quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cosmetóloga lista os produtos ideais para cada faixa etária



Confira os cuidados para pele dos 20 aos 55 anos ou mais, que asseguram a beleza e saúde da mulher em qualquer idade

Disponível:http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/cosmetologa-lista-produtos-ideais-cada-faixa-etaria-553814.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=microblog&utm_campaign=twitter-abril

Nosso o terceiro país mais consumidor de produtos de higiene e beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Ainda assim, segundo a cosmetóloga Fernanda Fialho, da Universidade de São Paulo e Pharmacêutica e PH Cosmetics, diversas mulheres compram diferentes produtos afim de iniciar um tratamento mas não o concluem. “A determinação e o empenho em cuidar da pele do rosto acabam no primeiro mês, assim como a meta de ir à academia e fazer o regime”, afirma.

No entanto, Fernanda Fialho defende que a atenção com a pele do rosto é fundamental e, portanto, obrigatória na rotina de qualquer pessoa. “Cito como exemplo o uso do filtro solar o ano todo, pois ele previne o envelhecimento precoce e o câncer de pele”. Além do filtro, a especialista lista os demais produtos que não devem faltar. Confira:
Até os 20 anos
Manter a pele limpa e hidratada para retardar os sinais envelhecimento
Usar sabonete, tônico, esfoliante mecânico e hidratante, lembrando sempre adquirir produtos de acordo com o seu tipo de pele

Dos 25 aos 35 anos
São permitidos o ácido glicólico e vitaminas antioxidantes
Sugere-se limpeza, tonificação, hidratação e nutrição pela manhã e à noite
Usar produtos adequados ao seu tipo de pele
Creme para área dos olhos — pés-de-galinha

Mais de 35 anos
Já são permitidos os retinóides;
Recomenda-se a limpeza, tonificação, hidratação e nutrição pela manhã e à noite
Creme para área dos olhos contra os chamados pés-de-galinha
Produtos que melhoram a elasticidade da pele e estimulam a produção de colágeno e elastina
Antioxidantes e produtos antienvelhecimento
Usar produtos adequados ao seu tipo de pele

Mais de 45 anos
Produtos com efeito tensor para combater a flacidez da pele
Limpeza, tonificação, hidratação e nutrição pela manhã e à noite
Creme para área dos olhos
Produtos que melhoram a elasticidade da pele e estimulam a produção de colágeno e elastina
Antioxidantes e produtos antienvelhecimento

Mais de 55 anos
Abusar dos produtos com efeito tensor e hidratantes. Laser e retinóides para estimular a regeneração da pele promovem viço, brilho e maciez a pele
Investir nos produtos com efeito tensor
Limpeza, tonificação, hidratação e nutrição pela manhã e à noite
Creme para área dos olhos
Produtos que melhoram a elasticidade da pele e estimulam a produção de colágeno e elastina
Antioxidantes e produtos antienvelhecimento

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tratamentos de beleza para minimizar marcas de expressão



Dermatologista sugere os cosméticos que possuem em sua formulação ácidos retinoico e glicólico, que estimulam o colágeno

Disponível: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/tratamentos-beleza-minimizar-marcas-expressao-553839.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=microblog&utm_campaign=twitter-abril

Com o passar dos anos a pele sofre com a perda de substâncias vitais que, somadas às agressões externas, especialmente os raios solares, influenciam no aparecimento de rugas no rosto, incluindo os vincos entre as abas do nariz e o canto dos lábios, que podem ficar evidentes. Para eliminar ou diminuir essas marcas, indica-se a realização de um tratamento naso-labial, sob supervisão de um dermatologista.
“Existem cosméticos que possuem em sua formulação ácidos retinoico e glicólico, eficientes para estimular o colágeno e inibir o surgimento progressivo das rugas”, afirma a dermatologista Maria Del Pilar. Entre os procedimentos estéticos mais eficazes sugeridos pela especialista estão a Luz Intensa Pulsada, Laser Fracionado, Peelings, Preenchimentos e aplicação de toxina botulínica. “Cada tratamento será indicado conforme o perfil e necessidade da paciente”, afirma.
De acordo com a dermatologista, entre as substâncias utilizadas para preenchimento, o ácido hialurônico é uma das mais usadas pelos especialistas, porque é uma substância reabsorvível, que se adapta bem aos contornos faciais e proporciona naturalidade e durabilidade aos resultados.

