sábado, 21 de agosto de 2010

As 10 regras da Lipo segura



Bibliografia: Revista Veja. P.116-124. Editora Abril. Ed. 2178. Ano 43, Nº 34. 04 de agosto de 2010.

1º.O médico – O primeiro passo é procurar um médico especialista em cirurgia plástica. Só tem esse título o profissional que, depois da faculdade de medicina, fez dois anos de residência em cirurgia geral e outros três de especialização em cirurgia plástica. O atestado de especialista é conferido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A lista com todos os 4700 cirurgiões plásticos brasileiros habilitados está disponível no site da entidade
2º.A experiência de outros pacientes – Procure referências do trabalho do cirurgião plástico com outros pacientes. Em caso de dúvida busque a opinião de um segundo especialista.
3º.O hospital – A lipoaspiração é um procedimento simples – ainda que clínicas tentem mostrar o contrário. É uma cirurgia e, como tal, apresenta riscos. Por isso, o ideal é que a intervenção seja feita em hospital bem equipado, com UTI preparada não apenas para atendimento emergencial, mas para a intervenção.Rapidez no socorro, um bom laboratório de análises e uma equipe médica com profissionais de diversas áreas poderão fazer a diferença entre a vida e a morte se houver alguma intercorrência.
4º.A indicação – Não acredite em milagres, a lipoaspiração não é indicada para emagrecer. Trata-se de um procedimento para a retirada de gordura localizada. O recomendado é que se retire em gordura o equivalente a, no ,máximo, 7% do peso total do paciente. Acima disso, há risco de morte por hemorragia, embolia e falência de múltiplos órgãos.
5º.Os exames operatórios – Como a lipoaspiração é uma cirurgia eletiva, o paciente tem de estar com a saúde em ordem. Antes de operar, o médico deve solicitar exames de sangue, verificar a condição cardíaca do paciente e checar se ele apresenta hérnias na região a ser operada. A existência de hérnias facilita a perfuração de um órgão vital.
6º.Os cuidados pós-operatórios – No pós-operatório o uso da cinta evita inchaços e a drenagem linfática impede a formação de fibroses. Recomenda-se a administração de analgésicos, anti-inflamatórios, e antibióticos. A lipoaspiração requer quatro dias de repouso, mas o paciente deve ficar um mês afastado das atividades físicas intensas.
7º.Os hábitos de vida do paciente – Embolias e tromboses são responsáveis pó pelos menos 25% das mortes em lipoaspiração. O uso de pílula anticoncepcional e cigarro torna os pacientes anda mais suscetíveis. O médico deve avaliar os riscos de cada um e a necessidade de usar meias elásticas ou massageadores nas pernas durante a cirurgia.
8º.O tempo e permanência no centro cirúrgico – Evite combinar numa cirurgia várias intervenções estéticas. O ideal é q o tempo de permanência na mesa de operação não ultrapasse quatro horas.
9º.A anestesia – Ainda não há estudos conclusivos sobre o tipo de anestesia mais indicada para a lipoaspiração. Os bons especialistas, no entanto, têm dado preferência a anestesia geral. Nela, o médico controla com mais precisão a quantidade de anestésico usada. Nos casos em que o paciente tem de ser mudado de posição durante a cirurgia, os respiradores artificiais (imprescindíveis na anestesia geral) garantem a perfeita oxigenação durante todo o procedimento.
10º.O tamanho da área a ser lipoaspirada – Ainda que o total de gordura a ser lipoaspirada não ultrapasse 7% do peso corporal do paciente, a soma das regiões a ser operadas não pode representar mais do que 40% da área corporal. Ou seja, é perigoso fazer em várias regiões do corpo na mesma intervenção.

PS: Além do médico especialista em cirurgia plástica ele deve contar com o auxílio de 4 profissionais: um médico assistente, um anestesista, uma instrumentadora e uma auxiliar de enfermagem.

PS1: Quando ela é realizada dentro dos parâmetros de segurança, a media de mortes é de 0,002% - o equivalente a um óbito em cada 50000 intervenções.

