quinta-feira, 29 de abril de 2010

10 medidas que activam a sua circulação

Veja tudo o que pode fazer para facilitar a movimentação do sangue nas suas veias



Disponível: http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/saude/ver.html?id=797877&pagina=1

Mexa-se, fuja do calor, evite as gorduras saturadas, o sal e o álcool, ingira mais antioxidantes e, como é óbvio, apague o cigarro!
São alguns dos truques para que os seus 5 litros de sangue fluam livremente.
Varizes, flebites, pernas inchadas, cansaço, dores, sensação de peso... são alguns dos efeitos indirectos da má circulação de retorno, ou seja, aquela que flui pelas veias em direcção ao coração. Estas desordens, na maioria dos casos não são graves, mas sim incómodas.

No entanto, se não forem tratadas a tempo, podem originar complicações de maior gravidade e reduzir a qualidade de vida. Quando as deficiências circulatórias afectam as artérias (que levam o sangue do coração para o resto do corpo), as consequências podem ser ainda piores.
Nestes casos, a redução do fluxo sanguíneo é devida aos depósitos de colesterol, gorduras e outras substâncias que aderem às paredes dos vasos (aterosclerose), produzindo afecções coronárias.

Mais incómodos no Verão, por causa do calor, os problemas de circulação são, muitas vezes, esquecidos durante o Inverno. Não caia nesse erro e siga estas simples, mas eficazes medidas para evitar a má circulação.

Vista roupa cómoda
As peças de roupa que comprimem os músculos das pernas (como as ligas ou cintas), apertam a cintura (como os cintos justos) ou mesmo os sapatos apertados, funcionam como torniquetes, dificultando a circulação.
Também não é aconselhável usar tamanhos abaixo do seu para dissimular os quilos a mais, nem sutiãs com aros que comprimam o peito, para o fazer sobressair. Se usar mochila, não a ajuste demasiado e tire-a de vez em quando para descansar.

Coma mais fibras
Favorecem o trânsito intestinal, o que evita o aumento de pressão abdominal, a debilitação das paredes das veias e da parede do cólon, reduzindo o risco de sofrer de prisão de ventre, varizes e hemorróidas, e a acumulação de toxinas no sangue.
As frutas secas e frescas, as leguminosas, as verduras e hortaliças, os cereais e alimentos integrais são grandes aliados dos intestinos. Se seguir a regra de ingerir cinco porções diárias de vegetais, não lhe vai faltar fibra.

Ponha um cadeado no saleiro
O excesso de sódio não é só contra-indicado em pessoas com hipertensão arterial. Também favorece a retenção de líquidos, obrigando o coração, o fígado e os rins a trabalharem acima das suas possibilidades, fomentando problemas circulatórios.
Evite as conservas, sopas de pacote, molhos, bolachas, enchidos, queijos curados, carnes e peixes salgados ou fumados e pré-cozinhados. As ervas aromáticas são excelentes substitutas do sal!

Pernas para cima!
Levantar um pouco os membros inferiores enquanto se está sentado ou mantê-las elevadas quando se está deitado favorece o retorno venoso.
Para tornar a circulação mais fluída, erga as pernas alguns minutos por dia e durma com as pernas mais altas do que a cabeça, subindo ligeiramente a parte da cama onde repousa os pés, com uma almofada.

Faça exercício diariamente
Fazer exercício é um dos factores mais benéficos para a circulação uma vez que os músculos, ao serem contraídos, actuam como corações periféricos, digamos assim, que comprimem as veias e empurram o sangue em direcção à parte superior do corpo.
Para além disso, a actividade física aumenta o fluxo arterial.
Caminhar, andar em bicos dos pés, flectir as pernas, nadar, correr, passear, andar de bicicleta... ajuda a favorecer o sistema cardiovascular, a controlar o peso, a diminuir a pressão sanguínea e a reduzir o nível de LDL (o chamado colesterol mau). Tente fazê-lo 4 a 5 vezes por semana, durante 30 minutos.

Opte pelas gorduras poli-insaturadas
Ao contrário das saturadas, presentes nos lacticínios e nas carnes vermelhas, estes lípidos podem reduzir a viscosidade do sangue, favorecendo a fluidez da corrente sanguínea. São gorduras importantes para regular a pressão arterial, a vasodilatação e a coagulação.
Para além disso aumentam o colesterol LDL (o chamado bom) e fazem com que o mau não se acumule nas artérias. Estes ácidos gordos encontram-se, sobretudo, nos óleos de sementes de girassol, milho e soja, nos frutos secos (nozes e amêndoas) e nos peixes azuis.