Solucione suas dúvidas sobre as rugas com as explicações de Maria Del Pilar:
1-A partir de qual idade os sulcos naso-labiais começam a aparecer?
Estes sulcos costumam ser mais evidentes a partir dos 30 anos. Entretanto, por vezes, encontramos pacientes mais jovens que já começam a apresentá-los, bem como pacientes bem mais velhos que não apresentam este tipo de imperfeição estética.
2-Como e por que ocorre o desenvolvimento destas marcas?
À medida que envelhecemos, ocorre uma perda progressiva de colágeno, massa muscular e massa óssea, o que leva a um deslocamento da pele para o terço inferior da face, fatores que ocasionam o surgimento destes sulcos. Além disso, aquelas pessoas que tem um sorriso muito largo ou que possuem uma mímica exagerada ao falar, como que sorrindo constantemente, acabam marcando a pele ainda muito jovens.
3-Quais os melhores tratamentos para os sulcos naso-labiais? Quais as vantagens do uso de substâncias preenchedoras?
O melhor tratamento para esta questão estética é o preenchimento, que tem como vantagens a facilidade de execução, a segurança e o custo relativamente pouco elevado. Outros procedimentos podem ser associados.
4-Qual a vantagem do ácido hialurônico neste tratamento?
Por ser um componente natural da nossa pele, é um tratamento seguro. É também muito versátil, pois dependendo da apresentação, serve para corrigir diferentes tipos de defeito. Além disso, em caso de complicações, como aplicação em excesso ou intravascular, dispomos de uma espécie de “antídoto”, a Hialuronidase - enzima que despolimeriza o ácido hialurônico.
5-Quais os tipos de ácido hialurônico disponíveis para tratar os sulcos naso-labiais?
Existem no mercado diversas marcas e apresentações de ácido hialurônico para preenchimento. O sucesso do tratamento vai depender da habilidade do profissional e da indicação correta do procedimento. Ou seja, o melhor é aquele com o qual o profissional trabalha bem e alcança os resultados desejados.
Apesar da diversidade de tipos de ácido hialurônico, eles possuem duas diferenças básicas. A primeira é a concentração do produto, ou seja, uma apresentação mais ou menos densa, que influenciará na indicação para corrigir diferentes problemas. Dependendo da apresentação, com menor ou maior densidade, a aplicação pode ser para corrigir rugas superficiais ou sulcos mais profundos. A outra diferença é a maneira como as moléculas de ácido hialurônico estão ligadas - cross linking. Dependendo do tipo de cross linking utilizado, o produto será mais ou menos maleável, o que influencia a aplicação e permite a utilização do ácido hialurônico mais ou menos superficialmente na pele.
6-Quais os principais cuidados para se obter um resultado natural?
Examinar minuciosamente o paciente antes de indicar o preenchimento, procurar corrigir o defeito e não tentar modificar as características naturais da face que está em tratamento. Por exemplo, não adianta tentar transformar um lábio fino em uma boca de Angelina Jollie com preenchimento. Não ficará natural. Mas, se a paciente tem lábios finos que com o passar dos anos ficaram mais acentuados, é possível devolver o volume e a firmeza perdidos, sem modificar a sua característica natural, que era ser fino.
7-O resultado é percebido imediatamente ou demora alguns dias para a pessoa notar as mudanças?
Nos preenchimentos com ácido hialurônico, os resultados são vistos de imediato, ou seja, logo após o final da aplicação.
8-Este tratamento pode ser realizado em conjunto com outro? Qual e por que?
Pode ser realizado em conjunto com outros tratamentos, no mesmo dia como toxina botulínica e peelings ou em diferentes sessões, como no caso da radiofreqüência e dos lasers.
9-Quantas sessões? Qual a durabilidade do resultado? E a manutenção como deve ser feita?
Realizamos normalmente uma única sessão de preenchimento. No máximo, uma segunda sessão cerca de 30 dias após a primeira, para complementação. Os resultados duram em média 18 meses e a manutenção é feita quando se percebe que os sulcos estão se tornando novamente aparentes.
10-Existe algum cuidado específico após o tratamento?
Recomenda-se que o paciente evite tocar o local da aplicação, que faça compressa de gelo no local nas 48 horas após o tratamento (duas vezes ao dia, por 20 minutos). De resto, a pessoa pode continuar com as suas atividades sociais e profissionais normalmente.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vitamina C ajuda a rejuvenescer a pele



Disponível: http://www.diariosp.com.br/Noticias/Viva/3784/Vitamina+C+ajuda+a+rejuvenescer+a+pele

O composto encontrado em abundância nas frutas cítricas também é considerado um aliado contra doenças como o câncer