PS2: Pacientes fumantes devem abandonar o cigarro pelo menos duas semanas antes da lipo. Isso porque, ao lado das mulheres que tomam pílula anticoncepcional os tabagistas são mais propensos a sofrer uma trombose.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010



Rinite causa alterações em funções básicas do organismo

Disponível: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=rinite-causa-problemas-respiratorios-alimentares-dentais&id=5575

Respirar, mastigar e engolir
A obstrução nasal, que é o principal sintoma da rinite alérgica, pode levar a pessoa a respirar de forma errada. Além disso, pode influir na mastigação com movimentos incorretos e em dificuldades para engolir a comida.
Na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), uma pesquisa analisou 170 pessoas, com idade entre 6 e 55 anos, sendo que metade delas possuía rinite.
Segundo o estudo, as pessoas com a doença apresentaram alterações na forma de respirar, mastigar e engolir - problemas funcionais - e alterações na oclusão dentária - problema estrutural relativo à posição dos dentes na boca. Em relação à fala, não foram observadas mudanças.
A fonoaudióloga Catiane Maçaira de Lemos, autora da pesquisa, explica que a obstrução nasal na rinite é sazonal, ou seja, há momentos no dia, na semana ou no mês em que o nariz fica "entupido" e há momentos em que fica livre. "Ainda que não seja constante, a obstrução nasal pode causar problemas funcionais e estruturais", afirma.

Respiração
A respiração correta se dá pelo nariz. Entretanto, nos pacientes com rinite, a respiração pela boca foi a forma mais frequente em todas as idades.
"Os adultos [100%] respiravam apenas pela boca", conta Catiane. "Embora haja uma tendência natural de melhora na maneira de respirar, ou seja, quanto mais velha é a pessoa, melhor ela respira, isso não foi observado em quem tinha a doença", observa.
Assim, enquanto quase 83% das crianças com rinite respiravam pela boca, 97% dos adolescentes apresentaram esse tipo de respiração, atingindo a totalidade nos adultos, ou seja, em pessoas com rinite houve uma piora na forma de respirar.

Mastigação
Considerando a mastigação, as principais constatações foram as que dizem respeito aos movimentos mandibulares e aos padrões mastigatórios.
"Mastigar de boca aberta ou amassar ao invés de triturar os alimentos foram mudanças observadas em pacientes com rinite", explica a fonoaudióloga. "No grupo de pessoas sem a doença, todos mastigavam corretamente", completa.
Engasgos, língua para fora dos dentes e movimentação de cabeça para ajudar a engolir foram as principais alterações encontradas na função de deglutição. Em torno de 80% dos participantes com a doença apresentaram essa função alterada.

Tratamentos para a rinite
Segundo o estudo, os problemas decorrentes da rinite são causados pela flacidez dos músculos do lábio, da língua e da bochecha.
Porém, há tratamento para reverter o quadro e o primeiro passo a ser dado é combater a obstrução nasal, principal causa de todas as mudanças.
Além disso, o tratamento deve ser multidisciplinar. "Deve-se procurar um otorrino, para tratar a rinite, um fonoaudiólogo, para melhorar e fortalecer a musculatura e um dentista para corrigir os dentes", recomenda Catiane.

Rinite alérgica
Além da obstrução nasal, a rinite alérgica possui outros sintomas, como espirros, coriza (nariz escorrendo) e prurido (coceira).
Suas principais causas são fatores ambientais, em que alguns antígenos, como ácaros, pêlos ou poeira, podem desencadear a crise. De acordo com alguns estudos, também pode haver um fator genético, no qual a pessoa já nasce predisposta a desenvolver a doença.
Levantamento feito em 2008, em oito países da América Latina, constatou que aproximadamente 59% dos adultos possuem sintomas da rinite. "Daí a importância da pesquisa, que estudou as consequências da obstrução nasal causada exclusivamente pela doença", justifica Catiane.