Mantenha uma boa hidratação
Os especialistas recomendam beber entre 2 a 3 litros de água por dia para facilitar a eliminação de toxinas e melhorar a circulação. Também pode recorrer às infusões, como as de chá ou de gingko biloba (beneficia a irrigação cerebral).
Para melhorar a circulação das pernas, beba diariamente três chávenas de uma tisana à base de 20 g de trigo sarraceno, 20 g de flores de arruda secas e 20 g de flores de sabugueiro secas.
Outra boa opção são os sumos naturais (sem açúcar) ricos em antioxidantes: fortalecem as paredes das artérias e das veias, e têm uma acção anti-inflamatória.
Experimente sumo de arando vermelho, laranja e casca de laranja; de toranja; de uvas pretas; de ameixas, ananás e groselhas; ou de laranja, framboesa e acerola.

Cuidado com o calor
O calor excessivo ou muito prolongado é um inimigo da circulação, já que fomenta a vasodilatação dos capilares, o que, por sua vez, pode originar inchaço, sensação de peso, cansaço e dor nas extremidades.
Por isso, é recomendável evitar os ambientes com temperaturas elevadas, apanhar sol nos dias mais quentes ou abusar dos aquecimentos. Também não é conveniente exceder-se com as saunas ou os banhos de imersão.
Prefira um duche de água morna e finalize-o com um jacto de água fria, especialmente benéfico para a circulação das pernas.

Desfrute de uma massagem
A técnica não é importante, desde que abranja todo o corpo. Ao activar a circulação, a massagem melhora a irrigação dos tecidos. Os vasos da pele, especialmente as veias superficiais, armazenam uma grande quantidade de sangue e, ao serem massajados, o seu esvaziamento é facilitado.
Uma massagem ligeira e superficial é tónica, e uma vigorosa e profunda é relaxante. Experimente massajar os pés e as pernas de baixo para cima, do tornozelo à coxa. Uma máquina de massagens eléctrica pode ser uma grande ajuda.

Use meias elásticas
O uso diário de meias elásticas de compressão facilita e melhora a circulação de retorno, uma vez que ajuda o sangue a subir até ao coração.
Coloque-as logo de manhã, pois com o passar do dia, a possibilidade de ocorrer edema (acumulação anormal de líquido nos tecidos) dificulta a sua colocação.

Evite...
... a alimentação desequilibrada; a dieta mediterrânica é a mais aconselhada por causa do seu abundante aporte de legumes, hortaliças, frutas e alimentos ricos em fibra e substâncias cardiosaudáveis.
... o excesso de peso, principalmente a gordura abdominal, porque aumenta a pressão sobre as virilhas e dificulta o retorno de sangue venoso ao coração.
... as gorduras saturadas, porque aumentam a presença de colesterol e triglicéridos no sangue, tornando-o mais espesso, e acumulam-se nas artérias, aumentando o perigo de entupimento ou rotura.
... o tabaco, porque a nicotina e os produtos da combustão do cigarro danificam a parede das artérias e favorecem o aparecimento de varizes.
... o excesso de bebidas alcoólicas e com cafeína, porque ambas tendem a elevar a pressão do sangue arterial, apesar de cada uma das substâncias o fazer através de mecanismos diferentes.

Perigo! Doença venosa
Consequência de uma disfunção do sistema venoso dos membros inferiores, a doença venosa crónica afecta o retorno do sangue para o coração, que se acumula nas veias, dilatando-as.
Provoca o aparecimento de derrames e varizes, e, em fases mais avançadas da doença, eczemas venosos, flebites e úlcera da perna.
Manifesta-se pela sensação de peso e dor nos membros inferiores, normalmente associadas a edema no tornozelo, prurido e cãibras nocturnas.
Com a evolução da doença, surgem vários tipos de varizes, lipodistrofia (perturbação no metabolismo das gorduras), hiperpigmentação, atrofia branca e úlcera de perna, geralmente no terço inferior do membro.

Texto: Madalena Alçada Baptista
Revisão científica: Dr. Eduardo Serra Brandão (cirurgião vascular e director do IRV, Instituto de Recuperação Vascular, em Lisboa)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Importância do leite nas fases da vida



Disponível: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=521

Fase de 1 a 6 anos
Nessa fase recomenda-se a ingestão diária de 3 a 4 copos de leite.
Sendo o leite a melhor fonte de cálcio, elemento essencial para a formação dos ossos e dos dentes. A ingestão diária de 3 a 4 copos de leite garante o fornecimento de 80% a 100% das necessidades desse mineral.

FASE ESCOLAR
A fase escolar inicia-se no fim do sexto ano e termina quando a criança entra na puberdade. Nesse período ela tem um ritmo de crescimento menos acelerado, quando comparado com os primeiros anos, mas continua precisando de uma alimentação equilibrada e variada.
Nessa fase a criança aceita maior diversificação na dieta. O escolar necessita de uma ingestão de 3 a 4 copos de leite, ou se equivale, diariamente, para suprir suas necessidades de cálcio.
Uma boa opção são os leites aromatizados e os achocolatados em caixinha longa vida, que além de nutritivos, não necessitam de refrigeração.
O leite desnatado só são indicados para os escolares se a família tem historia de obesidade e doenças cardiovasculares. Caso contrário, recomenda-se o leite integral, por fornecer mais energia e vitaminas A e D.

