domingo, 29 de novembro de 2009

Curiosidade - Quais são os principais tipos de anestesias?



Quais são os principais tipos de anestesia?

1- Para entender como agem os vários tipos de anestesia, é preciso entender antes como a dor é transmitida. Ela é um sinal de que há algo errado numa parte do corpo. E esse sinal segue da parte ferida até o cérebro viajando por nervos, que são como fios espalhados pelo corpo. Os nervos são formados por uma seqüência de células especiais, os neurônios.
2- O interior do neurônio é eletricamente negativo e o ambiente em volta dele é positivo. Quando ferimos uma parte do corpo, o neurônio mais próximo do local abre na sua membrana os chamados canais de sódio, que permitem a entrada de íons de sódio. Como esses íons são positivos, o interior da célula vai perdendo seu estado negativo.
3- Para voltar ao estado original, o neurônio abre seus canais de potássio para a saída de íons de potássio (positivos) da célula. Essa seqüência de entra-e-sai vira uma reação em cadeia, que vai passando de um neurônio para outro até chegar ao cérebro. Lá, essa seqüência de alterações na carga dos neurônios é “traduzida” como um sinal de dor.

ANESTESIA LOCAL
Substâncias como a lidocaína agem quimicamente nos neurônios perto do ferimento
1- No caso de um ferimento mais simples, os médicos podem interromper o mecanismo de transmissão do sinal da dor aplicando uma anestesia local. Se você cortou a mão, por exemplo, recebe uma injeção com anestésicos na região do corte.
2- Os anestésicos locais têm substâncias, como a lidocaína e a bupivacaína, que reagem quimicamente com os neurônios da região machucada, impedindo a abertura dos canais de sódio. Assim, o processo de transmissão da dor é interrompido logo de cara.

ANESTESIA GERAL
Coquetel de drogas atua nos neurônios cerebrais, bloqueando a dor de qualquer parte do corpo
1- Muitas vezes o paciente precisa estar imóvel ou inconsciente para não atrapalhar a intervenção médica. Aí entra a anestesia geral, que é uma mistura de substâncias com várias funções. Ela é aplicada na veia, pois pela corrente sanguínea os anestésicos chegam mais rápido ao cérebro.
2- Uma das substâncias do coquetel da anestesia geral tem a função de impedir que o sinal da dor seja decifrado no cérebro. Essa substância, que pode ser uma droga como o remifentanil, abre receptores dos neurônios cerebrais por onde entram íons de cloro, que são negativos.
3- Cheios de íons de cloro, os neurônios cerebrais ficam sempre “no negativo” – mesmo com aquela reação iniciada no local ferido. Como as células mantêm seu equilíbrio, o sinal da dor não é transmitido na região. E, como é o cérebro que “traduz” esse sinal, a pessoa não sente dor em nenhuma parte do corpo.
4- No coquetel da anestesia geral ainda há substâncias que levam à inconsciência e relaxantes musculares que impedem a movimentação do paciente. Cada droga age em vários tipos de receptores dos neurônios cerebrais, e o anestesista vai administrando suas doses durante toda a cirurgia.

ANESTESIA REGIONAL
Raquidiana e peridural bloqueiam a transmissão da dor quando o sinal chega à medula
1- Um meio-termo entre as anestesias local e geral são as anestesias aplicadas em regiões estratégicas do corpo, como a raquidiana e a peridural. Esse tipo de procedimento interrompe a transmissão do impulso da dor na medula, que é por onde passa a maioria dos nervos do corpo. O paciente fica então imune à dor do umbigo para baixo.
2- A anestesia peridural é aplicada fora do canal espinhal, numa camada de gordura em volta da dura-máter. Como é injetada em um local menos invasivo e arriscado, é possível pôr um cateter e ir aplicando mais anestésico por várias horas, de acordo com a necessidade da cirurgia. Mas ela promove um relaxamento menor que a raquidiana.
3- A anestesia raquidiana é aplicada na dura-máter, membrana que envolve a medula. O médico precisa perceber que atingiu o local exato da aplicação da injeção pelo tato! Como ela age em um espaço-chave na transmissão das sensações, com pouco anestésico já se consegue um grande relaxamento, o que é bom em cirurgias mais delicadas.

CONSULTORIA: IRIMAR DE PAULA POSSO E MARIA CARMONA, ANESTESIOLOGISTAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Promoção...

Consultório de Fisioterapia e Acupuntura...

Vem informa-los sobre a super promoção de verão...

Qualquer dois tratamento estéticos corporais... por um preço maravilho...
Caso queira fazer só um tratamento corporal também tem um preço super especial...
Tudo isso para vocês...
Liguem e se informem...
(48) 3438-0955 / 8411-5359...

PS: Não esqueçam estamos em novo endereço para melhor atende-los.
Rua: Papa Pio XII, 60, sala 02. Bairro: Operária Nova. Criciúma/SC.
Mapa no site: http://consultoriodefisioeacup.blogspot.com/2009/10/endereco-do-novo-consultorio.html

Beijocas a todos...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ACUPUNTURA ANTES E DEPOIS DO PARTO




ACUPUNTURA ANTES E DEPOIS DO PARTO

Disponível no site - http://bemleve.bolsademulher.com/qualidade-de-vida/acupuntura-antes-e-depois-do-parto/1105
Por Isabelle Lindote (isabelle@bemleve.com.br)

A gravidez promove um turbilhão de alterações hormonais no organismo feminino que impactam em mudanças físicas e emocionais praticamente diárias. Por mais maravilhoso que seja gerar uma nova vida, o corpo da mulher é extremamente exigido nesse período e padece de alguns males inevitáveis que podem ser tratados com a milenar técnica da acupuntura.
Uma gravidez bem-sucedida também depende de um organismo preparado fisicamente e emocionalmente para receber a gestação. Por isso, Dra Leila Ogata Ogusco, médica do Kyron SPA, indica acupuntura às mulheres que estão se preparando para engravidar. “A acupuntura ajuda a tonificar os órgãos, ativar as energias e equilibrar o organismo como um todo. Saudável e fortalecida, a mulher tende a ter uma gestação mais tranqüila, sofre menos desgaste e gera um bebê também saudável”, afirma.
Uma vez já grávida, a mulher pode contar com a acupuntura para aliviar diversos males típicos do período, tais como náuseas, dores lombares, inchaço e edemas, dores nas pernas, indisposição, alterações no sono e ansiedade. Os benefícios podem ser observados, muitas vezes, a partir das primeiras aplicações.

No caso do enjôo, a técnica é uma alternativa para mulheres que preferem evitar medicações alopáticas e também para aquelas que não respondem bem aos remédios. “Há mulheres que sofrem de náuseas durante toda a gravidez e não apenas nos primeiros meses. A acupuntura ajuda bastante a combater o problema e, em alguns casos, a melhora pode ser notada desde as primeiras sessões”, explica Dra Leila.
As dores na coluna e nas pernas costumam acompanhar a gestante a partir do quinto ou sexto mês, quando o peso do bebê é bastante significativo, alterando a postura e o eixo de equilíbrio. O uso das agulhas nesses casos estimula pontos que ajudam a relaxar a musculatura na região e aliviar a sensação de peso, diminuindo ou até eliminando as dores. Já os inchaços podem ser amenizados graças à capacidade da acupuntura de estimular a circulação sanguínea, que fica mais lenta durante a gravidez.
Segundo a medicina chinesa, muitas vezes são as emoções as grandes responsáveis pelos sintomas físicos. Por isso, a acupuntura é extremamente benéfica para tratar fatores emocionais como ansiedade e estresse, que são comuns nas grávidas e podem trazer conseqüências como indisposição, insônia, alterações no metabolismo, na pressão arterial e até mesmo depressão. “Acalmar a mente é a principal função da acupuntura para as gestantes”, sintetiza Dra Leila.

Eletroacupuntura no pós-parto

E para quem pensa que as vantagens da acupuntura terminam com o parto, vale destacar que a técnica mantém-se como forte aliada da mulher na hora de recuperar a forma física e reequilibrar as funções do organismo após a maratona da gestação. Para potencializar resultados, inclusive, Dra Leila sugere lançar mão da eletroacupuntura, em que eletrodos são presos às agulhas e emitem estímulos elétricos semelhantes a choquinhos no corpo.
A vantagem da eletroacupuntura para a estética é que o metal da agulha é um bom condutor de corrente elétrica, o que potencializa bastante o estímulo desejado. A regularidade e a intensidade desse estímulo pode ser regulada no equipamento, de modo que é possível personalizar o tratamento de acordo com as necessidades de cada uma. Os disparos nos locais adequados geram movimentos de contração e relaxamento, que vão ativar a circulação sanguínea e a oxigenação celular e estimular a produção de fibroblastos, que produzem fibras de colágeno no tecido conjuntivo.
“Por isso, a técnica é excelente ferramenta para tratar estrias, flacidez e até os famigerados quelóides em cicatrizes de cesarianas. Além disso, o estímulo em alguns pontos promovem o efeito lipólise – de quebra de gordura –, e ativam o sistema linfático a drenar a gordura localizada que acomete as mulheres após o nascimento do bebê. Faz-se também a tonificação em locais como a parte interna da coxa, nádegas, barriga e braços” , afirma a médica.