Basta a temperatura abaixar um pouco para a vitamina C ser constantemente lembrada como um poderoso antídoto contra
gripes e resfriados.
A novidade relacionada ao composto presente nas frutas cítricas é que, além de auxiliar no bom funcionamento do sistema imunológico, a vitamina C também tem grande poder antioxidante e é considerada uma aliada em tratamentos estéticos.
Segundo a nutricionista Andrea Andrade, essa característica ajuda a prevenir diversas doenças. “Devido ao seu poder antioxidante, ela pode evitar o envelhecimento precoce da pele, além de prevenir doenças como alguns tipos de câncer.”
Isso acontece pois a vitamina desativa e neutraliza os radicais livres, moléculas naturais do corpo, mas que podem ser danosas quando adquiridas graças a fatores agressores externos, como a exposição ao sol e poluição e consumo de álcool e cigarro. Nesse caso, os radicais livres desestabilizam as células saudáveis do organismo.
De acordo com a nutricionista, é recomendado tomar uma dose diária de 90mg de vitamina C para homens e 75mg para mulheres. Esses valores podem ser adquiridos, principalmente, através da ingestão de frutas como a laranja e o limão, além de mamão, goiaba e acerola. “O ideal é consumir a própria fruta ou sucos.”
Ela conta que os sucos de caixinha também valem, mas só para quem não tem tempo de preparar a bebida natural. Receitas que agregam esses ingredientes também são bem vindas, desde que não vá ao forno ou fogão. “A vitamina perde suas propriedades quando é aquecida.”

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Calêndula protege a pele contra o sol e o envelhecimento



Disponível: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=calendula&id=5199

Calêndula para a pele

Testes realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da USP, revelaram que o extrato da calêndula (Calendula officinalis), planta originária da região mediterrânea entre Europa, África e Ásia, é eficaz para proteger a pele contra os efeitos da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.
Experiências realizadas com animais mostraram que as formulações contendo o extrato de calêndula reduzem o estresse oxidativo causado pelos raios solares, promovendo efeito fotoprotetor e retardando o envelhecimento da pele.

Proteção contra radiação solar
A calêndula foi adaptada às condições climáticas do Brasil e, segundo a farmacêutica Yris Maria Fonseca, é usada popularmente como agente anti-inflamatório tópico contra queimaduras, especialmente as provocadas pelo Sol.
"O estudo verificou se o extrato de calêndula também seria eficaz contra os danos causados pela radiação solar, comprovando cientificamente um de seus usos populares", conta Yris, que é uma das responsáveis pelo estudo.
Os experimentos foram realizados com camundongos de laboratório geneticamente modificados, sem pelo, que tiveram lesões induzidas por luz ultravioleta. "Verificou-se o estresse oxidativo, alterações na morfologia do tecido e das células e a presença de inflamação da pele", aponta Yris. "As análises mostram que o extrato de calêndula, administrado por via oral ou tópica, foi eficaz para prevenir o estresse oxidativo causado pela radiação solar."
Na pesquisa, foi possível inibir totalmente o estresse oxidativo, deixando a pele dos ratos semelhante à de animais que não receberam radiação."O extrato também estimulou a síntese de colágeno, o que pode evitar o aparecimento de sinais característicos de pele envelhecida, como rugas e perda de elasticidade", acrescenta a farmacêutica.

Extrato de calêndula
De acordo com Yris, o extrato de calêndula apresenta uma grande quantidade de flavonoides e polifenóis, substâncias com reconhecido potencial antioxidante. "Acredita-se que a redução do estresse oxidativo aconteça não por causa de um composto isolado, mas devido ao efeito sinérgico entre as substâncias presentes no extrato de calêndula", explica.
No estudo, a calêndula foi testada em três formulações diferentes, sendo que uma formulação do tipo gel apresentou melhor desempenho para fotoquimioproteção. "Para que o produto seja disponibilizado comercialmente, serão necessários novos testes, relacionados à segurança e toxicidade, entre outros aspectos", observa a farmacêutica.

Calêndula contra o câncer
O extrato também passou por testes de citotoxicidade, realizados em duas linhagens de células tumorais e uma de células normais. "O maior efeito tóxico foi registrado nas linhagens tumorais, preservando a normal, o que demonstra o potencial para o tratamento de câncer", aponta Yris. "Entretanto, este é um resultado preliminar, que precisará ser confirmado em estudos específicos".
A pesquisa sobre os efeitos da calêndula em lesões agudas provocadas pela radiação solar faz parte da tese de doutorado de Yris, realizada no Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos da FCFRP.
O trabalho teve a orientação da professora Maria José Vieira Fonseca, da FCFRP. Em sua pesquisa de pós-doutoramento, a farmacêutica irá investigar o efeito fotoquimioprotetor da calêndula sob a radiação exposta cronicamente, em longo prazo.