ADOLESCÊNCIA
É nessa fase que o jovem apresenta o estirão – período de crescimento muito rápido, no qual ele cresce mais ou menos 10 centímetros em um ano. Nessa fase, os adolescentes precisam de uma boa alimentação, pois crescer implica maior gasto de energia.
O adolescente precisa de uma ingestão diária de 5 copos de leite, ou seu equivalente, para atender às suas necessidades de cálcio. Opções são os iogurtes e queijos. Uma boa sugestão é colocar leite no preparo de pratos servidos no almoço e no jantar.

FASE ADULTA
É uma fase importante para a formação da massa óssea, que chega ao seu ponto máximo entre 25 e 30 anos.
Para que os ossos tenham uma boa estrutura, é preciso fornecer ao organismo doses duplas adequadas de cálcio. Mas, mesmo depois que os ossos já estão formados, o cálcio deve continuar presente, para diminuir a possibilidade de desenvolvimento de osteoporose. Essa é uma doença que deixa os ossos porosos, menos densos e mais frágeis – sujeitos a um maior risco de fraturas, além de causar muita dor.
Para atender à demanda de cálcio, o adulto deve consumir todos os dias 5 copos de leite, ou o seu equivalente, sendo o mais indicado o leite desnatado. A razão disso é a presença de gordura de origem animal no leite integral, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, causa de expressiva mortalidade nessa faixa etária.
Existem três alternativas para melhorar a ingestão de cálcio. A primeira é o leite desnatado enriquecido com cálcio, o que pode diminuir a dose diária necessária de leite. A segunda é a inclusão de iogurtes desnatados ou queijos com menos gordura na alimentação diária. A terceira é cozinhar usando leite. Como última alternativa, se tudo isso não for suficiente, restam os suplementos medicamentos de cálcio.

FASE PÓS-MENOPAUSA
Nessa etapa da vida das mulheres, a estrutura óssea é mais frágil, pois o cálcio sai do osso com maior facilidade e o risco de desenvolver osteoporose é bem maior.
A melhor maneira de evitá-la é consumir quantidades adequadas de cálcio desde a infância. As mulheres que não fazem reposição hormonal precisam do equivalente a pelo menos 6 copos de leite diariamente para suprira necessidade de cálcio do organismo.
Caso a mulher prefira o enriquecido com cálcio, o número de copos diminui. Outras maneiras de conseguir o cálcio necessário são os iogurtes desnatados, os queijos com pouca gordura e cozinhas usando leite.

IDOSOS
Homens e mulheres com mais de 65 anos precisam de uma dose elevada de cálcio. Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente, pelo menos, o equivalente a 6 copos de leite, de preferência, desnatado. Essa quantidade pode causar incômodos gastrointestinais e, nesse caso, o leite com baixa lactose é uma boa indicação.
Uma sugestão é substituir a água no preparo de arroz integral (porção de arroz e quatro de leite). Assim, numa só receita, é possível ingerir leite (cálcio) e fibras, tão importantes para o funcionamento do organismo.


Fonte: Leitbom

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cirurgião fala sobre os riscos das plásticas combinadas



Disponível: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/cirurgiao-fala-riscos-plasticas-combinadas-551232.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=microblog&utm_campaign=twitter-abril

A realização de procedimentos ao mesmo tempo expõe o paciente a um longo período sobe efeito da anestesia, o que causaria males

Quem nunca se olhou no espelho e sentiu vontade de mudar aqui e ali e entrar no centro cirúrgico e sair repaginada? Acordar com outra aparência depois que termina a anestesia. Inicialmente, fazer cirurgias plásticas associadas pode parecer mais prático e vantajoso economicamente, mas nem todos os casos são indicados e seguros.
De acordo com o cirurgião plástico Dov Charles Goldenberg, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP, um tempo muito longo de anestesia, que ocorre principalmente quando o paciente faz mais de uma cirurgia no mesmo dia, pode se tornar um risco.
O assunto é tão sério que a SBCP prepara o novo documento com mudanças importantes na realização de cirurgias. Entre elas estão a definição dos exames que devem ser exigidos antes das operações; a especificação do tipo de anestesia para cada caso, a restrição de plásticas em adolescentes e a polêmica limitação do número de procedimentos em uma mesma cirurgia;
Muitas pessoas acreditam que fazer diferentes intervenções plásticas, de lipoaspiração, abdome, implante de silicone nos seios e nas cirurgias faciais, por exemplo, de uma só vez, é prático e seguro. Mas de acordo com Goldenberg, isso não é verdade e planejar as cirurgias com intervalo não expõe o paciente a tantos riscos. "Duas anestesias mais curtas garantem mais segurança ao paciente", afirma.
O cirurgião explica que as complicações variam de acordo com o estado clínico de cada um. "Uma pessoa anestesiada por mais de seis horas pode correr riscos, como problemas respiratórios, trombose venosa e embolia pulmonar por ficar parado muito tempo na mesma posição."
No entanto, Goldenberg ressalta que nem todas cirurgias podem ser feitas em conjunto com a mesma anestesia, isso irá depender da área do corpo e o tamanho de cada uma. "Se a intervenção for no tronco, a mamoplastia e a lipoaspiração podem ser feitas em conjunto na maioria dos casos. Se a escolha incluir cirurgia facial, pode não ser indicado, porque esse tipo de plástica é mais minuciosa, dura mais tempo e exige mais atenção do cirurgião."
Antes de se submeter a uma cirurgia estética, o cirurgião deve respeitar o quadro clínico do paciente. O procedimento adequado para a escolha de cirurgias conjuntas é verificar se há existência de doenças prévias, a idade e as condições físicas. "O primeiro passo para a avaliação dos riscos operatórios é avaliar se as condições clínicas são compatíveis ao tempo cirúrgico", destacou Goldenberg