Indicações

A acupuntura não tem contra-indicação para gestantes em boas condições de saúde. No entanto, Dra Leila alerta que é importante escolher um médico especializado, pois alguns pontos devem ser evitados porque estimulam a contração uterina. Além disso, é importante não abrir mão em hipótese alguma do pré-natal tradicional, realizando todos os exames e com acompanhamento constante.
Já a eletroacupuntura não é indicada durante a gestação, ficando restrita ao período pós-parto. E o quanto antes a mulher começar o tratamento, melhores os resultados estéticos. O número de sessões necessárias e o tempo de resposta ao tratamento variam de acordo com cada paciente. Uma avaliação cuidadosa sempre deve ser feita antes do início do tratamento.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Acupuntura alivia a dor alterando mecanismos bioquímicos no cérebro



Dispopnível no site - http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=acupuntura-alivia-dor-alterando-mecanismos-bioquimicos-cerebro&id=4422

31/08/2009 - Acupuntura alivia a dor alterando mecanismos bioquímicos no cérebro
Shantell M. Kirkendoll

Como a acupuntura funciona?

A acupuntura tem sido usada pela medicina oriental por milhares de anos, sobretudo no tratamento da dor. Os efeitos benéficos levaram até a Força Aérea dos Estados Unidos a adotarem a acupuntura no tratamento de seus soldados nos campos de batalha.
Mas como a acupuntura funciona em nível celular, ou seja, qual é o mecanismo que faz com que a acupuntura de fato alivie a dor, é uma pergunta para a qual os cientistas ainda não têm uma resposta.

Capacidade do cérebro de regular a dor

Agora, usando imagens captadas do cérebro, pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA), conseguiram as primeiras evidências de que a acupuntura tradicional chinesa afeta a capacidade de longo prazo do cérebro para regular a dor.
Os resultados serão publicados no exemplar de Setembro da revista médica Journal of NeuroImage.

Mu-opioides

No estudo, os pesquisadores demonstraram que a acupuntura aumentou a disponibilidade de ligação dos receptores mu-opioides (MOR) em regiões do cérebro que processam e amortecem os sinais de dor - especificamente no cingulato, ínsula, caudato, tálamo e amígdala.
Acredita-se que os opioides que agem contra a dor, como a morfina, codeína e outros medicamentos, funcionam ao se ligar a esses receptores opioides no cérebro e na medula espinhal.

"A maior disponibilidade de ligação desses receptores está associada com uma redução na dor," explica Richard E. Harris, que é anestesiologista e coordenador da pesquisa.
Uma implicação desta pesquisa é que os pacientes com dores crônicas tratados com acupuntura poderão passar a reagir mais positivamente aos medicamentos opioides, uma vez que os receptores parecem ter maior disponibilidade de ligação," diz Harris.

Mesmos resultados, explicações diferentes

Esta descoberta também dá um novo estímulo ao campo da pesquisa em acupuntura, seguindo uma grande controvérsia recente sobre estudos que argumentam que a acupuntura simulada seria tão efetiva quanto a acupuntura real na redução das dores crônicas.

"É interessante que tanto os grupos que receberam acupuntura real quanto acupuntura simulada tenham apresentado reduções similares da dor. Mas os mecanismos que levaram à redução da dor em cada um dos casos são radicalmente diferentes," diz Harris.

sábado, 14 de novembro de 2009

Acupuntura e exercícios aliviam síndrome do ovário policístico



Disponível no site: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=acupuntura-exercicios-aliviam-sindrome-ovario-policistico&id=4534

17/09/2009

Acupuntura e exercícios aliviam síndrome do ovário policístico
Redação do Diário da Saúde

Síndrome do ovário policístico
A síndrome do ovário policístico, uma condição comum entre mulheres de várias idades, pode ser aliviada pelo uso da acupuntura e de exercícios físicos. A conclusão é de um estudo feito na Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
Quase 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam a síndrome do ovário policístico. A síndrome se expressa por meio de um grande número de pequenos cistos imaturos nos ovários, causando distúrbios na produção hormonal e um aumento da secreção do hormônio masculino, a testosterona.
Isto significa que muitas mulheres com a síndrome do ovário policístico não ovulam normalmente. Além disso, a síndrome pode levar à infertilidade e eleva o risco de obesidade, de desenvolvimento do diabetes tipo 2 e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Causas da síndrome do ovário policístico
"Nós não sabemos ao certo o que causa essa condição, apesar dela ser tão comum. Tem sido observado que as mulheres com a síndrome frequentemente apresentam elevada atividade em uma parte do sistema nervoso que não controlamos conscientemente, conhecido como sistema nervoso simpático. Nós acreditamos que isso pode ser um importante fator por trás dessa síndrome," diz a Dra Elisabet Stener-Victorin, coordenadora do estudo.

Eletroacupuntura
Durante a pesquisa, um grupo de mulheres com síndrome do ovário policístico recebeu acupuntura regularmente por quatro meses. Elas receberam um tipo de acupuntura conhecida como eletroacupuntura, na qual as agulhas são estimuladas como uma fraca corrente elétrica de baixa frequência, similar à corrente gerada naturalmente no movimento muscular.
Um segundo grupo de mulheres recebeu monitores do ritmo cardíaco e foram instruídas a se exercitar ao menos três vezes por semana. Um grupo de controle foi informado sobre a importância dos exercícios e de uma dieta saudável, mas não recebeu nenhuma instrução específica.

Resultados simpáticos
O estudo mostrou que a atividade do sistema nervoso simpático foi mais baixo nas mulheres que receberam a eletroacupuntura. O ganho foi um pouco menor nas mulheres do grupo que se exercitou regularmente. E nenhuma alteração foi observada no grupo de controle.
"Aquelas que receberam a eletroacupuntura descobriram que sua menstruação se normalizou. Nós pudemos ver também que seus níveis de testosterona se tornaram significativamente mais baixos, e isso é uma observação importante porque níveis elevados de testosterona são fortemente ligados com um aumento na atividade do sistema nervoso simpático das mulheres," concluiu a pesquisadora.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Saúde das unhas



Disponível no site: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=10-perguntas-respostas-sobre-micose-unha&id=4328

24/07/2009 - 10 perguntas e respostas sobre micose de unha


Saúde das unhas


Como anda a saúde da suas unhas? Se você ficou em dúvida sobre o que responder, talvez esteja na hora de reparar um pouco mais nesta parte do corpo. As unhas das mãos e pés estão constantemente expostas a fungos que podem causar infecções como a micose de unha, comprometendo sua saúde e sua aparência, além de causar constrangimentos. Entenda melhor esse problema conferindo as respostas da dermatologista Alessandra Nogueira para as dúvidas mais comuns a respeito desse assunto.

1) O que é micose de unha?
R: A micose de unha é o nome popular da onicomicose. Trata-se de uma infecção causada por fungos que desfigura e, muitas vezes, destrói por completo a unha. Os fungos, uma vez alojados, crescem e se alimentam da queratina, a proteína que compõe a superfície das unhas, causando a mudança na aparência.

2) Como se contrai essa infecção?
R: A contaminação por esses fungos geralmente está relacionada a fatores externos, pois os fungos causadores do problema crescem em ambientes escuros, úmidos e fechados. Como exemplo de situações favoráveis ao aparecimento da micose de unha, pode-se citar o uso contínuo de sapatos fechados e apertados, higiene inadequada e situações que impeçam a respiração das unhas. O contato com o fungo em ambientes como vestiários, praia e piscinas também pode levar ao problema.

3) Além dos fatores externos, deficiências no organismo ou outras patologias podem contribuir para o surgimento da micose?
R: Sim. A micose de unha também pode afetar pacientes de doenças crônicas, como o diabetes ou o HIV, e indivíduos com problemas circulatórios que têm diminuição no fluxo de sangue nos dedos dos pés.

