente, as peles mais secas exigem à aplicação de uma camada mais grossa e as peles oleosas a mista uma camada mais fina, por causa do limite de absorção do produto. A quantidade ideal para o rosto e pescoço é uma colher de chá de hidratante. A camada muito fina pode não proporcionar a hidratação adequada.

9. Existe um movimento certo na hora de passar o hidratante facial?
Sim, o ideal são movimentos de dentro para fora na face e de baixo para cima no pescoço.

10. Posso passar um creme para o corpo no rosto?
O ideal é usar o cosmético da face nas regiões do rosto, pescoço e colo. Não é recomendado usar o creme do corpo no rosto. Os ativos e o veículo de um creme para o corpo geralmente não são adequados para o rosto, podendo causar problemas como acne cosmética, irritações e alergias.