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Preparação durante e após a gravidez



Disponível: http://saude.sapo.pt/artigos/mulher/ver.html?id=1057012

A gravidez é um momento único na vida de um casal. Para que seja ainda mais positiva fala-se cada vez mais da importância da preparação pré e pós-parto.
Catarina Alves, enfermeira do Centro Pré e Pós Parto, fala-nos dos aspectos que devem ser abordados nesta fase.


Qual é a importância da preparação pré e pós-parto para a mãe?
A gravidez é um período de excelência para investir na preparação do casal para o parto e para a maternidade (e) paternidade que se avizinham. Casais informados são casais mais seguros e confiantes e que certamente vão vivenciar estes momentos mais intensamente e de um modo mais satisfatório. Os medos e as dúvidas são mais que muitos, daí que promover espaços de partilha com outros casais e, sobretudo, com profissionais qualificados é investir no futuro da família, facilitando a autonomia e promovendo vivências mais enriquecedoras.

E para o bebé?
Obviamente que o bebé é a principal razão para todo este investimento. As linhas orientadoras fornecidas aos pais vão permitir que se sintam mais seguros ao cuidar dos seus filhos, adaptando o que aprenderam ao seu próprio bebé, o que potencia experiências mais enriquecedoras de que todos, inclusivamente (especialmente!) o bebé, beneficiam.

A preparação pós-parto não é muito falada. Em que é que consiste?
Mesmo ainda na preparação para o nascimento a temática do pós-parto é abordada: não só as questões relacionadas com as mudanças físicas, em que a matéria do exercício é quase sempre tema de eleição, mas também todas as implicações psicológicas e sociais importantíssimas que se avizinharão (ex: relacionamento conjugal, gestão familiar, etc.). Depois, no pós-parto, as aulas de recuperação são o investimento principal, mas não se pode desperdiçar a oportunidade para explorar outras questões como a amamentação e o fortalecimento do períneo, por exemplo. Os bebés acompanham sempre as mães. Nesta fase inicial não se pode dissociar este par e, por vezes, as aulas têm mesmo a participação dos bebés.

Qual é o papel do pai tanto no pré como no pós-parto?
O pai tem um papel fundamental em todo o percurso. Envolver o pai desde cedo é ter a equipa completa, por isso, sempre que possível, não abdicamos da sua presença. Num contexto que é muitas vezes encarado como sendo apenas da mulher e em que o pai é colocado à margem, envolvê-lo, fornecendo-lhe informação prática e integrando-o na prestação dos cuidados durante a gravidez, no parto e, depois, ao recém-nascido acaba por ultrapassar esse preconceito e por criar a oportunidade de vivenciarem toda a experiência enquanto família. Para a mãe, o trabalho em parceria com o pai desde o início proporciona um sentimento de apoio e de segurança e a expectativa de colaboração e partilha no futuro. Mais do que apenas a mãe e o bebé, teremos uma família. Por isso, ter o casal envolvido em todos os momentos é, também, ter a certeza de que irão vivenciar esses momentos de forma mais informada, segura e intensa.

O bebé também tem acompanhamento pós-parto? Que tipo de acompanhamento?
O acompanhamento no pós-parto será aquele de que os pais sentirem necessidade. Mas, mais uma vez, não podemos dizer que acompanhamos especificamente o bebé, mas sim a família. Disponibilizamos principalmente o apoio à amamentação, mas também um espaço para esclarecimento de dúvidas, com o objectivo de tornar os pais mais seguros e autónomos, agora que passaram da teoria à prática. Por vezes trata-se apenas de validar o que os pais aprenderam e que já estão (tão bem!) a fazer.