4) Como posso reconhecer uma micose de unha?
R: De maneira geral, esse tipo de micose faz com que a unha fique amarela ou marrom, grossa e de tamanho aumentado. Outro sintoma muito comum é o mau cheiro, proveniente dos resíduos acumulados debaixo da unha, especialmente nas laterais e nas dobras. A observação das unhas é importante, mas o dermatologista deve ser consultado para o correto diagnóstico.

5) A unha com micose pode vir a cair?
R: Sim. A micose é uma infecção que persiste por muito tempo. Quando não tratada, a unha pode esmigalhar-se gradualmente e cair ou ficar tão grossa que o dedo do pé afetado passa a provocar incômodo ou dor dentro dos sapatos.

6)Nos pés, quais são os dedos mais atingidos?
R: Existe uma probabilidade maior das unhas do hálux (dedo maior) e do dedo mínimo (menor) desenvolverem os fungos que causam micose. Não há comprovação científica, mas podemos associar a maior freqüência de casos nestes dedos pelo fato de estarem constantemente expostos aos traumas da fricção das laterais dos sapatos.

7) Pode haver transmissão de fungos entre unhas?
R: Sim. A micose de unha pode se espalhar, o que eleva a atenção que se deve ter com alicates e lixas. Nos pés, simples situações como caminhar descalço na chuva ou em vestiários podem ocasionar a contaminação e a proliferação do fungo causador da micose. Por isso, é muito comum a doença em pés de atletas.

8) Que prevenções podem ser tomadas para se evitar a micose da unha?
R: São cuidados simples, mas que podem fazer a diferença na saúde das unhas em geral:
• evite andar descalço em vestiários e pisos úmidos;
• evite o uso de meias de tecido sintético;
• troque de meias diariamente;
• não divida toalhas, luvas e calçados com outras pessoas;
• não permaneça muito tempo com o mesmo calçado (é indicado não usar por dois dias seguidos);
• coloque os calçados para arejar após o uso;
• mantenha as unhas dos pés sempre aparadas;
• utilize apenas acessórios esterilizados ao freqüentar a manicure e pedicure.

9) Ao notar os sintomas, qual profissional de saúde devo procurar?
R: O dermatologista é o profissional mais indicado. É ele quem irá examinar as unhas afetadas e dar o diagnóstico correto. O tratamento é longo, por isso, quanto mais cedo começar a tratar o problema, melhor.

10)Sendo o tratamento longo, qual a melhor opção em medicação?
R: O tratamento dura cerca de 6 a 8 meses, daí a necessidade de um produto que combine custo-benefício e comodidade de aplicação, como o cloridrato de amorolfina, que requer apenas uma aplicação semanal. Costuma agradar ao público masculino, por ser incolor e sem brilho, e às mulheres, por permitir a aplicação de esmalte cosmético posteriormente. Um único frasco permite tratar por 6 meses até 3 unhas acometidas pela doença, tempo mais do que suficiente para se livrar da micose.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Promoção de verão...



Venha se preparar pro verão com a nossa promoção de verão...

Qualquer dois tratamento estéticos corporais... por um preço maravilho...
Caso queira fazer só um tratamento corporal também tem um preço super especial...
Tudo isso para vocês...

Não esqueçam também do banho de lua pra ir com os pelos dourados e a pele hidratada e esfoliada e da limpeza de pele...

Vamos cuidar da nossa pele usem protetor solar...

Liguem e se informem...

(48) 3438-0955 / 8411-5359...

Beijocas a todos...

Proibido o uso estético de câmaras de bronzeamento




12/11/2009
Proibido o uso estético de câmaras de bronzeamento
Redação do Diário da Saúde

Disponívelno site: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=proibido-uso-estetico-camaras-bronzeamento&id=4700

Danos à saúde
As câmaras de bronzeamento artificial não poderão mais ser utilizadas para fins estéticos no Brasil.
A decisão é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução RDC 56/09 proíbe, além do uso, a importação, o recebimento em doação, o aluguel e a comercialização desses equipamentos.
A medida foi motivada pelo surgimento de novos indícios de agravos à saúde relacionados com o uso das câmaras de bronzeamento.

Elemento carcinogênico
Um grupo de trabalho da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde, noticiou a inclusão da exposição às radiações ultravioleta na lista de práticas e produtos carcinogênicos para humanos.
De acordo com o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, a proibição já está valendo e não haverá prazo de transição. Segundo ele a decisão da Agência também foi motivada pela constatação de que os equipamentos não contam com manutenção adequada e têm sido utilizados sem controle. "Não se conseguiu comprovar nenhum benefício que justificasse a manutenção no mercado de um produto que comprovadamente causa câncer", explicou Barbano.

Risco de melanoma
O estudo da IARC indica que a prática do bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma em pessoas que se submetem ao procedimento até os 35 anos de idade. A resolução da Anvisa também afirma que não existem benefícios que se contraponham aos riscos decorrentes do uso estético das câmaras de bronzeamento. No país existe apenas uma câmara de bronzeamento registrada.
A proibição não se aplica aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta destinados a tratamento médico ou odontológico. Antes da decisão da Anvisa, o tema foi discutido com a sociedade em uma consulta pública e uma audiência pública, realizadas em setembro deste ano.


PS: Concordo totalmente... o pessoal também não se cuida na quantidade, na intensidade, na limpeza da pele antes de fazer o bronzeamento... O pessoal não tem consciência da malignitude da camera ainda...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Verão: sol, suor e saúde...



Disponível no site: http://saude.abril.com.br/especiais/verao/conteudo_266787.shtml. 05/11/09.

Verão: sol, suor e saúde...

10 perguntas sobre bronzeamento
Conquistar um corpo dourado é o desejo de quase todo mundo no auge do verão. Mas expor-se aos raios solares pode custar um preço muito alto, que vai de queimaduras e descamação até o câncer de pele

1 - Além de satisfazer a vaidade, qual a importância do bronzeamento para o corpo?
R: O bronzeado intenso só vale para agradar a vaidade, não é sinal de saúde. “Ele indica que a pele foi agredida”, ensina a dermatologista Ediléia Bagatin, da Universidade Federal de São Paulo. Já aquele leve ar corado de quem tomou um pouco de sol é diferente: “Isso, sim, é fundamental”, diz a especialista. O sol leva o organismo a absorver a vitamina D — substância que nos ajuda a aproveitar o cálcio da comida. Esse mineral, sempre é bom lembrar, é indispensável para a formação e a manutenção dos ossos. Em resumo, uma pitada de sol é capaz de prevenir a osteoporose, doença em que o esqueleto fica enfraquecido. No entanto, meia hora de exposição aos raios solares por dia já é o suficiente para você obter os benefícios. “Faça isso sempre antes das 10 e depois das 15 horas”, recomenda Ediléia.

2 - Alguns alimentos podem acelerar o bronzeamento?
R: Quem se esbalda com cenoura, beterraba, mamão ou caqui dá a impressão de que se bronzeia mais depressa. Essas comidas não estimulam o pigmento da pele, a melanina, como no verdadeiro bronzeado. Na verdade, elas são ricas em outro pigmento, o caroteno, que se deposita na pele. “Essa substância lhe dá um tom amarelado”, conta Ediléia Bagatin.

3 - Os autobronzeadores oferecem algum risco à pele?
R: Não, a menos que o indivíduo tenha alergia aos seus componentes. “O único problema é que esses cosméticos são à base de corante e eles podem deixar algumas manchas”, alerta a dermatologista Zilda Najjar, da Universidade de São Paulo. “Nesse caso, a pessoa ficaria com faixas de ‘cores’ diferentes.” Os pigmentos presentes na fórmula dos autobronzeadores impregnam a pele e, assim, podem “bronzear” sem sol. Se a sua escolha recair sobre eles, lembre-se de passá-los só uma vez por dia e no corpo inteiro de maneira uniforme, para evitar aquele efeito zebra.

4 - É verdade que existem pessoas alérgicas ao sol?
R: Sim, é verdade. Para alguns indivíduos um simples banho de sol é capaz de provocar erupções dolorosas na pele. “No entanto, esse problema não é comum”, garante a dermatologista Ediléia Bagatin. No caso, pode-se dizer que existe mesmo uma alergia ao sol. Só que essa reação alérgica nunca aparece do nada. “Ela é mais freqüente quando a pessoa já tem alguma doença de pele ou está tomando algum remédio.” As drogas mais perigosas, nesse aspecto, são os antibióticos e as pílulas anticoncepcionais. “Eles aumentam a sensibilidade aos raios solares”, esclarece a dermatologista Shirlei Borelli, de São Paulo.