Há alguma história que a tenha marcado de forma particular neste tempo em que tem trabalhado na área do pré pós-parto?
Foram muitos os casais com quem tive o privilégio de contactar e há aspectos transversais a todos eles que me têm marcado positivamente. Marca-me sobretudo a evolução que observo na percepção que os casais vão tendo desta fase das suas vidas: da insegurança inicial pelo desafio que se avizinha, aos primeiros passos autónomos enquanto pais. A satisfação da mulher (casal) com a gravidez, com o parto e, depois, a vivência confiante enquanto família são as melhores recompensas para o meu trabalho.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Entenda o que provoca as queloides e como tratá-las




Disponível: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/entenda-provoca-queloides-como-trata-las-549079.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=microblog&utm_campaign=twitter-abril

Cirurgião plástico apresenta os tratamentos mais eficientes e dá dicas para evitar o aparecimento de tipo de cicatriz

Cicatrizes são uma incógnita e podem incomodar ainda mais ocorre uma hipertrofia da cicatriz com formação de nódulos ou queloide. De acordo com o cirurgião plástico Marcelo Assis, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o queloide é um processo normal de cicatrização, mas que não para, resultando num nódulo grosso com dor e coceira no local.
A cicatriz exagerada pode ser tratada através de procedimentos estéticos específicos ou prevenida com placas de silicone, fitas de corticóide e técnicas cirúrgicas menos invasivas.

“Esse tipo de cicatriz costuma ser um terror para alguns pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos como a cirurgia plástica. Algumas pessoas têm predisposição genética para formar queloides como peles negras e asiáticas. Mas isso não é regra. Peles brancas também formam esse tipo de cicatriz”, diz o especialista.

Segundo Marcelo Assis existem três tipos de tratamentos para o quelóide:
Infiltração com corticóide: melhora de imediato os sintomas de coceira e dor. É realizada uma infiltração a cada três semanas até o nivelamento da cicatriz com a pele ao redor. Esse tipo de tratamento tem uma recidiva (retorno) do quelóide em torno de 70%.
Exérese (retirada) parcial do quelóide com infiltração de corticóide: excelente tratamento com custo baixo. A cicatriz é retirada parcialmente deixando em torno de 10% para “enganar” o queloide. “Enganar o quelóide significa manter uma parte da cicatriz para evitar a reativação da mesma. Se a cicatriz for totalmente retirada, o quelóide se reativa ficando com o dobro do tamanho de antes do tratamento”, afirma. Após a retirada dos pontos é realizada infiltração de corticóide a cada três semanas até o nivelamento com a pele sã. O retorno do quelóide nesta técnica é de 30%.
Exérese total com betaterapia: técnica mais eficiente, mas com custo muito alto. É feita a retirada total da cicatriz e no mesmo dia é realizada uma sessão de betaterapia que são emissões de radioterapia local para conter o processo de cicatrização exagerada do quelode.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quem dorme mal consome mais calorias, mostra estudo



Disponível:http://ow.ly/1ybQj

Não é só impressão: dormir mal aumenta o apetite no dia seguinte. Alguns estudos já mostraram a associação entre má qualidade de sono e obesidade, mas um trabalho publicado na última edição do "American Journal of Clinical Nutrition" é o primeiro a investigar o que ocorre no padrão da alimentação de pessoas que passam a dormir menos.
Pesquisadores franceses avaliaram 12 homens com peso normal e idade média de 22 anos durante dois ciclos de 48 horas. No primeiro período, usado como controle, os voluntários mantiveram sua rotina normal de sono, alimentação e atividades. Na segunda etapa, dormiram oito horas na primeira noite (da meia-noite às 8h) e quatro horas na segunda (das 2h às 6h). Eles podiam comer o que quisessem.
Depois da noite mais curta, eles consumiram 22% mais calorias. Foram ingeridas, em média, 560 calorias a mais -o que poderia levar ao ganho de meio quilo em uma semana.
Uma das explicações dos pesquisadores se relaciona aos mecanismos de sobrevivência criados ao longo da evolução. Humanos tendem a comer mais após uma noite mal dormida porque os mamíferos aprenderam a estocar calorias no verão, quando as noites são mais curtas e há mais comida.
"Não existe um único culpado. A explicação simplista é que o maior tempo acordado aumenta as chances de comer", diz Márcio Mancini, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.
Sabe-se também que a secreção de alguns hormônios está relacionada ao sono e, quando há privação desse descanso, podem ocorrer mudanças que contribuem para o aumento no consumo de alimentos.
Há redução de leptina --hormônio relacionado à saciedade e que também facilita o gasto de energia pelo organismo. Quando se dorme menos, ocorre ainda o aumento na secreção de grelina, substância responsável por estimular o apetite.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

15 questões sobre os fios de cabelo branco

Se arrancar os fios brancos, outros mais aparecerão no lugar? É possível retardar o surgimento do grisalho? Confira:



Disponível:http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/medico-esclarece-15-questoes-fios-cabelo-branco-548693.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=microblog&utm_campaign=twitter-abril

O surgimento dos fios brancos sempre foi cercado de dúvidas e mitos. Para esclarecer as dúvidas mais corriqueiras, o dermatologista Ademir Jr, especializado em trocologista, fala sobre o assunto e ressalta os 15 fatos que todos devem saber sobre os cabelos brancos.

1- Os fios brancos podem aparecer em qualquer idade, mesmo ao nascimento. Mas normalmente costumam dar seus primeiros sinais após os 30 anos para a maioria das pessoas;

2- Da mesma forma que há adolescentes que começam a ter cabelos brancos, existem idosos que não ficam com os cabelos grisalhos;

3- O termo canície é utilizado para definir o processo de embranquecimento dos cabelos;

4- Cada folículo piloso (raíz do cabelo), apresenta um conjunto de células que produzem a melanina (pigmento do cabelos), e que estão ativas. Neste mesmo folículo há um estoque de células que renovam as células ativas na medida que estas vão envelhecendo;

5- Uma vez que se esgota este conjunto de células (as ativas e as do estoque), os cabelos ficam brancos;

6- É o estoque de células que temos em cada raíz do cabelo que faz com que eles mantenham o pigmento por maior tempo em nossas vidas. Se este estoque é grande, nossos cabelos tenderão a ficar brancos mais tardiamente;

7- Além do consumo das células que produzem os pigmentos dos nossos cabelos (melanócitos), existem momentos em nossa vida em que a produção do pigmento diminui. Isto se dá por eventos traumáticos ou estresse;

8- Existem casos de doenças e medicamentos que podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos;

9- É sabido que uma elevada quantidade de radicais livres nos folículos pode provocar o aparecimento precoce de fios brancos;

10- Não há nenhum medicamento que tenha efeito comprovado na recuperação da coloração dos cabelos;

11- As colorações ainda são os métodos mais eficazes de cobrir os fios brancos e disfarçá-los;

12- Cabelos brancos apresentam a mesma estrutura anatômica dos fios pigmentandos, porém não apresentam exatamente o pigmento que dá a cor aos mesmos.

13- É mito que a cada fio branco arrancado nascem outros 7 fios brancos. Uma vez arrancado um fio branco pode voltar a nascer branco novamente mas nunca interferirá na pigmentação dos fios ao redor dele. Uma vez que cada fio de cabelo tem seu próprio conjunto de células que produzem a melanina (pigmento dos cabelos);

14- O estresse parece ter um envolvimento direto com o aparecimento precoce dos fios brancos;

15- Os fios brancos devem ser tratados da mesma forma que fios pigmentados, uma vez que anatomicamente são idênticos aos fios com cor.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Caminhar reduz risco de derrame em mulheres



Disponível:http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=derrame-em-mulheres&id=5149

Exercícios contra o derrame
Mulheres que caminham pelo menos duas horas por semana ou que costumam andar rapidamente (5 km/h ou mais) têm risco significativamente menor de desenvolver um acidente vascular cerebral (AVC) - popularmente conhecido como derrame - do que as que não costumam praticar atividade física.
A afirmação é de um estudo feito nos Estados Unidos e que será publicado em breve na revista Stroke, da American Heart Association. De acordo com a pesquisa, os riscos foram menores para AVC em geral e em suas formas isquêmica e hemorrágica.

Caminhar para longe do AVC
As mulheres que caminharam em passos acelerados apresentaram risco 37% menor de qualquer tipo de AVC. As que andaram mais de duas horas por semana tiveram risco 30% menor, ambas em comparação com mulheres sedentárias.
No caso de AVC hemorrágico, os riscos foram 68% menor para as que caminharam vigorosamente e 57% menor para as que andaram pelo menos duas horas por semana.
"A atividade física é um comportamento importante para a prevenção de AVC. Trata-se de um hábito essencial para promover a saúde e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Caminhar é apenas uma forma de atividade física", disse Jacob Sattelmair, da Faculdade de Saúde Pública Harvard, principal autor do estudo.
"Embora a relação exata entre diversos tipos de atividade física e diferentes subtipos de acidente vascular cerebral permaneça desconhecida, os resultados desse estudo específico indicam que caminhar, em particular, está associado com o menor risco de AVC", afirmou o pesquisador.

Exercícios para mulheres
Os autores do estudo acompanharam 39.315 mulheres, com idade média de 54 anos, que participaram de um levantamento nacional sobre saúde feminina. A cada dois ou três anos, as participantes descreveram as atividades físicas conduzidas em horas de lazer no ano anterior.
As atividades envolviam caminhar, correr, andar de bicicleta, fazer exercícios aeróbicos e praticar esportes. Atividades ocupacionais, domésticas ou comportamentos sedentários não foram considerados.
Os ritmos de caminhada foram divididos em nenhum, casual (cerca de 3,2 km/h), normal (4,6 km/h), acelerado (6,2 km/h) e muito acelerado (acima de 6,4 km/h). Nos quase 12 anos em que foram acompanhadas, 579 mulheres tiveram um AVC (473 isquêmicos, 102 hemorrágicos e quatro não identificados).