5 - Os bronzeadores à base de urucum são os melhores?
R: “Não, isso é um absurdo”, alerta Ediléia Bagatin. “Em primeiro lugar, o termo bronzeador não deveria nem existir. Isso porque não há nenhum produto capaz de estimular o bronzeado.” Em outras palavras, só a radiação solar consegue estimular a melanina, o pigmento que escurece a pele. O que existe na formulação dos cosméticos são outros pigmentos que se depositam no corpo e enganam os olhos, conferindo o tom alaranjado. E muita atenção: o urucum é totalmente contra-indicado. “Ele provoca queimaduras, pois seus componentes aumentam a ação dos raios ultravioleta”, diz Ediléia.

6 - O que devo fazer para evitar o ressecamento e tratar as queimaduras?
R: O calor do sol acaba ressecando a pele. “Para impedir que isso ocorra, use sempre um filtro solar com creme hidratante”, recomenda Zilda Najjar. É preciso repor a água perdida. Por isso, também tome um banho rápido, de preferência frio ou morno, depois da exposição. Já o tratamento das queimaduras vai depender da gravidade delas. “Se forem só bolhas pequenas e superficiais, que se rompem durante o banho, evite o sol por uma semana e use um creme hidratante”, ensina Zilda. “Mas, se elas forem grandes e profundas, não deixe de procurar um médico.”

7 - O bronzeamento artificial leva ao câncer de pele?
R: “Se ele for realizado com freqüência, pode levar, sim, ao câncer de pele”, afirma Shirlei Borelli. As câmaras de bronzeamento artificial emitem separadamente os raios ultravioleta A e B ou os dois juntos. Hoje em dia, as mais comuns são aquelas que usam apenas o UVA. “Elas são menos cancerígenas do que as de UVB apenas, mas também levam aos tumores com o tempo”.

8 - Os bloqueadores e os filtros solares devem ser usados mesmo em dias nublados e chuvosos?
R: Sim, pois os raios ultravioleta — aqueles que provocam o envelhecimento precoce e o câncer de pele — não têm nenhuma dificuldade para passar pelas nuvens. E mais: num dia nublado a radiação infravermelha, que dá a sensação de calor, não chega até nós. “A gente perde a noção de termômetro e não percebe que está se queimando”, diz Ediléia Bagatin. Portanto, nunca deixe de se proteger.

9 - Quantas vezes por semana eu posso usar essas camas de bronzeamento artificial? É preciso aplicar filtro solar?
R: “É melhor que a pessoa esteja sem nenhum produto sobre a pele no momento do bronzeamento artificial, a não ser em áreas muito sensíveis, como os mamilos”, opina Shirlei Borelli. A freqüência de exposição varia de pessoa para pessoa. Mas a prática é desaconselhada pela imensa maioria dos especialistas. “Em princípio, ninguém deveria submeter-se ao bronzeamento artificial”, aconselha Maurício Alchorne, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Se, por acaso, a pessoa for um artista ou um modelo e tiver realmente a necessidade de mudar o tom da pele por causa do trabalho, tudo bem, desde que o uso dessas câmaras não se torne um hábito.” Aí, sim, mora o perigo.

10 - O bronzeamento artificial deixa a pele envelhecida?
R: Sim. E muito. Uma das características das ondas ultravioleta A — as mais freqüentes nas câmaras de bronzeamento — é que atingem as camadas mais internas da pele. Assim, há menos chance de causar vermelhidão e queimaduras do que a luz solar natural. “Em compensação, como essa radiação penetra mais profundamente, acaba provocando um envelhecimento muito mais acelerado”, revela Zilda Najjar. O risco de câncer também pode ser maior.


A exposição moderada aos raios solares ajuda a prevenir a osteoporose
• Os raios do bronzeamento artificial são iguais aos do sol. Só que eles levam ao envelhecimento precoce mais rápido. Sem contar que também oferecem o risco de câncer de pele
• Todo ano surgem cerca de mil novos casos de câncer de pele no Brasil. Em um país ensolarado como o nosso, o filtro solar deve ser usado diariamente
• Usar chapéu é uma boa dica para se proteger do sol. Quem abre mão do acessório deve usar um filtro com fator de proteção 15, todos os dias se você fica vermelho depois de 5 minutos de sol, vai demorar 10 vezes mais tempo — ou seja, 50 minutos — se usar um filtro com FPS 10.

Acupuntura: em busca da harmonia



Disponivel no site: http://www.nestle.com.br/Site/materias/bem-estar/acupuntura_em_busca_da_harmonia.aspxhttp://www.nestle.com.br/Site/materias/bem-estar/acupuntura_em_busca_da_harmonia.aspx

Acupuntura: em busca da harmonia
Essa técnica milenar chinesa é utilizada para tratar dores, doenças e até melhorar o aspecto da pele.A filosofia chinesa prega que o Universo é gerado e mantido pela energia cósmica Chi (lê-se Ki), que significa a chama da vida e é baseada na oposição de duas forças (yin e yang). E é preciso que essas duas forças estejam em harmonia para que as pessoas conquistem uma vida equilibrada, saudável e feliz.
Ainda segundo a sabedoria chinesa , uma das maneiras de alcançar esta harmonia energética é através da acupuntura, uma técnica milenar que consiste em aplicar agulhas em certos pontos do corpo, equilibrando a energia vital e contribuindo para o bom funcionamento do organismo.
"As doenças aparecem quando o organismo está em desequilíbrio energético . E esse desequilíbrio pode ser causado por fatores externos (como o frio, o calor, a umidade e a poluição), a alimentação inadequada ou pelos sentimentos de raiva, de preocupação, de medo e de tristeza", afirma o médico acupunturista Paulo Meneghini..
Na medicina chinesa, não existe uma receita única para combater os males de todas as pessoas - cada indivíduo recebe um tratamento personalizado. Portanto, na acupuntura, a aplicação das agulhas varia de acordo com os sintomas apresentados por cada paciente e da constituição e da resposta de seu organismo.
A acupuntura é utilizada para tratar os mais variados problemas de saúde, para amenizar as dores , retardar o aparecimento de rugas e até como coadjuvante no combate à obesidade .
Atenção na hora de escolher o profissional
Porém, é importante saber escolher o profissional que irá atendê-lo. Segundo Meneghini, além de levar em conta as indicações de pessoas conhecidas que já obtiveram sucesso com o tratamento por meio das agulhas, é importante prestar atenção na maneira como o profissional conduz a consulta.
"Para buscar soluções, o terapeuta tem de fazer uma análise geral do pulso, da língua e dos hábitos gerais do paciente: alimentares, físicos, emocionais e mentais", diz Meneghini. A primeira conversa deve ser longa, pois é neste momento que o especialista em acupuntura perguntará sobre os hábitos alimentares do paciente, suas atividades físicas e profissionais e avaliará questões emocionais e mentais (como o estresse e as dificuldades de relacionamento, entre outras).
As sessões de acupuntura duram de 50 minutos a uma hora e meia e podem ser administradas diariamente ou até mesmo uma vez por semana. Tudo depende do tipo de tratamento que a pessoa deverá receber.
O objetivo dessa terapia alternativa é equilibrar o organismo , que passa a digerir, assimilar, metabolizar e eliminar as substâncias ingeridas de maneira mais racional. Como consequência, o paciente sente seu corpo trabalhando de maneira mais harmônica.
Porém, adotar a acupuntura não significa que você pode deixar de lado os cuidados com a saúde. Alimentação balanceada, prática de atividades físicas regulares, momentos dedicados ao lazer e ao descanso e outras medidas importantes continuam sendo fundamentais para que você conquiste uma vida mais saudável. Cuide-se!

sábado, 7 de novembro de 2009

Habitos saudáveis...

Hábitos Saudáveis
Brian Dyson - Ex-Presidente da Coca-Cola

Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito. O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas. Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida. Como ?

· Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.

· Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios.

· Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas aos seus corações. Apeguem-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.

· Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas.

. Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais.

· Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.

· Não temam admitir que não são perfeitos.

· Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.

· Não excluam o amor de suas vidas dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas. Corra atrás de seu amor, ainda dá tempo!

· Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão.

· Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.

· Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar. A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.

Lembrem-se: Ontem é história. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva. Por isso se chama "presente".

Se vocês quiserem, passem este recado para as pessoas que são importantes para vocês, porque segundo Brian sugeriu: "apeguem-se às coisas que são queridas ao seu coração (entre elas os amigos)”. Sem elas a vida carece de sentido.

Diga adeus às varizes



Os tratamentos para você ficar livro do problema
Por Shâmia Salem e Simone Ota
Disponível no site: http://boaforma.abril.com.br/beleza/corpo/diga-adeus-varizes-497496.shtml; acessado: 09/11/2009.


Pernas mais bonitas

Vestir um short ou uma minissaia neste verão não está nos seus planos por causa dos vasinhos e varizes? Tire essa ideia da cabeça, já! Confira cinco técnicas seguras e eficazes que são capazes de acabar com esse problema. Não quer se submeter a tratamentos? Então, dê uma olhada em nossas sugestões de produtos de beleza que vão te ajudar a deixar as pernas lindas.

O que são varizes e vasinhos?
R: Se você morre de vergonha de desfilar por aí a bordo de uma minissaia por causa de vasinhos ou varizes, saiba que não está sozinha: três em cada dez pessoas têm varizes e, adivinhe, a maioria delas é mulher! Além de ser extremamente antiestético, essas veias dilatadas ou saltadas provocam dor, sensação de peso e, pior, podem até causar um problema de circulação. Mas fique calma! Afinal, existem diversas técnicas (elas podem ser feitas sozinhas ou combinadas) que podem dar cabo do problema – uma delas, com certeza, vai resolver o seu. “O melhor tratamento é aquele que leva em consideração cada caso. Daí a importância de avaliar o histórico da paciente, se ela passa muito tempo em pé, fuma, é sedentária ou não”, conta o cirurgião vascular Ricardo Aun, do Hospital Israelita Albert Einstein e professor da Universidade de São Paulo (USP). Uma recomendação vale para todo mundo, inclusive como prevenção: é preciso controlar o peso e malhar pelo menos três vezes por semana. Os melhores exercícios são aqueles que promovem a contração e o relaxamento da panturrilha, como caminhar, subir escadas e fazer alongamento, pois estimulam a circulação sanguínea.

Varizes x vasinhos

Varizes são veias superficiais dilatadas nos membros inferiores. A causa ainda não é conhecida, mas acredita-se que tenha a ver com genética. Elas perdem a elasticidade, distendem e ficam mais longas. Isso explica por que elas são tortuosas – afinal, estão mais compridas e precisam caber no mesmo espaço de antes. Há ainda as microvarizes, de tons azulados, que aparecem especialmente na lateral das coxas e dos joelhos e são um pouco menores: o calibre varia de 2 a 4 milímetros. As mais grossas podem chegar até 8 milímetros. Vale lembrar que as varizes também podem ser estreitas. Nesse caso, são popularmente conhecidas como vasinhos – são fáceis de identificar pela cor (avermelhada ou arroxeada), localização (os alvos principais são as coxas e o bumbum) e espessura (até 1 milímetro de diâmetro, como um fio de cabelo).

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Para especialista, acupuntura deveria ser feita desde o nascimento



Disponível: http://veja.abril.com.br/agencias/ae/ciencia-saude/detail/2009-07-07-449729.shtml, acessado: 05/11/2009.
Reportagem do dia:07 de Julho de 2009, por Cristiana Vieira/São Paulo.

Para especialista, acupuntura deveria ser feita desde o nascimento:

A acupuntura ganha a cada dia novos adeptos que querem cuidar tanto do corpo como da alma. Pudera, o tratamento é referência entre as terapias alternativas. Para a cultura chinesa, as doenças são causadas pelo bloqueio da circulação de energia e, como consequência, geram desequilíbrios energéticos entre meridianos e órgãos. O adoecimento teria, então, três fases: energética, funcional e orgânica. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura (Sobrapa), Belvo Ferraz da Silva, o indivíduo deveria começar a acupuntura desde a concepção, para que a criança possa nascer em melhores condições física, psíquica e mental. Depois, deve mantê-la por toda a vida.

É claro que ninguém diz que a acupuntura vai curar as doenças. Mas, segundo o presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura, Marcius Mattos Ribeiro Luz, se estiverem na fase funcional e energética, a cura é bem mais provável, porque a terapia chinesa "tira a energia" até de um tumor. Dessa forma, é possível equilibrar a circulação energética, estimulando determinados pontos do corpo - que são "marcados" ao longo de linhas chamadas meridianos.

Além das agulhas manipuladas em uma seção de acupuntura, os meridianos podem ser estimulados por meio dos dedos, calor, cor, esparadrapo e até pela respiração, consideradas as formas mais comuns. Os resultados surgem de acordo com o tratamento. "Se demorou 15 ou 20 anos para tirar o corpo do lugar, não pense que vai curá-lo em duas sessões", dispara Luz, que também é professor da Escola Paulista de Medicina.

Em casos de cólicas menstruais, por exemplo, a acupuntura pode até funcionar para aliviar a dor momentânea. Mas quando a paciente quer realmente acabar com a cólica, o tratamento pode durar seis meses, dependendo da fase em que está. "Se a paciente entender o que tem de ser feito, não precisará fazer a manutenção durante seis anos." Segundo Luz, a acupuntura trata cerca de 100 patologias. "O chinês acredita que o corpo foi feito para ensinar o espírito. Ou o espírito aprende, ou o corpo padece", diz Luz.

Guia da massagem




Disponível no site: http://boaforma.abril.com.br/comportamento/bem-estar/conheca-tipos-massagem-escolha-relaxe-501315.shtml; 06/11/2009.

Conheça os tipos de massagem, escolha e relaxe.
Além de relaxar pele, músculos e nervos, o toque mexe com as energias invisíveis que produzem e mantêm uma vida saudável e equilibrada.


Massagem ajuda a relaxar, mas também mantém a saúde em dia. Veja aqui várias modalidades e escolha a que mais tiver a ver com você.
Por que massagear?

Ainda não tinha cansado de fazer piadas sobre o Jeff quando aconteceu comigo. Esse meu amigo subiu no telhado para ajustar a antena e quase precisou dos bombeiros para tirá-lo de lá. Uma pinçada no meio das costelas surgiu em um movimento brusco, e ele passou duas semanas de molho em casa. Cá entre nós, nada melhor para os amigos rirem. Só deixei de ver graça na situação quando minhas costas também chiaram - estava na mesma situação dele, em atividade sedentária e postura duvidosa em frente ao computador, por longas jornadas diárias.

Dia após dia, semana após semana, fui sentindo aquela dor aumentar. Quando finalmente decidi procurar alguém para apertar minhas costas, achei que uma, no máximo duas massagens já resolveriam. Na verdade, foram dois anos aprendendo a sentar novamente, a apoiar melhor os pés no chão, a ficar em pé com a coluna encaixada no lugar certo, sem falar nas muitas, mas muitas massagens para reordenar toda a minha cadeia muscular, do pescoço até os pés. Foi uma trabalheira danada despertar meu corpo. Porque, com o toque, você não sente só sua pele, seus músculos, seus ossos e nervos. Sente o seu contorno, passa a ter noção da casa onde você mora, a vida que pulsa em cada célula. Não é de se espantar que a procura pela massagem esteja em voga nos Estados Unidos, na Europa e nas grandes metrópoles do Brasil - sem falar no Oriente, onde é moda há uns 6 mil anos.

Cada sessão dura, em média, uma hora. Nesse período, a mão do massoterapeuta - nome erudito do massagista - pressiona suas costas, pescoço, ombros, braços, mãos, dedos, nádegas, coxas, panturrilhas, cabeça e até sobrancelhas. Empurra sua perna para um lado, para outro. Te põe de bruços, te vira para cima. Aperta tudo.

Ao final, uma sensação de leveza, de estar novo em folha. Inegável, é um presente - há quem dê sessões aos amigos em aniversários!

Mas a massagem não é uma solução fácil. Quer saber por quê? Porque todas irão propor que você entre em contato não só com seu corpo, mas com tudo que está guardado nele. A dor no meio das costas, por exemplo. Ela pode ser causada pelo pescoço, que está muito pra frente, sobrecarregando a coluna cervical. O pescoço projetado para a frente é um erro de postura que, independentemente de sua história, pode ser interpretado como excesso de ansiedade, idéias à frente dos fatos, falta de contato com o hoje. Para resolver a dor, só vivendo mais no aqui e agora.

Revisão geral

Explico: com os pensamentos no presente, o corpo fica mais centrado, e sua cabeça, nuca e pescoço relaxam naturalmente. Por outro lado, vendo a questão à luz da medicina chinesa, um bom doutor poderia lhe dizer algo quase incompreensível, como: "Existe uma deficiência de yin do Gan e do Shen com ascensão de fogo falso do Gan. Há um excesso de atividade, hiperestimulando o metabolismo. Falta acalmar a mente, repousar e nutrir-se. Ou seja, mesmo por outro ponto de vista, você também precisa entrar em contato com o presente. No final, a massagem - sim, aquela deliciosa massagem - visa uma cura completa, uma revisão da sua vida, não um alívio rápido para dores. Para isso bastariam analgésicos. E pode não ser uma revisão rápida.