Acidente vascular cerebral
"O acidente vascular cerebral é a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos e uma das principais causas de incapacidade. Por conta disso, é muito importante identificar fatores capazes de modificar riscos", disse Sattelmair.
Segundo o pesquisador, os resultados não se estendem aos homens. "A relação entre caminhar e menor risco de AVC ainda é inconsistente entre homens", disse.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fisioterapeuta lista soluções para se livrar das varizes



Disponível: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/fisioterapeuta-lista-solucoes-se-livrar-varizes-547269.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=microblog&utm_campaign=twitter-abril

Estima-se que uma a cada cinco mulheres tenha problemas vasculares. Segundo a Dra. Tânia Antonialli, fisioterapeuta Dermato-Funcional, existem diversos fatores que influenciam o aparecimento dos temidos vasinhos, como hereditariedade, hábitos alimentares, postura (ficar muito tempo sentado ou em pé), excesso de exercícios físicos, tabagismo, gravidez ou até mesmo, o uso de anticoncepcionais.
Muitas mulheres têm dúvidas sobre o aparecimento dos vasos e varizes.
Para ajudá-las a solucionar esse dilema, a Dra. Tânia esclarece algumas dúvidas:
Drenagem Linfática: ajudar ou atrapalha?
Quando realizada de maneira correta, ou seja, com movimentos e pressão leve, seguindo o trajeto do sistema linfático, ajuda a diminuir o inchaço, a sensação de pernas cansadas e a dor, ela favorece o retorno sanguíneo. Ela pode ser realizada como tratamento e prevenção de varizes. Mas é importante sempre procurar um médico, pois existem algumas contra indicações como, por exemplo, a trombose venosa profunda.

Meias compressoras ajudam?
Elas ajudam a diminuir o inchaço nas pernas, principalmente em pessoas que passam muito tempo de pé ou sentadas. Mas, assim como no caso da drenagem, o uso da meia deve ser feita com indicação de um médico vascular.

Os exercícios físicos são recomendados?
Quando praticados de forma moderada ajuda a prevenir o aparecimento dos vasos e varizes, devido à contração muscular que favorece o retorno do sangue ao coração. A falta ou excesso de atividade física, feita com esforço muito grande favorece o aparecimento das varizes.

Cera quente aumenta os vasos e varizes?
Não, o que ocorre neste caso é que quando a pessoa fica exposta há uma temperatura de calor excessivo pode dilatar as veias. Mas, como a depilação é um processo rápido, ela não pode ser o fator principal para o seu surgimento.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

16 dicas de especialista para acabar com as espinhas



Hábitos e rituais para cuidar da pele, evitando o surgimento das acnes

Disponível:http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/16-dicas-especialista-acabar-espinhas-546875.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=abrilcom_mulher
Os motivos da formação da acne em adultos são geralmente as mesmas dos adolescentes, relacionadas a distúrbios hormonais e excesso na produção de sebo. O sebo é uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, atua como lubrificante natural da pele, mas quando produzido em excesso, obstrui o canal de escoamento das glândulas, inflamando-as e surgindo a acne.

O cravo é formado por uma massa de óleo e suor que em contato com o ar oxida e fica preto. A espinha é um cravo inflamado, uma bactéria que contamina a massa de gordura, provocando a formação de pus, assim começa o processo inflamatório.
Os principais causadores da acne são: dietas ricas em gordura, problemas hormonais, emocionais, contraceptivos, estresse, baixa imunidade, comidas enlatadas, poluição e excesso de exposição solar.
É importante manter a pele sempre limpa, para que os poros fiquem livres de impurezas, reduzindo a quantidade de sebo evitando assim a infecção da pele, assim como realizar exames médicos quando surge acne na idade adulta, pois ela pode indicar a presença de ovários policísticos e mudanças hormonais.
E como em muitos casos a acne aparece devido ao uso de cosméticos que não são para o seu tipo de pele, vale observar se está fazendo uso dos produtos ideais, lembrando que se você tem a pele mais oleosa, não deve usar produtos em creme, e sim em gel ou loção.