Passei quatro dias experimentando todo tipo de massagem - imagine o doce sacrifício - e percebi que alguns processos são propositadamente longos, planejados para mexer com calma em sua estrutura. Isso para lhe dar tempo de assimilar as mudanças, de aceitá-las e, o mais importante, de querê-las. "Meu trabalho vai até onde a pessoa permite, nem mais nem menos", diz Beatriz Whitaker, terapeuta de rolfing, uma técnica de massagem que surgiu no século 20 (a partir da página 24 você encontra mais informações sobre este e outros tipos de massagem). "Porque o que importa é caminhar junto, trabalhar junto."

O caminho do toque

Com uma história de milhares de anos, a massagem pode ser vista como uma vocação da humanidade - você já percebeu que o toque faz parte da sua vida? O jeito oriental de fazer massagem nasceu na Índia, há mais de 6 mil anos, está registrado nos Vedas e é quase tão antigo quanto o yoga. A visão das linhas de energia, e de que cada apertãozinho se liga a órgãos internos, às emoções e ao seu equilíbrio, foi para a China, depois para o Japão e em seguida para toda a Ásia. Em cada lugar, uma adaptação à cultura local, um novo toque.

Na Grécia antiga, o pai da medicina, Hipócrates (470-410 a.C.), utilizava fricções no corpo para melhorar a circulação sanguínea de seus pacientes. Nessa escola ocidental, estruturada na anatomia humana, todas as conexões musculares com os ossos e órgãos são revistas. Afinal, não dá pra pensar em aliviar a freqüente tensão dos ombros sem, muitas vezes, alongar as panturrilhas.

E vale muito repensar sua relação com a gravidade - é provável que você se lembre. aquela força que vai nos empurrando para o chão e pressionando todo nosso esqueleto, até o ponto do desgaste. A gravidade está presente em qualquer ação que se faça, por menor que seja.

Existe, é claro, uma sintonia - ou não - entre você, seu desconforto, seu problema e a massagem ideal, o método, a técnica, o jeito do terapeuta. Além disso, algo que se pode sentir na pele: para cada necessidade, um jeito e uma combinação de tocar. Pode-se sedar ou energizar. Usar um dedo só, ou vários, a mão aberta ou fechada. Vale a palma da mão, o dorso, o punho fechado, os cotovelos e até os pés. Agora, a escolha de qual técnica é melhor para seu problema, isso é subjetivo, é relativo, misterioso. Mas, é claro, rastreamos algumas pistas e agora vamos a elas.

A hora da escolha
Se você estiver em busca de outras possibilidades para seu corpo físico, sente-se disposto a mudar sua postura e seu jeito de andar, a RPG e o rolfing podem ser muito úteis. Ao pensar numa revisão de hábitos, de jeito de viver, comer, e entrando em uma visão de melhorar o funcionamento dos seus órgãos, vale a pena pesquisar o tui ná, o shiatsu, a massagem ayurvédica e a massagem thai.

Relaxamentos profundos, bastante indicados para excesso de trabalho e estresse - você também deve saber do que estou falando. - podem ser alcançados por meio da reflexologia e do watsu. Para aprender a fazer em si mesmo, do in. Para aplicar nos bebês e filhos pequenos, a shantala oferece ensinamentos simples e efetivos.

Experimente. Quem se toca e toca os outros adota seu corpo, com alma e tudo. E entra em contato com o que está além, para além das suas mãos, para além de você.

Ayurvédica

Um passeio a pé pelas (suas) costas

Estava em paz até ter de tirar a calça. Diante da minha paralisia, Veena Mukti, a terapeuta ayurvédica - uma simpatia só -, confirmou se eu estava de cueca (estava) e repetiu: "Sim, é para você tirar a calça".
O constrangimento inicial - recomendo a você ir com sua melhor roupa íntima, para evitar um vexaminho - demorou um pouco a desaparecer, mas à medida que a terapeuta me empurrava para vários lados, alongando bem meu corpo, e depois que ela literalmente subiu com os pés em minhas costas e, com eles, pressionou todos os espaços tensos entre minhas costelas, relaxei. Qualquer um relaxaria com aquilo.
Dentro de uma medicina que indica dietas, remédios de ervas e meditação, a massagem ayurvédica é uma técnica por vezes vigorosa, estimulante, que libera as toxinas presas aos músculos. Traz calor ao corpo, alinha a postura.
Essa ciência da vida começou na Índia, há mais de 6 mil anos. A visão ayurvédica compreende a existência de cinco elementos - o espaço, o ar, o fogo, a água e a terra - combinados em três doshas, ou humores, e que cada um de nós se encaixa em um desses humores (entenda mais a medicina ayurvédica revisitando a edição 5 de vida simples). Assim, a essência escolhida - a massagem ayurvédica usa e abusa de óleos aromáticos e extratos de ervas medicinais - irá combinar com o seu tipo de humor.
Maurício Stellato, que se submete a essa massagem há três meses, teve uma melhora tão radical nas dores das suas costas que a transformação mais marcante em sua vida foi exatamente essa: "Meu humor melhorou radicalmente". E isso, como sabemos, faz toda a diferença.

Do in

Para você e sua família
Cresci folheando o pequeno livro, hoje bem amarelado. Achava aquele do in bacana, mas tinha minhas dúvidas. Quando iria precisar apertar todos aqueles pontos? Para que, afinal, aliviar a ansiedade? Como alguém poderia ter insônia? Aos 10 anos de idade, tudo isso era improvável. Não imaginava quantas vezes esses conhecimentos poderiam ter sido úteis até hoje.
O do in é uma técnica milenar chinesa. No Japão, ganhou o nome atual, que significa "o caminho de casa" - casa é o corpo, morada do espírito e do chi, a energia vital. Seu primeiro e mais corriqueiro uso é familiar, apesar de ter sido popularizada como sinônimo de automassagem. Faz sentido. Outro dia, ouvi de uma amiga que ela e a irmã diariamente faziam do in no pai, quando este lutava contra o câncer. "No final, a dor quase desapareceu", diz ela.
Fácil de aplicar, o tratamento no do in baseia-se na pressão com o polegar sobre os centros ou pontos de captação e armazenamento de energia do organismo. "Ao conhecer esses pontos, você pode dar uma geral em toda a energia do corpo e fazer, com as próprias mãos, a manutenção diária de sua vitalidade", diz Juracy Cançado, o introdutor do do in no Brasil.
Aprender do in exige fazer cursos ou mergulhar em livros que mostram os inúmeros pontos.


Reflexologia

O corpo nas entranhas do pé
O gato na janela parece querer entrar na casa, ao ver minha cara de felicidade enquanto Ângela Amorim navega suas mãos por meus pés. Ela vai me contando que nos pés há 26 ossos, 100 ligamentos e mais de 7 mil terminações nervosas.
A terapeuta de reflexologia segue ponto a ponto, hora pressionando, hora deslizando, passando creme. Cada centímetro do pé vai relaxando e, sim, é verdade, o corpo derrete junto. Em poucos minutos dormi profundamente no sofá. "Nos pés encontram-se áreas que refletem todos os órgãos e glândulas do corpo. É muito importante tratar bem deles, pois são a base do seu eixo vertical, é a direção da sua vida", diz Angela.
Foi baseada na medicina chinesa tradicional que a massagista americana Eunice Inghan desenvolveu um método de massagem só com pressões puntiformes sobre os pés. Para quem não gosta de expor o corpo, esse é o toque. E, para quem se candidatar, um lembrete: sempre é bom ir à sessão com seus pés bem cuidados, evitando uma saia-justa.


Rolfing

Para ver novos horizontes
Ida Rolf, criadora do método rolfing - ou integração estrutural pelo movimento - desenvolveu um trabalho que reorganiza completamente nossa formação corporal, de maneira a equilibrar o móbile que somos. Porque a relação do homem com a gravidade, a reação de nossa estrutura perante essa lei poderosa, varia conforme o modo como cada um de nós se posiciona e se locomove no mundo.
Achei que ia ter uma sessão de "abrir o coração", "soltar as emoções" (minha amiga Juliana me contou assim sua experiência). Cheguei animadíssimo. Beatriz Whitaker, terapeuta rolfista, estava na grama, esticando o corpo. Daí que conversamos sobre a gravidade por quase duas horas em um banquinho ao lado do gramado.
Ali, enquanto anotava, comecei a sentir insistentes dores nos ombros após a primeira maratoninha de conversa. Na hora, Bia me mostrou que eu estava sentado de forma tal, e só ao mudar a maneira como apoiava os pés no chão tive a tensão de meus ombros imediatamente aliviada.
O rolfing também é conhecido por demandar um mínimo de dez sessões. É uma massagem profunda, que libera muitas tensões acumuladas. "Tocamos as fáscias, uma membrana que nos envelopa desde as fibras musculares até os ossos. Então, quando você as toca, você devolve a elasticidade interna, que nos é natural", afirma Bia.
Antes de ir, outra dica: olhar pra frente enquanto andamos. Parece simples? Observe alguém que anda olhando para baixo. Dá para ver seu pescoço sendo puxado, suas costas se curvando pra frente. Imagine a gravidade acertando essa estrutura torta, tensionando tudo mais ainda.
"Mostro as possibilidades de uso do corpo humano, como podemos usar esse veículo de forma menos desgastante, mais natural. A postura e a locomoção corretas irão tirar as 'mochilas' extras, limpar os pesos do corpo." Pensei que ia abrir o coração, mas acabei ampliando minha visão, passei a olhar a vida de frente.


RPG

Pondo ordem na casa toda
Claro, aqui não estamos falando daquele jogo de cartas, mas sim de reeducação postural global, uma técnica de fisioterapia que, através de exercícios posturais, alongamentos musculares e, claro, massagens, busca tirar a tensão das junções dos músculos, que se sobrepõem. Esses engavetamentos são comuns e ocorrem por erros de postura, respiração incorreta, sua história de vida, sua genética - a tal mãozinha de Deus. E aí é reordenar, reencaixar.
A fisioterapeuta Samira Zahr massageou um paciente na minha frente - aliás, mais um aturdido jornalista que travou as costas. Ficamos conversando enquanto os exercícios de postura eram penosamente executados, ele mesmo curioso em saber o que estava acontecendo com seu corpo e qual o significado dos toques.
"Antes de relaxar os músculos e nervos, a RPG oferece estrutura, firmeza. O principal é ensinar a pessoa a se manter, a se colocar de forma correta, para que novas lesões não aconteçam", diz Samira. "Não adianta aliviar as dores de alguém se por hábitos posturais, sejam físicos ou emocionais, essa pessoa continua a machucar seu corpo. Ela precisa adotar seu corpo e cuidar sempre dele."
Uma parte dos fisioterapeutas também utiliza a técnica GDS, que são as iniciais do fisioterapeuta e osteopata belga Godelive Denys-Struyf, responsável por seu desenvolvimento. O método de trabalho criado pelo especialista nasceu de sua observação de como os indivíduos utilizam o próprio corpo para realizar diferentes movimentos.

Shantala

Amor aos recém-nascidos
Lembro-me de um tempo em que uma das melhores brincadeiras entre os amigos era tentar adivinhar quem "ganharia Shantala" (o nome da massagem é também o nome do livro que contém os tais ensinamentos). A natureza estava pródiga e vários casais engravidaram no mesmo ano. E a maioria começou a estudar essa tradicional massagem indiana, que tem seus fundamentos no yoga e na medicina ayurvédica.
Na Índia, a shantala é parte da cena familiar: todos praticam. Desde o momento do nascimento, massageia-se o bebê com óleo, inclusive quando ele chora. A massagem é feita com as mãos e segue 20 movimentos definidos. As mães sabem que a ação das mãos aumenta a circulação sanguínea e a flexibilidade do bebê. Bom para as crianças, que recebem a massagem todos os dias, até completarem 3 anos de idade. Depois, irão receber shantala uma ou duas vezes por semana até os 6 anos.
Essa tradição passa de mãe para filho, de mulher para mulher da família. (No Brasil, a Natura desenvolveu uma linha de produtos para a mãe fazer shantala no bebê.)

Shiatsu

Dói pacas, mas é bom
Shi = dedo, atsu = pressão.
Originário da China, o shiatsu ganhou seu formato dolorido e preciso no Japão, onde fincou raízes, fez história e criou método próprio. A técnica oriental conjuga a massagem, alongamentos e a pressão dos dedos tanto nos pontos de acupuntura como nos meridianos (canais por onde a energia vital circula no corpo). É um tipo de "acupuntura com os dedos". Através dos canais - os tais meridianos - uma corrente vibracional circula conectando o céu (yang), no centro espiral da cabeça, à terra (yin), na parte inferior do corpo.
Impossível não dizer que shiatsu dói bastante. Também impossível não esclarecer que o alívio é proporcional às dores. Passado o furacão, sentimo-nos nas nuvens, de tão leves. Um dos momentos mais felizes da massagem é quando se encaixa o pescoço em um buraquinho da maca, e ombros e nuca são massageados com certo vigor. Relaxa, e muito.
Mas o shiatsu não precisa sempre de maca, pode ser aplicado no chão ou no tatame. "O coração do shiatsu é como o puro amor materno. A pressão das mãos faz fluir a fonte da vida", diz um antigo provérbio.

Thai

Sopros da luz de buda
A antiga massagem thai faz parte da tradição médica da Tailândia. Conta-se que foi desenvolvida por Jivaka Kumar Bhacca, um contemporâneo de Buda, há cerca de 2 500 anos. A tradição foi passada oralmente de geração em geração, até que finalmente foi escrita na linguagem pali - em folhas de palmeiras! - e vista como texto sagrado.
Até hoje é possível sentir uma atmosfera espiritual, luminosa, que cerca essa prática. A medicina tradicional tailandesa desenvolvida nos wats - ou monastérios - compreende também remédios nutricionais, fitoterápicos, banhos e práticas espirituais.
Essa massagem, até há bem pouco tempo, era praticada somente por alguns monges budistas. "Ao atender a população de suas comunidades, os monges na verdade praticavam o toque da compaixão. Esse é o sentimento da massagem tailandesa", afirma Javier Pizarro, terapeuta thai.

Tui ná

Só com diagnóstico
Combinado com ervas, acupuntura e exercícios terapêuticos - como o tai chi chuan -, o tui ná é um dos quatro pilares da medicina chinesa. Ao buscar o equilíbrio do yin e do yang, a medicina tradicional chinesa compreende que todo o corpo é permeado e nutrido através de canais de energias (os meri-dianos), os quais interconectam os órgãos e suas respectivas funções. Assim, quando por meio das manipulações apropriadas do tui ná o equilíbrio entre o yin e o yang é alcançado, o indivíduo restabelece a saúde do seu corpo.
Por isso, cada estímulo tem um porquê. Cada segundo de contato em um ponto tem um propósito específico no tratamento. "A massagem é uma receita, feita com base em um dignóstico. Ela é pensada e feita para tocar sua energia e afinar seu instrumento", diz Alberto Fiaschitello, terapeuta de tui ná. Em geral, os tratamentos são criteriosos e mudam conforme a necessidade do paciente.

Watsu

De volta ao útero
O watsu, ou water-shiatsu, foi criado pelo americano Harold Dull nos anos 60, após ele ter estudado no Japão com um mestre em zen-shiatsu. As sessões são feitas em piscinas aquecidas. O calor da água, associado à sensação de ausência de peso, reduz a tensão muscular e traz alívio para a dor e para uma melhor fluidez dos movimento dentro e fora da água.
O corpo desliza, vai pra cá, pra lá, parece ser feto, parece voltar ao útero. Com os alongamentos, ocorrem estímulos aos canais de energia.
A verdade é que a sessão, pra mim, trouxe um choro nos olhos, daqueles que dão um sorriso no canto da boca. Não dá nem vontade de contar a história do watsu, apenas lembrar daquela flutuação. Sem dúvida, a grande massagista aqui é a água.
Dicas dos especialistas para você mesma fazer uma massagem
"Um cabo de vassoura no chão é o ideal para tirar os nódulos dos pés. Um pé de cada vez, pise bem devagar, começando com as pontas dos dedos. Mantenha a posição por 30 segundos. Depois apóie a planta dos pés e por fim a base do calcanhar. Coloque novamente o pé no chão e compare, sinta a diferença. Por fim, trabalhe o outro pé."
Samira Zahr, fisioterapia

"Mude de sapato no meio do dia, para não sacrificar seus pés - eles não foram feitos para ficar abafados muito tempo. Se isso não for possível, tire os sapatos por uma meia hora. Na hora de deitar, com um creme hidratante, massageie todo o pé. Aperte a palma, os dedinhos, entre eles. Ajuda a descansar e dormir melhor."
Ângela Amorim, reflexologia

"Durante o dia, preste atenção em como você está sentado. Ajuste o corpo do peso em cima dos ísquios - aqueles ossos que sustentam seu corpo quando você se senta - e mantenha a postura correta. Apóie os pés completamente no chão. Isso irá lhe passar firmeza e você vai cansar menos."
Beatriz Whitaker, rolfing

"Aprender a respirar usando o abdômen é importante. Procure levar o ar até o abdômen. Esse movimento do diafragma provoca a massagem em todos os órgãos internos, o que traz inúmeros benefícios. Sua mente se tranqüiliza, a circulação melhora, o processo digestivo flui e a ansiedade diminui."
Alberto Fiaschitello, tui ná
Amigoterapeuta: empatia com massagista é essencial

Um dos momentos reveladores numa sessão de massagem é quando colocamos nosso pescoço nas mãos do massagista, literalmente, para que ele, usando sua técnica, o faça estalar. Ora, não é pra qualquer um que confiamos nosso pescoço. Mesmo que seja um bom profissional, pessoa indicada por amigos e tal, tudo é uma questão de olho no olho, pele com pele. Se não bate, não bate.