Confira as sugestões de Blanch Marie para cuidar da sua pele:

- Retire a maquiagem antes de dormir
- Faça todo processo de higienização de manhã e à noite: passe um demaquilante em gel ou loção com um algoodão para retirar as impurezas e depois uma loção adstringente para retirar o excesso de oleosidade. Depois da higienização de dia coloque um protetor solar, assim você evita que as acnes que estão ativas manchem sua pele e à noite use uma loção para controle de oleosidade
- Faça uma limpeza de pele uma vez por mês
- Faça uma esfoliação caseira uma vez por semana, com movimentos circulares leves. Não friccione com força e não faça mais que uma vez por semana, para não estimular excessivamente a pele, o que pode fazer um efeito inverso do desejado
- Use um xampu para controlar a oleosidade do cabelo, muitas vezes o óleo presente no couro cabeludo escorre sobre a testa deixando-a mais oleosa e acneica
- Evite também a franja caindo sobre a testa, o que causa um abafamento no local, não deixando a pele respirar e aumenta a oleosidade
- Tome muita água
- Se alimente com frutas, grãos, vegetais e verduras para limpar o organismo e melhorar seu funcionamento
- Use produtos adequados para seu tipo de pele
- Use sempre produtos sem álcool e a base de gel ou loção
- Evite o estresse fazendo atividades esportivas
- Use toalhas de papel para secar o rosto para evitar a contaminação de bactérias
- Não esprema as espinhas em casa, o que pode espalhar a infecção e gerar cicatrizes
- Não passe a mão toda hora no rosto evitando a contaminação
- Use cosméticos hipoalergênicos e que não contenham óleo
- Use sabonetes neutros ou a base de enxofre

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Diferença entre gordura saturada e insaturada



Disponível: http://www.abril.com.br/blog/dieta-nunca-mais/2010/04/nutricionista-esclarece-a-diferenca-entre-gordura-saturada-e-insaturada/?utm_source=twitter&utm_medium=abrilcom_mulher

Pergunta rápida: qual gordura faz bem e qual deve ser riscada do cardápio? Saturada ou insaturada? Lidos com frequência, esses termos tem significados e impactos completamente opostos no organismo. As gorduras saturadas são perigosas. As insaturadas, ajudam.
Segundo dica das nutricionistas da rede de produtos naturais Mundo Verde, para reduzir o consumo da gordura que faz mal, diminua o consumo de carnes gordurosas como a vermelha e a de porco, ricas em gorduras saturadas, e opte por carnes magras, como peixe e peito de frango.
E prefira óleos vegetais prensados a frio, ricos em gorduras insaturadas – as benéficas ao organismo, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol, encontradas no azeite de oliva extravirgem, no óleo de linhaça, no óleo de macadâmia, óleo canola, óleo de gergelim, entre outros. Além disso, evite frituras – preparações cozidas, assadas ou grelhadas são mais saudáveis.
(Por Monique dos Anjos)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Leucemia



Disponível: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23962

terça-feira, 6 de abril de 2010

Anorexia


Disponível: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=25552

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O envelhecimento interfere no seu metabolismo



Disponível: http://www.minhavida.com.br/conteudo/2126-O-envelhecimento-interfere-no-seu-metabolismo.htm?utm_source=news_mv_alim_m&utm_medium=10_03_28&utm_term=header&utm_content=tem1&utm_campaign=envelhecimento

Com os anos o número de calorias necessárias para o corpo é menor

O metabolismo é responsável pelo funcionamento do nosso corpo, a relação entre o metabolismo e o envelhecimento é direta. Geralmente, à medida que o ser humano envelhece há um declínio gradual de seu metabolismo, ou seja, o número de calorias necessárias para manter o corpo funcionando é menor com o passar dos anos. Esse é um dos importantes motivos que faz com que haja aumento de peso com a idade.

Além disso, à medida que envelhecemos a composição corporal muda, de forma que, após os 45 anos de idade, a maioria das pessoas perde em média 10% de sua massa muscular por década. Isso significa menor queima de calorias e existe uma tendência de ganhar por volta de 0,5 kg por ano de gordura. É evidente que a tendência diminua por meio da atividade física com o passar dos anos, e isso é outro fator importante que leva ao ganho de peso. A atividade física aeróbica provoca um gasto calórico importante durante sua execução, ou seja, ajuda a queimar calorias, porém, a atividade muscular de resistência (musculação) pode sim levar a um aumento do metabolismo de repouso (basal) porque aumenta o número e tamanho das fibras musculares que são verdadeiras torradeiras de calorias.

E a tireóide, o que tem a ver com isso?
Sabe-se que apenas 3 a 5% dos casos de excesso de peso e obesidade são causados por hipotireoidismo. Além disso, mesmo que a pessoa seja portadora dessa doença, normalmente pode ser controlada sem dificuldades com o uso adequado de medicação especifica, portanto, não coloque a culpa nessa pequena glândula quando você notar que aumentou seu peso.
De forma geral, essas modificações metabólicas que ocorrem com a idade fazem com que uma mulher aos 50 anos necessite por volta de 300 a 500 calorias a menos por dia do que necessitava aos 20 anos para manter seu corpo. Portanto, ganhar peso com a idade não significa necessariamente comer mais, mas também gastar menos.