Da mesma forma como ao encontrar alguém você intuitivamente já gosta da pessoa ou não, isso vai valer para o terapeuta. Você pode até se enganar em sua percepção, cometer uma injustiça, mas eis um caso no qual é bem bom seguir o coração. Porque, durante a massagem, não dá pra ficar desconfiado, inseguro, pois isso pode criar uma barreira, tirando a naturalidade dos gestos, do contato do massagista. Uma linha fina, um caminho estreito. Com o tempo, o terapeuta pode se tornar um amigo, um confidente, um conselheiro: ele vê em nosso corpo uma história de vida e também o jeito como vivemos hoje.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Drenagem linfática - toques mágicos



O Carnaval se aproxima... E bate aquele desânimo só de pensar que não há nada que se possa fazer para dar uma melhorada no corpo a curto prazo, certo? Errado. Embora você não deva esperar por um milagre, o pacote turbinado de drenagem linfática pode, sim, fazer muita diferença. Os movimentos suaves e gostosos ajudam a varrer toxinas (evitando a formação de nódulos), a eliminar líquidos (xô, inchaço) e a oxigenar a pele (deixando-a mais macia e brilhante). Ainda na dúvida? BOA FORMA entrevistou um time de especialistas para esclarecer de vez o que a drenagem linfática pode fazer por você.
por Deise Garcia
Disponível no site: http://boaforma.abril.com.br/beleza/corpo/drenagem-linfatica-toques-magicos-499841.shtml ; 05/11/2009.

1 - O que é drenagem linfática? Como ela é feita?
R: É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. “A drenagem linfática pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de uma modalidade mais recente, a eletroestimulação”, conta Cinthia Ito, fisioterapeuta da Clínica Luciana Lourenço Dermatologia, em São Paulo (SP). Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.

2 - E o que é a linfa?
R: É o líquido que está contido nos vasos que compõem o sistema linfático. “Semelhante ao plasma sanguíneo, ela é incolor e viscosa, composta por água, substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas resultantes do trabalho do metabolismo”, diz Maya Maalouf, diretora do Instituto Anna Pegova, em São Paulo.

3 - Por que mexer na linfa é tão importante?
R: A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. “Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, tais como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios) para funcionar como um relógio”, diz a fisioterapeuta Priscila Bertolazzi, da Beauty Runner, em São Paulo. “Com a massagem favorecemos o seu funcionamento”, conclui a fisioterapeuta Roselaine Marques, também da Beauty Runner. A coordenadora do Centro de Treinamento Estético da rede Jacques Janine, em São Paulo, Vanda Regina da Costa, explica a ação da drenagem: “Imagine um quintal (o corpo), onde são jogados vários baldes de água (a linfa). Então, você pega o rodo (manobras de drenagem linfática) e puxa toda a água para o ralo (gânglios linfáticos) até secar o quintal, ou seja, desobstruir o local”.

4 - Muita gente diz que a drenagem é dolorida. Tem que doer para funcionar?
R: Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão — já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. “A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar”, conta a fisioterapeuta Roselaine Marques. O que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Uma pele perfeita começa com uma boa limpeza - Uma pele bonita exige limpeza especializada



Por Maria Carolina Balro | Foto Eduardo Delfim
Disponível: http://boaforma.abril.com.br/beleza/rosto/pele-perfeita-comeca-boa-limpeza-501033.shtml ; 04/11/2009.

1 - É necessário fazer a limpeza de pele com profissionais?
R: Apenas a limpeza do dia-a-dia costuma não ser suficiente para remover tantas impurezas. O método dos salões de estética e clínicas dermatológicas é o mais eficaz para deixar a pele livre de secreções que deveriam ser expelidas naturalmente, mas que, por algum motivo camadas de poluição, por exemplo, ficaram retidas dentro do poro, esclarece o dermatologista Paulo Barbosa, de Salvador. Outra vantagem: auxilia na hidratação cutânea, recuperando o brilho e o viço.

2 - É melhor fazer a limpeza de pele por sucção ou por extração manual?
R: Ambas são recomendadas. O primeiro é menos doloroso, já que apenas suga a sujeira com a ajuda de um equipamento que produz vácuo. É mais superficial se comparado à manual, que retira as impurezas mais profundas. O método por sucção não consegue medir o quanto o poro foi totalmente limpo. Justamente por ser a vácuo, retira o que está mais na superfície. Já a extração manual, como o próprio nome revela, tem maior sensibilidade e tato para se saber quanto do cravo foi removido e o que ainda falta, diz a dermatologista Áurea Lopes, de São Paulo.

3 - Todas as peles precisam fazer uma limpeza do tipo de salão?
R: Não. A pele sem tendência aacne, sendo jovem ou madura, não precisa, diz Áurea. Se mesmo assim a cliente desejar fazer uma limpeza, não há contra-indicação. É só uma questão de lógica. Os médicos dizem que esse tipo de pele não acumula sujeira.

4 - Para que tipo de pele, então, essas limpezas são indicadas? As mais oleosas?
R: Independentemente da técnica sucção ou manual , a limpeza será sempre indicada quando há cravos e comedões. E não importa o tipo de pele, explica a profissional, mestre em dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo.

5 - Com que frequência se deve fazer essa limpeza? Uma vez por mês?
R: Não há regra. Tudo depende danecessidade da pele. Mas, normalmente, o bom intervalo entre uma limpeza e outra é 30 dias, explica a médica. Como as oleosas e mistas têm maior propensão a cravos, é recomendado um controle da secreção sebácea no dia-a-dia e uma extração em clínica a cada 20 ou 30 dias. Peles secas podem fazer a limpeza de pele a cada dois ou até quatro meses. Mesmo assim, mais do que extrair cravos e comedões, o procedimento dá maior ênfase à hidratação; aquela máscara que finaliza a limpeza.

6 - Há idade para começar a fazer limpeza de pele?
R: Não. O processo é indicado paraas peles mais irritadas; com acne inflamada ou exposta. Essas precisam de um cuidado mais freqüente porque estão constantemente produzindo secreções sebáceas em excesso. Quanto antes se começa a limpeza, melhor. Assim evita-se a piora na inflamação, explica Áurea.

7 - Quanto tempo demora o procedimento?
R: Depende. Uma limpeza mais superficialpode demorar 30 minutos. Já a completa, uma hora e meia. Em São Paulo, no Instituto Anna Pegova, o método tem várias etapas. Começa com a higienização, depois vapor para dilatar os poros, extração dos cravos com aparelho de sucção e finaliza com uma máscara indicada para ca da tipo de pele, tônico, hidratante e filtro solar. A máscara é indicada por que a limpeza agride a pele. Para quem prefere a extração manual, há o Jacques Janine e o Studio W, por exemplo.

8 - É verdade que a limpeza de pele ajuda os produtos cosméticos a agir melhor?
R: Segundo Paulo Barbosa, a cada ciclode renovação cutânea, que dura entre 23 e 28 dias, a pele acumula impurezas. Para potencializar a eficácia dos cosméticos, a orientação é fazer a limpeza profunda antes de começar a usar o produto. Além de desobstruir os folículos pilo-sebáceos, há uma microexfoliação, o que permite a maior absorção dos cremes.

domingo, 1 de novembro de 2009

Hantavirose




Disponúvel no site para maiores informações: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24237